Não encontro a certidão de nascimento do meu avô no RJ

Todos os seus irmãos foram registrados na antiga 7 pretoria, busquei bastante, fui no cartório e nada. Qualquer ajuda é bem vinda. Segue os seus dados

Nome Odayr José barroso

Data de nascimento 22/02/1931

Nome do pai José Antônio barroso

Nome da mãe Estella graciosa barroso

Comentários

  • editado January 2023

    @pedro_agoncalves

    Você foi em qual atual RCPN?

    A antiga sétima pretoria dessa época é uma das mais complexas. Na época ela tinha dois ofícios.

    Depois virou 11a e 12a circunscrição, mas com"sucursais" também. Cada sucursal tinha seu livro separado. Depois viraram RCPNs e no fim de 2021 houve um desmembramento de um desses RCPNs. Nisso os livros vão mudando de lugar.

    Em termos gerais, usando a terminologia atual, isso tudo era 7a pretoria:

    11 RCPN : área de Olaria, Bonsucesso etc; também partes de Madureira, Marechal Hermes etc

    15 RCPN : área de Irajá, Penha etc. Esse foi o desmembramento do fim de 2021, com a criação do novo 15 RCPN:

    O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria.

    6 RCPN:´área de Jacarepagua e partes de Madureira, Marechal Hermes etc

    12 RCPN: Barra, Recreio, Vargem Grande etc

    O filho anterior ao Odayr, Jose Antonio Barroso Filho, nasceu em 5 (ou 6; está um garrancho a certidão) de julho de 1930 e foi registrado em 05/08/1930 na "freguesia de Irajá" na parte da Penha - ou seja, a parte da 7a pretoria que depois virou 11 RCPN e no fim de 2021 virou 15 RCPN. Já tentou ver o do Odayr nos dois? O nome da mãe está grafado Stella Graciosa Barroso.

    A outra coisa que me chamou a atenção é a data de nascimento de Odayr - fevereiro de 1931; apenas 7 meses e meio depois do desse filho.

  • @CarlosASP Eu fui na 11rcpn de pilares. Procurei nos registros da sucursal da penha onde foi registrado o seu irmão José antónio não encontrei e também procurei na sucursal de bonsucesso onde foi registrado o seu irmão Manuel José em 1933 e no arquivo nacional so está as certidões de 1935 para frente, não tem certidões anteriores para pesquisa, mesmo assim pensando em um registro tardio (como é o caso do seu irmão Manuel José que foi registrado em 1939) busquei até 10 anos depois e não achei... Fui ao 11 rcpn e não acharam. Na vdd não sei se a sucursal da antiga 7 pretoria já era existente em 1931...ou somente depois de 1935. Penso que deve estar na de bonsucesso...

  • Eu tenho certeza que ele era de olaria pq seu apelido era seu olaria. Eu não tinha prestado atenção nesse detalhe no intervalo de tempo entre o nascimento do irmão e ele, muito bem observado e muito estranho mesmo...

  • @pedrobarroso

    Mas você foi ou contatou o novo 15 rcpn? Na Penha; no endereço do shopping acima.

    Os livros do Arquivo Nacional são uma grande ajuda; mas há lacunas. Alguns livros se perderam nesse processo de ir para o AN (ou nunca foram mandados). Mas o que foi para o AN não são os livros originais (são os chamados "livros talão de nascimento"; uma espécie de espelho da certidão).

    Os livros originais onde os nascimentos foram registrados ficam nos cartórios. Por isso menciono o 15 RCPN, onde pode estar atualmente o desse irmão de 1930 - e quem sabe o de Odayr. Ou você efetivamente achou o do Jose Antonio filho no atual 11 rcpn?

    A família pode ter mudado logo após esses irmãos nascerem, e ficou "Seu Olaria". Mas também pode ter registrado em lugares diferentes. Exemplo da minha famíla: sempre morou no mesmo lugar; todos foram na mesma escola. Metade dos filhos registrado num RCPN e metade em outro, meio que alternando. Explicação: nasceram em hopitais diferentes; embora próximos, cada um acabava em uma jurisdição de RCPN diferente. Tem muito fator que não conhecemos que podia impactar onde o registro era feito.

