CRAV / Conservatória
Bom Dia,
Solicitei o assento de nascimento do meu avô pelo CRAV e obtive a seguinte resposta:
*Os documentos necessários à localização do registo pretendido ainda são detidos pela Conservatória do Registo Civil de Guarda à qual deve apresentar pedido de localização/emissão de certidão.*
Tudo bem, enviei um e-mail para a conservatória do registro civil de Guarda:
*Exma/o. Senhora/r
Relativamente ao pedido apresentado pela comunicação “infra” reproduzida, informa-se que deverá Vª Exª, obrigatoriamente, formalizar o seu pedido (pedido de pesquisa tendo em vista a emissão de certidão) através dos Serviços Em-linha, em http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/oservices .
Todos os utentes, cidadãos, entidades públicas e privadas deverão em http://digitarq.adgrd.arquivos.pt , aceder ao separador SERVIÇOS EM-LINHA, “clicar” em ENTRAR e fazer o seu registo em REGISTAR UTILIZADOR, condição prévia e essencial para apresentação de pedidos de informação ou de obtenção de reproduções de documentos.
Para aceder de imediato aos SERVIÇOS EM-LINHA siga a ligação acima indicada.
Caso ainda não o tenha feito deverá registar-se como utilizador. Sem o registo prévio não poderá apresentar/submeter qualquer pedido junto do ADGRD.
Consulte, se necessário o sítio web do ADGRD em http://adgrd.dglab.gov.pt/formularios .
Após submissão deste e de outros pedidos poderá acompanhar o respetivo estado de tratamento na sua área de utilizador.
Na AJUDA, disponível em http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/help , dispõe de um leque alargado de tutoriais que lhe permitirá facilmente saber como submeter e acompanhar qualquer tipo de pedido*.
Resumindo, como eu faço? Meu avô era natural de Urgueira do Jarmelo, ano 1926.
Comentários
@SaraDias21
nascidos em 1926 estão no https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO
e não no CRAV
@mabego então mas pelo civil online preciso do nome do pai do meu avô, e não não conta em nenhum registro.
@SaraDias21
nascidos até 1910 estão no arquivo distrital e o pedido é feito pelo CRAV.
Nascidos de 1911 em diante o pedido é feito no civilonline.
Vc precisa do nome dos pais tanto no CRAV quanto no civilonline.
Vc tem todas as certidões brasileiras em inteiro teor? constam os nomes de pais e avós.
Se vc não sabe, coloque os dados que vc tem dele para obter ajuda
@mabego Tenho a cópia da certidão de óbito, certidão de casamento dos meus tios e do meu pai, ficha de estrangeiro, registro de estrangeiro, até mesmo a lista de passageiros do navio e em nenhum lugar tem o nome do pai do meu avô está. Só o nome da mãe: Isabel Pereira. Quando pergunto para meu pai, ele responde que meu avô tinha pai mas não me dá mais informações (por sinal, não sei porque ele não quer tirar a nacionalidade dele).
Meu avô: Amadeu Pereira Dias
Data de nascimento: 25/02/1926
Local: Urgueira do Jarmelo
@SaraDias21
Se não tem o nome. deixe em branco no pedido (se o campo for obrigatório. coloque "incógnito"). Há muitíssima gente que é filha de um pai incógnito para fins legais.
Há a possibilidade de seu avô ser "filho natural" - quando os pais não eram casados entre si na época do nascimento. Tem gente que nem sabe disso (pois passou a vida inteira vivendo com o pai, sem saber desse detalhe); ou sabe, e por refletir a mentalidade da época, não gosta de falar no assunto.
Outro dia mesmo achei um casamento religioso de 2 portugueses no BR , ele já com mais de 65 anos e ela com mais de 40; casaram décadas depois dos filhos nascerem. Depois achei o assento de nascimento dos filhos em PT - e lá constava - pais não eram casados.
Ao se mexer com genealogia, se abre uma "caixinha de surpresas" muitas vezes. Digo que "fake news genealógico" é muito mais comum que se imagina. As pessoas, por diversos motivos, "embelezam" o passado, repetem isso a vida toda e o resto da família acaba achando que essa era a verdade.
Eu tenho um avô falecido que acho que ele mesmo nunca soube que ele nasceu "natural". Só descobri isso pois vi o livro de batismo. Era o primeiro filho do casal. Os pais se casaram quando ele tinha uns meses e , com isso, foi "legitimado". Os irmãos seguintes já nasceram "legítimos".
@CarlosASP Olá, passando para dar um retorno. A 10 dias do meu avô fazer aniversário (se estivesse vivo), acabei de receber o e-mail da Civil, localizaram o assento de nascimento dele. Não consigo descrever a emoção. Está tudo lá, até mesmo o nome do pai, que nos documentos aqui no Brasil não consta.
Muito, muito, muito obrigada @CarlosASP e @mabego por toda ajuda.