Informações sobre a cidadania (Atribuição X Aquisição)

Matheus ReisMatheus Reis Member
editado May 2015 em Outros assuntos
Olá, sou neto de avó português e avo filha de portugueses estava pensando em tirar a nacionalidade portuguesa mas estou muito confuso do que fazer, vi que tenho dois meios atribuição e aquisição no caso da atribuição meu pai pediria para ele depois para mim.
ate ai tudo bem, mas quando fui ver a tabela de valores aproximados no consulado mais próximo de mim vi que a atribuição esta mas barato (sendo que aqui no site estava escrito que seria mais caro), queria saber qual é a diferença na pratica, pois planejo morar e estudar fora.
Vi que a atribuição não passa para filhos ou para a esposa no caso se eu fosse casado, e também os riscos de não aceitar, vi que no caso de prestar serviço militar para o outro pais algo assim, tenho 18 anos e estou confuso do que eu tenho que fazer.

Comentários

  • Atribuição (o seu pai passa para você), você é considerado nascido português;
    Aquisição (o seu avô passa para você), você é considerado português a partir da concessão da cidadania.

    Eu também sou neto e bisneto de portugueses. Como sou solteiro e sem filhos, optei por fazer por aquisição mesmo.

    O valor vc precisa confirmar, mas acho que sai mais barato uma aquisição do que duas atribuições.

    Como no Brasil o serviço militar é obrigatório, não há problema. Havia impedimento se fosse opcional.
  • muda alguma coisa efetivamente eu ser considerado nascido para considerado a partir da concessão?
    no seu caso foi muito demorado?
    outra pergunta meu avo sendo vivo ele tem que ir acompanhar o processo?
    e foi pedido histórico ou diploma escolar eu estou no 3 ano teria algum problema de eu fazer isso esse ano?
  • No seu caso tanto faz, não muda nada.
    A minha está em andamento (proc. recebido em 02/2015)
    Não acho necessária a participação do seu avô.
    Creio que o do ensino fundamental sirva, mas é bom confirmar
  • Gostaria de saber em relação à direitos. Existe alguma diferença pra quem faz atribuição e aquisição? No caso de casamento após ser feita a aquisição, o cônjuge não poderá ter a cidadania portuguesa, correto? Só no caso de atribuição?
  • @Manuela Faria,o que muda é que por atribuição é um direito certo.A nacionalidade não poderá ser negada.
    Atribuição te dá o direito de passar para seus filhos,os filhos para os netos....
    Tanto a atribuição quanto a aquisição o conjuge só poderá adquirir a nacionalidade se morar em Portugal por 2 anos
  • @Matheus,

    Se você já tiver filhos, a Aquisição será um problema pois HOJE não passa para os filhos maiores e os menores só obtêm após provarem vínculos com Portugal. Nesses casos o melhor é a Atribuição do pai e depois a sua.

    Se você não tiver filhos, é o caso do @Cesar. Sai mais barato mas pode ser negado (em alguns casos).
  • Entendi. Obrigada, meninas. Não tenho filhos e não sou casada, por isso a minha dúvida. Como tenho a oportunidade de ir, fico na dúvida se espero a atribuição pois pelo visto não tem data pra ser liberada. Será que mesmo com a aquisição depois é possível "trocar" para a atribuição? Desculpem, não sei se estou falando besteira. Não entendo nada do assunto mesmo.
  • @Manuela,tudo vai depender da regulamentação da lei que está para sair.
    Se vc,mesmo sem ser casada e sem ter filhos,puder fazer por atribuição,faça.Afinal, um dia vc pode casar e ter filhos.Não tenha a menor dúvida que será o melhor pra vc.
  • Bom dia gostaria de uma ajuda, o processo de meu sogro está com número do processo desde outubro, será se eu pedir Sra. Lourdes para verificar o andamento eu teria uma previsão de quando poderia ser concluído. Alguém tem o e-mail da Sra. Lourdes?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.