  • @CarlosASP Essas anexadas são as certidões dos seus dois irmãos, a que vc achou e a do Manuel. Uma coisa muito estranho também é que na sua identidade que tenho aqui, na sua certidão de casamento e na de nascenti estão esses dados que passei tudo correto porém no CPF que eu tinha aqui esta outra data de nascimento (11/08/27) e com o nome da mãe diferente Alzira Luiza de lagos (essa Alzira teve 3 filhos com meu bisavô antes dele se casar com a minha bisavó) de nome Heitor José, Hélio José e Alzira Luiza todos sobrenome barroso, porém nos seu documentos dizem que são filhos naturais dele e não legítimos de um casamento

  • @CarlosASP sim vc tem razão, eu fui ao 11rcpn de pilares e pedi a busca, não encontraram. No 15 rcpn eu não sabia realmente vou pedir um busca também com essas dados que tenho. Eu nota que os cartórios não tem muita vontade de procurar realmente essas certidões antigas...

  • @CarlosASP não, eu não encontrei a do José antónio na 11rcpn, eu achei o livro talão no family search e essa que é em formato certidão no arquivo nacional sian e a do Manuel também no sian. Na 11rcpn eu somente fui pedir a busca da certidão do meu avô odayr jose

  • @pedro_agoncalves

    Se você olhar esses dois registros que mandou, vai notar que Jose Filho foi registrado na "freguesia de Irajá"; nasceu na Rua xxxtiago 24 (talvez Santiago). Se for essa Rua Santiago, é na Penha

    Já Manoel for registrado na de "Inhaúma"; nasceu na Rua Pirangi 10. Essa é em Olaria.

    https://goo.gl/maps/f8RJ1ahJ1qnqjKbc9

    A família parece ter se mudado. E os registros desses dois filhos estão em livros diferentes. Inhaúma é uma das partes que continuou no 11 RCPN depois de 2021.

    Irajá´(se for a antiga sucursal Penha) é justamente a que foi para o novo 15 RCPN no fim de 2021.

    Na prática fica um pouco mais complicado, pois uns livros estão numa e outros na outra. Por isso, é necessário falar com as duas.

    Esse CPF pode possivelmente ser a chave para explicar a data de nascimento tão próxima dos dois irmãos. E essa data do CPF ser a "verdadeira". Talvez a mãe fosse outra, e depois se fez alguma coisa tipo "adoção à brasileira" pela "nova mãe" e se acabou mudando o nome da mãe em registros posteriores. Difícil saber de antemão, mas são coisas para se pesquisar e podem ser a razão da dificuldade em achar até agora o registro dele,

    Descobri ao mexer com a genealogia da minha família que muitos documentos não batiam com as versões contadas pelos antepassados; digamos que eles tinham "embelezado" certos aspectos, pelos mais diversos motivos. Isso foi sendo repetido de geração em geração e as pessoas passaram a acreditar que isso era verdade. Meio que "fake news genealógico".

    Tem mais uma filha natural de Alzira e José pelo menos: Enedina, nascida em 1909:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-WCTH

    Boa sorte nas buscas!

  • @CarlosASP outra coisa que encontrei numa certidão de casamento de Alzira Luiza Barroso filha de José com Alzira, natura, é uma certidão de casamento dela de 1929 onde indica que a mãe Alzira já era falecida https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6G27-YBD?i=7&cc=1582573. Portano alguma cosa tem ai, se meu avô nasceu em 1931 (é impossi el ser filho dela) e se nasceu em 1927 é possível e tinha dois anos... Muito curioso

  • Seu avô era casado? Se sim, voce sabe qual o cartório está a certidão de casamento dele? Uma alternativa seria pedir o desarquivamento do casamento. No meu caso consegui a certidão de nascimento de meu avô assim!

  • @gmaferreira No documento de identidade dele tem certidão de casamento livro número folha, pedi a habilitação de casamento na 7 rcpn onde se casaram, e eles disseram que não tem habilitações com mais de 10 anos, incineraram, assim são tratados documentos tão importantes na cidade Rio de janeiro. Por outro lado o seu pai se casou em Magé e la sim eles encontraram a habilitação de casamento dos meus bisavôs, estou esperando enviarem... Porém não ajudar na busca pela certidão do meu avô

  • Como assim incineraram? Kkkk essa é nova! Acho q eles não podem fazer isso. Deve ser um migué pra não procurar documentos tão antigos. Ja li aqui no fórum que se “ameacar” entrar em contato com a corregedoria geral da justiça do estado do Rio de Janeiro funciona.

