Não consigo encontrar as certidões dos meus bisavós

Bom dia, pessoal.

Estou tentando conseguir a documentação para tirar a cidadania portuguesa da minha mãe e depois a minha.

Tenho a certidão de nascimento da minha avó no Brasil, que contém os nomes dos meu bisavós e tataravós portugueses.

Não tenho a informação de data ou não de nascimento. É possível que minha bisavó portuguesa seja de Lisboa de acordo com meu tio.

A partir dessas informações, é possível conseguir buscar as certidões dos meus bisavós portugueses? Não tive sucesso no Family Search, talvez pela minha inexperiência.

Minha avó (mãe da minha mãe): Maria Aparecida de Souza, data de nascimento 14/02/1919 em Santa Cruz dos Mendes, Barra do Pirahy-RJ.

Bisavó Portuguesa: Maria das Dores Vieira

Bisavô Português: Luiz Antonio de Souza

Tataravô Português (pai da Maria das Dores Vieira): Francisco Eduardo Vieira

Tataravó Portuguesa (mãe da Maria das Dores Vieira): Anna Joaquina Cardoso

Agradeço desde já se alguém puder me ajudar.

Comentários

  • @Tiagoftsp

    Tem um Antonio Joaquim que talvez seja irmão da Maria das Dores. Ele é filho de Francisco Eduardo Vieira e Anna Joaquina Cardoso e nasceu em 23/08/1899 em Gandra, concelho de Valença, distrito de Viana do Castelo, Ver tif 244:

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1110036

    O mesmo casal tem um filho Joaquim, nascido em 27/02/1898 em Valença, concelho de Valença, distrito de Viana do Castelo. Ver tif 084.

    https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1094585

    As pessoas nesses assentos parecem ser de freguesias próximas umas das outras:

    https://geneall.net/pt/mapa/255/valenca/

    Aqui no BR tem esse registro em SP que talvez possa ser de alguém da família e ir ajudando a montar o quebra cabeças:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V4B-343V

    Ele está travado; se ninguém do fórum tiver acesso, entre em contato com o FS para poder ler o conteúdo.

    Sobre o FS, não é só tentar achar via busca direta. Já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

    Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • Muito, obrigado, Carlos.

    Não consegui acessar esse link do possível irmão da Maria das Dores: https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1110036

    Eu tive acesso a esse registro que você comentou: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V4B-343V (anexei aqui). Trata-se de um comparecimento em cartório para registro de uma tia avó, irmã da minha avó Maria Aparecida, de nome Carmem das Dores, nascida em 05/01/1914.

    Vou tentar montar minha árvore detalhada no FS e coloco o link aqui.

    Se conseguir me passar as informações que encontrou no Digitarq agradeço, pois não consigo acessar.


  • @Tiagoftsp

    tente acessar de novo os links; pode ter sido uma instabilidade do site. Tentei agora e entrei sem problemas.

    Se parecem ser mesmo os irmãos de Maria das Dores em PT, você já tem 2 freguesias onde a família batizou filhos - para procurar o de Maria das Dores.

    Leia nesses 2 batismos onde os pais de Maria das Dores casaram (vai constar algo como "recebidos em xxxx"); me parece ser freguesia de Valença, concelho de Valença no caso; pode tentar achar esse casamento também.

    Com isso, você vai montando a história da família e onde e quando eles realizaram esses atos. Isso vai indicando os lugares de maior probabilidade do batismo de Maria das Dores.

    Sobre o registro de Carmem, infelizmente só fala "naturais de Portugal". Mas às vezes nesses registros de parentes aparece um lugar mais específico, por isso se vai olhando o desses parentes colaterais.

  • Não consegui acessar esse link do possível irmão da Maria das Dores: https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1110036

    Boa noite, estou recem começando a pesquisar certidão de nascimento do meu pai nascido em 1903 e pergunto se os links que aqui são colocados valem para todas as regiões de Portugal ?

    Obrigado Hamilton Pires

  • @CarlosASP, muito obrigado, agora consegui acessar.

    Você saberia me dizer onde eu conseguiria procurar para tentar achar esse casamento dos pais da Maria das Dores no concelho de Valença?

  • @Tiagoftsp

    Aqui os batismos, casamentos e óbitos de Valença, Valença, Viana do Castelo:

    https://tombo.pt/f/vln15#BIRT

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.