VALE A PENA Solicitar Pesquisa no site CRAV?

Pessoal, boa tarde!

Estou buscando uma certidão de casamento em portugal dos bisavós do meu marido, ambos são portugueses. Fiz a busca no site do TOMBO, conforme as informações passada pelos familiares e não achei nada.

Solicitei ao site do CRAV. uma busca com as informações que eu tenho e eles me retornaram com um orçamento no valor de 20 libras só para realizar a busca.

A minha questão é:

Eles fazem uma busca mais detalha ou será que ele fazem igual eu fiz, olhando página por página os arquivos digitalizados?


Comentários

  • @Sara_Sobral

    Em outro topico foi encontrado o passaporte dele de 1906 no qual menciona que ele viajou solteiro para Sao Paulo...

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314176 ...m0691.tf

    Ele nao teria casado no Brasil?

  • @AlanNogueira, boa noite!

    Os familiares dizem que ele deixou a noiva em portugal e veio para o Brasil, e que só depois de um tempo voltou para portugal casou-se e a esposa veio para o Brasil.

    Eu tenho o passaporte da Rosa de 1913 onde fala que ela veio para o Brasil casada com o Antônio Carlos e que estava acompanhada de seu filho Feliciano Alves Santiago de 4 anos.

    Eu imagino que eles se casaram em portugal nesse intervalo de tempo.

  • @Sara_Sobral

    Folheei os livros de casamento de Sangalhos que tem disponíveis on line até 1911 e não encontrei o casamento (eles são bem pequenos)...

    Tem vários casamentos de pessoas com o sobrenome Santiago / Santhiago lá.

    Você tentou pedir ao arquivo distrital o processo do passaporte de Rosa (1913)? Pode ser que lá tenha algum documento importante?

    Esse filho mais velho (Feliciano) foi batizado em qual freguesia? Geralmente isso pode indicar onde os pais se casaram...

  • Oi @AlanNogueira,

    Eu tenho a copia do passaporte da Rosa, o arquivo distrital teria mais informações do que as que constam nesse documento que eu achei?

    Do Feliciano eu tenho a copia da certidão de Casamento aqui do Brasil, onde diz que ele nasceu 31/03/1913 em Sá, Anadia-Portugal.

    Olhando agora com mais atenção o passaporte da Rosa, acredito que o Feliciano não tinha 4 anos e sim 4 meses, pq se eu fizer as contas do dia do nascimento que consta na certidão de casamento dele e o dia que a Rosa emitiu o passaporte que foi no dia 05/08/1913, são 4 meses de nascido.

    Estou achando que eles casaram depois de 1911 então... isso é um quebra cabeça.

  • @Sara_Sobral

    Esse passaporte que você tem é o registro no livro. Para gerar esse registro a titular do passaporte apresentou uma série de documentos na época e esses documentos formam um PROCESSO de emissão de passaporte, que geralmente está disponível nos arquivos distritais.

    Sugiro que você acesse o CRAV e faça o pedido de reprodução dos documentos do PROCESSO desse passaporte. Geralmente tem bastante informação nesses processos.

    ============

    Se casaram após 1911 em Portugal o registro do casamento ainda estará na Conservatória. Nesse caso vc poderia tentar pedir pelo civilonline (custa 10 euros) e mandam eletrônico em cerca de 3 dias.

  • Oi @AlanNogueira,

    Obrigada pelas dicas, vou fazer exatamente como vc me orientou.

    Espero conseguir achar essa certidão de casamento tão importante para a cidadania da minha sogra.

    Obrigada mais uma vez pela sua ajuda.

  • Oi @AlanNogueira ,

    Eu achei a referencia do passaporte no site distrital de Aveiros e cliquei em reprodução, é isso né?


  • @Sara_Sobral

    Não sei exatamente como pedir com essas referencias, qdo pedi fiz sem referencias e informei que precisava do processo do passaporte, colocando na descrição as informações que eu tinha do passaporte (ano, livro, folha, link para o site do arquivo distrital onde estava)...

    Mas acho que desse jeito também deve funcionar...

  • @AlanNogueira

    Acabaram de me responder e passaram um link para pegar a foto do livro onde esta o passaporte, exatamente como eu já tenho.

    Vou solicitar novamente.....



  • @AlanNogueira,

    Estou solicitando o registro de casamento no civil online e diz que não é possivel, pq o casamento é de 1912, superior a 100 anos.


  • @Sara_Sobral

    coloque na data o ano de 1924, e nas informações adicionais coloque a data certa

  • @mabego,


    Obrigada pela informação...acho que agora vaiiii

  • Só para finalizar...depois de 20 dias, 2 e-mails solicitando retorno e insistindo, insistindo bastanteeeee para localizar, consegui a certidão de casamento :) :)

    Muito muito feliz...agora torcer para dar certo o processo de cidadania.

  • @Sara_Sobral

    Bom que deu certo, boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.