Consegui o assento de baptismo, e agora?

VulcanVulcan Member
editado February 2023 em Tirar documentos portugueses

Olá, estou para solicitar a universidade de Coimbra o assento de baptismo, de meu bisavô, atribuição que pretendo fazer primeiramente para minha avó.

1) Neste documento há a divergência de 2 anos e nas certidões de casamento e de óbitos, constando ele ser nascido em 1903, e no registro de baptismo apenas em 1905. Penso que talvez ele tenha sido registrado depois... Teria que fazer retificação destes documentos no Brasil?

2) Com o assento de baptismo em mãos, e se caso precise da retificação e ela estiver feita, como devo prosseguir a seguir?

Obs: Apenas meu bisavô era português, casado no Brasil

Comentários

  • @Vulcan

    1) Neste documento há a divergência de 2 anos e nas certidões de casamento e de óbitos, constando ele ser nascido em 1903, e no registro de baptismo apenas em 1905. Penso que talvez ele tenha sido registrado depois... Teria que fazer retificação destes documentos no Brasil?

    tem que retificar de acordo com o registro português (leia com atenção o registro português pois o nascido pode ter sido registrado em uma data bastante posterior à data de nascimento).

    2) Com o assento de baptismo em mãos, e se caso precise da retificação e ela estiver feita, como devo prosseguir a seguir?

    para retificar documentos brasileiros, o documento português tem que estar apostilado (peça orientações em Coimbra).

    Com o documento apostilado em mãos, vá aos cartórios para retificar.

  • VulcanVulcan Member
    editado July 2023

    @mabego

    Estou preenchendo o formulário para apostilar em Portugal.

    Porém me deparei com ''Elementos do(s) documento(s) a apostilar (Entidade emitente, n.º do documento, data de emissão)''. Devo pedir para ser feito o apostilamento em todos os elementos? O documento a ser apostilado é uma certidão narrativa certificada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.