Busca de documentos bisavô português

Pessoal, boa noite

Estou buscando os documentos de meu bisavô, porém tem sido bastante complicado.

O que já encontrei é o seguinte:

NOME: José Marques 

Cônjuge: Marina Bertolucci (Minha bisavó)

Após o falecimento da minha bisavó ele se casou com a Sra. Izabel Maria dos Santos, que passou a se chamar Izabel Maria Marques. Na certidão de casamento deles consta a informação de que José nasceu em Beira Alta.

No registro de batismo de um dos filhosdo meu bisavô (Manoel Marques) consta um maior detalhamento de seu local de nascimento, Tondella.

Filiação: Manoel Marques e Maria do Carmo Pereira

Acredito que a data de nascimento seja 16/07/1905, conforme consta na certidão de casamento com Izabel.

Após virem para o Brasil moraram por muito tempo em Quatá/SP, e hoje minha família direta está em Ourinhos/SP.


Qualquer ajuda é bem vinda, ficarei muito grato.

Comentários

  • @juniorolv

    deve ser o registro do José nº21 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209750 ...m0039.tif

    Viseu / Tondela / Dardavaz

  • Kleber, agradeço imensamente!

    Se puderem me ajudar com mais algumas dúvidas sobre o processo.

    Os documentos que possuo são, além do documento que me ajudou a encontrar:

    • A certidão de nascimento de minha avó, filha do José.
      • Nesta, o nome da mãe do José está abreviado como 'Maria do Carmo', isso seria um problema?
      • Declarante o próprio pai.
    • RG de minha avó, emitido em 2014.
      • Existe a necessidade de renova-lo?
    • Certidão de casamento dos meus avôs, onde minha avó recebe o sobrenome 'Foganholi'.

    Não encontrei a certidão de casamento dos meus bisavôs. Por ser o casamento de um Português com uma Brasileira existiria a necessidade deste documento?

    Acredito que pela idade da minha avó (86 anos) seja necessário uma prova de vida, correto? Ela pode ser feita no cartório?

    Existe algum outro documento além do formulário que eu tenha me esquecido e que seja necessário para o processo?


    Desculpe a quantidade de perguntas, muito obrigado novamente a quem puder ajudar.

  • @juniorolv convém retificar o assento da filha do José para a avó paterna constar como Maria do Carmo Pereira.

    Foi o José que declarou o nascimento desta filha no primeiro ano de vida dela? Se não, convem transcrever o casamento do josé com a mãe da sua avó. Se foi ele, convem juntar pelo menos a certidão de óbito do José para fixar o nome, isto é antigamente no batismo só ficava o primeiro nome, depois na vida adulta é que a pessoa adotava um nome completo, no caso foi José Marques, e vc tem que provar isso ou com um documento de identificação tipo o passaporte ou o Registro de Estrangeiro ou com uma certidão de casamento ou de óbito, ou seja, não estou a dizer para vc transcrever o casamento e o óbito, mas juntar uma certidão inteiro teor digitada e apostilada do óbito, para vc provar que o José que foi batizado em Tondela naquele dia, adotou o nome completo de José Marques. Esta certidão de óbito tem que ser conforme o assento de batismo dele.

  • @nunogomes Muito obrigado pelo esclarecimento!

    Eu encontrei a certidão de óbito do José Marques, que está no link abaixo.

    Me chamou a atenção que declararam que ele é natural de Leiria - Portugal, isso seria um problema a ser corrigido?

    A certidão de casamento do José Marques com a Marina Bertolucci ainda não foi localizado, apenas encontrei o registro da igreja abaixo que imagino não possa ser utilizado:

    Os passaportes deles não foram encontrados por mim, nem mesmo os registros de chegada no Brasil. Encontrei no Remessas o registro do passaporte de 'Maria da Encarnação Pereira' que acredito ser irmã da Maria do Carmo Pereira. É filha de Serafim Ferreira Gomes e Joaquina Gomes de Matos, natural de Dardavaz e que desembarcou em Santos, porém não localizei o passaporte em sí, se alguém tiver maior facilidade na localização seria bem aceito.

    Na certidão de todos onde consta o nome da mãe de minha avó, Marina Bertolucci, por vezes aparece escrito como Bertoluci ou Bortoluci, seria algo também a ser corrigido ou poderia ser considerado um erro de digitação?


    Por fim, posso continuar postando minhas dúvidas neste mesmo tópico, ou haveria um local mais adequado a elas?

  • editado February 2023

    @juniorolv está equivocado, os assentos de casamentos católicos têm toda a validade em Portugal. Aliás, quando alguem casa pela igreja católica no estrangeiro e depois no civil, o casamento a ser transcrito é o católico, pois deve ser transcrito é o primeiro casamento.

    Assim deve pedir uma certidão à paróquia onde ocorreu este casamento. Mais lhe digo que a Marina Bertolucci foi batizada em "Lençoes"?? Assim tendo sido batizada no Brasil em 1907 será aceite a certidão de batismo da mesma para efeitos de transcrição de casamento em substituição da certidão de nascimento passada pelo cartório. Assim sugiro que descubra o que é a paróquia de Lençoes, e descobrindo entre em contato com o padre para procurar o batismo da Maria que deve ter ocorrido entre 1906 até 1909. dÊ o nome dos pais da Maria e pronto. Se for achada a certidão de batismo da Marina e bater certo com os dados que estão no assento de casamento católico, vc pedira às paróquias para emitirem certidões em inteiro teor, reconhecerá a assinatura dos atuais padres em cartório, manda apostilar as certidões e conseguirá transcrever o casamento do José Marques em Portugal.

    PS tb acredito que com o casamento católico e com a certidão de batismo portuguesa apostilada conseguirá retificar o assento de nascimento da filha do José

  • @juniorolv

    Existe essa emigração https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1063682

    e essa chegada, José com 3 anos em 1908

    Mas os livros não estão online https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1108909 terá que solicitar pesquisa

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.