Reconhecer diploma
Olá pessoal,
Me formei no Brasil em Psicologia. Atualmente moro em Lisboa e sou cidadã Portuguesa. Estou em busca da melhor (e mais barata rsrs) opção para o reconhecimento profissional, para que consiga me inscrever na Ordem dos Psicólogos e trabalhar. Entretanto não sei ao certo como fazê-lo, pois estou confusa com tantas informações. O caminho seria realizar o Reconhecimento Específico ou ingressar como estudante nacional no curso de Psicologia e pedir creditação das matérias?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Bom dia, Ana. Não sei se já reconheceu seu grau, mas vou explicar como eu fiz.
Sou formado na PUC-SP em psicologia, 5 anos. Pelo que lia na internet, o reconhecimento pela UMinho era mais garantido eu conseguir a equivalência para Mestrado Integrado, e assim não precisar complementar estudos.
Desta forma, o que fiz foi o seguinte: solicitei três documentos na minha Universidade, o Diploma, o histórico escolar (com as notas E com algumas explicações necessárias, como a escala de notas e o mínimo necessário para ser aprovado), e também o coeficiente de rendimento final. Todos os arquivos vieram em formato digital e com assinatura digital, e isso facilitou o processo, pois não precisei apostilar esses documentos, uma vez que eles possuem já uma certificação digital. Além destes, no processo eu mandei alguns relatórios de estágio e o TCC final do curso que eu possuía no meu drive.
Entrei no portal da DGES e solicitei o reconhecimento específico pela UMinho; fiz o upload dos documentos (se não me engano o limite é 5, então os relatórios e trabalhos eu aglutinei em um PDF apenas). Em poucos dias me responderam da universidade e cobraram os emolumentos (€600). O prazo era de alguns meses, porém eu recebi meu reconhecimento em menos de dois meses!