Tabela de cartórios do estado do RJ com as datas de inauguração

Boa tarde.

Já procurei pela Internet e pelo fórum, mas não encontrei uma tabela com as datas de inauguração dos cartorios do estado do RJ.

Facilitaria bastante as buscas, pois muitas informações aparecem em certidões de casamentos, que são feitos em outros cartórios, por conta da emancipação das cidades e da mudança do Distrito Federal.

Pois é o que está ocorrendo comigo, estou atrás da certidão de nascimento do meu avô, pois encontrei somente a de casamento, a certidão de casamento é de 1950 em São joao de meriti, meu avô nasceu em 1925, na certidão de casamento consta que ele é "natural deste estado", não sei o que isso quer dizer, se ele é natural de São João de meriti ou do antigo distrito Federal

Com uma tabela de datas de inauguração por todo o estado, ja daria pra eliminar os que foram inaugurados após a data de nascimento.

A tabela também podia ter a informação das migrações de documentos entre cartórios, quando ocorrem o fechamento de algum cartório.

Se já existir esse tipo de tabela, agradeço quem puder passar o caminho.

Obrigado

Comentários

  • editado January 2023

    @cleytongoudard

    Sempre pode haver alguma confusão ou erro nas certidões, mas em geral, para o período antes de 1960, se uma certidão de São João de Meriti (ou qualquer outro município - com exceção do atual município do Rio de Janeiro) falar "desse estado", isso se refere ao antigo "estado do Rio de Janeiro".

    Se fosse do atual "município" do rio de janeiro, quase invariavelmente as certidões de 1891-1960 vão falar "Distrito Federal", pois não era um "estado". Só passou a ser em 1960 (estado da Guanabara; depois nos anos 1970 se juntou com o antigo "estado do Rio"):

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Distrito_Federal_do_Brasil_(1891%E2%80%931960)

    O que houve e afetou toda a Baixada Fluminense foi o desmembramento desses municípios em vários outros ao longo dos anos. O que era município X no ano Y, pode não ser mais em 2022.

    Olhe a história administrativa do município e veja o que aconteceu desde a época dessa certidão :

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-joao-de-meriti/historico

    A certidão de casamento dele tem um endereço do noivo? Onde fica?

    Para os diversos municípios (atuais) que você acha como prováveis, pode ver a data de criação dos RCPNs assim:

    www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta

    Clica em "Clique aqui para Produtividades e localização de Serventias extrajudiciais."

    Seleciona o estado do Rio de Janeiro, e o município

    Filtrar por atribuição "Registro Civil das Pessoas Naturais"

    Clicando em "Dados" aparecem as datas da criação.

    No caso de Meriti, vai ver que só há um cartório anterior a 1925; os outros dois já são da década de 1950 (ou seja, depois da emancipação de Meriti - desmembrado de Duque de Caxias; antes disso era tudo parte de "Iguassu" - o atual Nova Iguaçu)

  • editado January 2023

    @cleytongoudard

    o colega @PH86 postou a tabela para o atual município do Rio de Janeiro (antigo DF até 1960).

    Só acrescento para tomar cuidado com o 11 RCPN e 14 RCPN, pois no fim de 2021 partes deles foram desmembradas para os novos 15 RCPN e 16 RCPN (ambos já em funcionamento); a tabela foi criada antes disso:

    http://cgj.tjrj.jus.br/web/cgj/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/1017893/27451698

  • @PH86 muito obrigado, era exatamente isso que eu estava falando, porém se a tabela fosse mais completa, com os demais municípios do estado, não deixaria dúvidas.

    @CarlosASP, pois é na certidão diz "deste estado", o livro de casamento é de São João de Meriti em 1950, São João de meriti desmembrou em 1947, o endereço dele na certidão é de São João de meriti, então posso assumir que ele é natural de São João de meriti? Se sim, qual cartório era o responsável por essa área em 1925, data do seu nascimento?

  • @CarlosASP essa sua dica de como consultar os dados do cartório foi excelente (www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta). Era justamente esses dados que poderiam estar numa tabela, principalmente da baixada fluminense.

    Agora consegui descartar muitos cartórios só pela data de criação.

    Vlw. Muito obrigado.

  • @cleytongoudard

    O endereço ser de SJdM é uma pista, mas não a certeza. Pois ele pode ter mudado para lá entre o nascimento e o casamento. Mas é algo para começar; na falta de outras informações.

    Se você olhar lá no site, como dito, apenas um RCPN de SJdM existe desde 1891. Se ele nasceu no que é hoje em dia SJdM, ele poderia ter sido registrado lá, mas nada é garantido; são pistas que vão se procurando até chegar no lugar certo.

    Se não progredir com buscas direto nos RCPNs, sugiro partir para outros caminhos (ou fazer em paralelo, para ir adiantando).

    Onde e quando se casaram os pais de seu avô? Onde os irmãos de seu avô foram registrados? Achando esses dados, se vai construindo a história da família e isso vai apontando para possíveis lugares de registro.

    Um lugar bom para ir acumulando tudo isso é o Family Search (é grátis). Você já construiu a árvore da família no Family Search?

    É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados da pessoa através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • @CarlosASP essa sua dica de como consultar os dados do cartório foi excelente (www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta). Era justamente esses dados que poderiam estar numa tabela, principalmente da baixada fluminense.

    Agora consegui descartar muitos cartórios só pela data de criação.

    Vlw. Muitoobrigado

  • Bom dia.

    @CarlosASP aqui está a árvore

    Tô tentando achar as certidões de nascimento

    Francisco Goudard

    11-02-1925

    Pai: Francisco Alexandre Goudard

    Mae: Luiza Lopes Goudard


    Gesi Mendes da Silva

    18-06-1933

    Pai: Altamiro Mendes da Silva

    Mãe: Julia Mendes da Silva

  • @CarlosASP consigo consultar os documentos que estão sendo citados na lateral da folha de casamento? Referente ao desquite.

    Talvez tenha dados mais detalhados. Mas não sei consultar esse tipo de documento ainda.

  • editado January 2023

    @cleytongoudard

    Gesi tem uma irmã chamada Demetildes. No casamento dela, diz que nasceu em 1924 em "Monção, oitavo distrito de Campos":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6DHW-M85?i=17&cc=1582573

    Hoje em dia, Monção é um município separado, com o nome de Italva. É um lugar para tentar.

    Aqui o histórico administrativo de Italva:

    Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Monção ex-Paraíso figura no município de Campos.

    Pelo decreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943, o distrito de Monção passou a denominar-se Purus.

    Pelo decreto-lei estadual nº 1244, de 09-10-1944, o distrito de Purus passou a denominar-se Italva.

    Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Italva, pela lei estadual nº 999, de 12-06-1986, desmembrado de Campos. Sede no antigo distrito de Italva. Constituído do distrito sede. Formado por todo o território dos distritos de Italva e Paraíso (este último criado e não instalado, com 272 km de área total. Instalado em 31-12-1986).

    https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/italva/historico

    Olhando aquele link anterior, o único cartório de Italva é de 1979. Eu entraria em contato com eles para saber se eles tem os livros de nascimento no período que busca; caso não estejam lá, perguntar onde estão os dos que nasceram em "Monção, oitavo distrito de Campos" nessa época.

    Sobre consultar documentos do desquite, realmente não sei.

  • @CarlosASP , nossa! Não sabia dessa demetildes, também não esbarrei mas minhas buscas. Realmente aquela parte do estado do rio de janeiro é mais complicada que a baixada. Muitas mudanças.

    Obrigado pelo norte que me deu.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.