Busco certidão de nascimento do meu avô
Sou novo aqui, alguém pode me ajudar estou a procura da certidão de nascimento, pode ser batismo, ou até mesmo que seja um pedido de passaporte.
Meu avô: Manoel Jorge Marques data de nascimento 15/05/1885 na certidão de casamento do meu pai está que o meu avô nasceu em Santana, Portugal, porém outros registro no Family Search aparece em Olival/Olivar
Segundo relato da minha mãe, o meu avô veio com 18 anos (1903 ???) para o Brasil com uma moça (Maria Alexandrina de Jesus) ela também portuguesa ainda solteiros e tempos depois se casaram aqui no Brasil, tudo indica ser em Lençóis Paulista, tempos mais tarde a esposa faleceu, e em 1925 casou-se novamente com Porfíria de Almeida, brasileira em lençóis Paulista.
A irmã (Joaquina Roza) do meu avô nasceu me olival em 1900 encontrei no Family Search cartão imigrante datado em 1939
Meus bisavós: José Jorge Novo e Emilia Roza/Rosa
Antecipadamente já agradeço por participar dessa comunidade e toda ajuda possível.
Comentários
Olá Márcio, boa tarde!
Pelo que pude pesquisar Olival pertence ai Arquivo Distrital de Santarem, agora se for Santana parece que é Ilha da Madeira.
O Arquivo Distrital de Santarem é http://digitarq.adstr.arquivos.pt/results?t=nascimento&di=1885&df=1885&p=1&s=CompleteUnitId&sd=False
Se você tiver mais algum dado manda que tento ajudar.
Abraços
@marciomarques84
O batismo da Joaquina Roza está lá sim em Olival. ver tif 012 e 013:
https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1057208
Nele diz que os pais se casaram ("recebidos") na mesma freguesia. o que aumenta a chance de Manoel também ter sido batizado no mesmo lugar. É questão de folhear os livros de alguns anos e buscar o Manoel.
Eu desconfio que esse "Santana" na verdade é um erro de transcrição de Soutaria - um lugar (subdivisão) na freguesia de Olival, concelho de Ourem. Você pode ver no link acima, em vários exemplos, como no tif 009, que na lateral consta o local "Soutaria", mas que seria facilmente confundido com Santana.
@CarlosASP @mariodcortez muito obrigado mesmo vou procurar sim, já é uma luz. Gratidão