É necessário fazer a transcrição de casamento?

Boa tarde!

Eu estive conversando com um advogado e ele disse me que, como o meu antepassado português se casou no Brasil em 1893, não é necessário fazer a transcrição de casamento dele, visto que o registro civil foi instituído em Portugal em 1911.

O que vocês acham?

Concordam ou acham que seria interessante fazer a transcrição de casamento mesmo assim?

Comentários

  • editado February 2023

    @jonatasb

    O que define se vc deve ou não fazer a transcrição de casamento é o declarante do nascimento do filho.

    Se seu antepassado português declarou o filho, não precisa. Porém, se ambos são portugueses e se casaram no Brasil, precisa.


    (fiz a transcrição do casamento de minha avó que se casou em 1899)

  • @mabego


    Desculpa, não entendi bem! aqui vai servir para mim também :)

    "Se seu antepassado português declarou o filho, não precisa"

    Meu caso é o seguinte, meus bisavós são portugueses e se casaram no Brasil! Porém são falecidos, assim como meus avós também são falecidos, como proceder? Porém tenho todas as certidões (Nascimento, Casamento, Óbito) etc....

  • @rafafittipaldi

    Se o português ou portuguesa declarou o nascimento do filho, não precisa transcrever.

    Porém, se os portugueses se casaram no Brasil, tem que transcrever casamento.

  • @jonatasb o ano de 1911 só vai dizer se está no sistema eletrônico ou não. A princípio, todos devem fazer a transcrição de casamento. E isso não tem nada a ver com a transcrição. Se uma pessoa portuguesa se casou no Brasil, essa transcrição seria obrigatória do português. E se essa transcrição foi feita a partir de abril de 1911, provavelmente vc vai conseguir de forma mais fácil a certidão, pois ela estará no civil on online. No entanto, muitas vezes é necessário comprovar a origem da ascendência portuguesa, o que muitas vezes é facilmente solucionável com a transcrição.

  • @mabego

    Desculpa novamente, não ficou claro novamente!

    Eles declararam sim o filho, no brasil!

    Eles casaram no Brasil sim, declarou o filho no Brasil então estou entendendo que precisa! Certo ?

    Qual link aqui posso me basear para realizar essa tal transcrição ? pode ser pelo CRAV?

    Desculpa a insistência :)

  • @rafafittipaldi Ambos são portugueses? Em caso positivo, parte do fórum entende que deve fazer a transcrição, e outra parte entende que não é necessário desde que um deles tenha sido o declarante. Eu, particularmente, faria a transcrição.

  • @Destefano

    Perfeito, obrigado mano

  • @rafafittipaldi

    são as coisas sem sentido de Portugal.

    não precisa pq ele foi declarante... mas se os dois são portugueses, precisa transcrever!

    Não é feito no CRAV.

    Vc pode fazer pelo consulado, que está demorando muito ultimamente, coisa de 6 meses.

    Se vc for do RJ, parece que é mais rápido.

    E pode fazer na CRC do Porto, que ultimamente está mais rápido, em 2 meses no máximo estará pronta.

  • @mabego

    Ficou claro rssss

    Acho que pra mim isso vai ser mais demorado, achei que não precisaria rssss

    No Rj seria onde ? teria algum link aqui para eu resolver isso e se puder os passos?

    Ou me indicar alguém (Moderador) ou usuário que já fez para me auxiliar

  • @mabego

    Obrigado, mais uma dúvida por favor!

    Para fazer a transcrição, nesse link pede para ter a certidão de nascimento dos nubentes porém só tenho de minha avó (completo)! Pois quero fazer tudo em cima do nome dela, pode ser ? ou vou ter que correr atrás também de toda documentação de meu avó ?

    Se sim irei abrir outra discussão para saber mais detalhes da certidão dele

  • @rafafittipaldi

    sim, tem que apresentar as duas certidões dos nubentes

  • @mabego

    Dúvida cruel aqui:

    1 - Depois que a transcrição for feita, eu preciso pedir novas certidões ? ou não precisa ?

    2 - Quando terei a certeza que a transcrição foi realizada ?

  • @rafafittipaldi

    1 - Depois que a transcrição for feita, eu preciso pedir novas certidões ? ou não precisa ?

    Vc vai usar o documento que será gerado depois da transcrição feita.

    2 - Quando terei a certeza que a transcrição foi realizada ?

    Vc vai receber o documento novo com a transcrição feita

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.