    Tentaria ligar para eles (corregedoria)

    @pedrobarroso

  • @gmaferreira @pedrobarroso

    Durante um período (não sei exato as datas), o estado do Rio de Janeiro permitiu incinerar documentos de habilitação de casamento - sem antes microfilmar.

    Depois perceberam o erro enorme que foi. Mas aí era tarde. Muitos cartórios já tinham feito isso, Antigamente tinha essa coisa de muita gente só ter uma cópia da certidão de nascimento (pelo custo; não existia xerox etc) e, ao casar, entregavam ao cartório para habilitar o casamento. E acabou na fogueira dos cartórios do estado do RJ.

    Por isso, sempre digo que nem sempre é possível achar habilitações de casamento no RJ.

  • @CarlosASP Exato, Carlos. Estive me informando sobre isso, lamentavelmente! Pra vc ter uma ideia encontrei a habilitação de casamento do meu bisavô de 1918 que se casou em Magé estado do Rio intacta, excelente cartório, com um atendimento ímpar, e não encontrei a do meu avô e nem a da minha mãe que se casaram no Rio em 1959 e 1994, consecutivamente. É lamentável que tenham feito isso com documentos tão importantes e históricos

  • @pedrobarroso

    Algumas habilitações de casamento do atual município do Rio de Janeiro, da época que ainda era Distrito Federal (até 1960), sobreviveram à fogueira pois haviam sido mandadas para o Arquivo Nacional, Mas só para alguns cartórios e alguns períodos. 1994 com certeza não foi para lá.

    Eu tentei achar algumas em diversos municípios do "antigo estado do Rio de Janeiro" e, infelizmente, todas haviam sido incineradas. Que bom que Magé não fez isso.

  • @adilsonribeiro1976 ..por gentileza estou a procura da certidão de nascimento de José Maurício dos Santos Vilela,nasceu em 1944 ,filho de Eugênio Martins Vilela e Georgina dos Santos Vilela ,em três Rios, obrigada

  • @And54 já comunicou com os cartório de três rios?

  • @adilsonribeiro1976@nunogomes ,, não se encontra lá,😔. é de 1944..falaram Afonso Arinos..mas não conseguimos,?

  • editado February 2023

    @nunogomes...peço desculpas de pedir novamente a certidão de José Maurício dos Santos Vilela.nasceu em 1944..filho de Eugênio Martins Vilela e Georgina dos Santos Vilela.. não estamos conseguindo encontrar..muito obrigada...já fomos ao cartório de três Rios.. não est

    E já agradeço a vocês por terem encontrado uma.outra certidão de nascimento de Portugal.. grata sempre.

  • @And54

    O que era Três Rios em 1944 pode não ser mais em 2023. por causa de desmembramento de municípios.

    O próprio óbito de Eugênio Martins Vilela em 1987 diz que ele faleceu em Levy Gasparian, que já não é mais parte de Três Rios.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89WY-ZCGK?cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79QS-G46Z

    Já tentou nesses locais? Pode estar num desses "novos" municípios.

    A Lei Estadual n.º 1.923, de 23-12-1991, desmembra do município de Três Rios os distritos de Comendador Levy Gasparian e Afonso Arinos, para formarem o novo município de Comendador Levy Gasparian.

    A Lei Estadual n.º 1.986, de 10 de abril de 1992, desmembra de Três Rios o distrito de Areal, elevado à categoria de município.

  • editado February 2023

    @nunogomes @CarlosASP muito obrigada pelas informações..grata sempre a vocês!

  • Bom dia. Atualizando...Como foi dito pelo forista @CarlosASP , pedi a busca no 15 RCPN e no 11 RCPN, os dois nao encontraram. Pedi a certidao negativa e o 15 RCPN me enviou uma, porém 11RCPN nao quis e mudaram muito o tratamendo quando eu disse que ia fazer a reclamacao na corregedoria. Comecaram a me tratar melhor e disseram que vao fazer uma busca mais estendida por um provavel registro tardio e ate o funcionario me deu o numero de whatsaap dele dizendo que qualquer coisa so se comunicar kkk. Sigo na mesma buscando. A habilitacao de casamento foi queimada mesmo e a certidao de casamento pedi a emissao pra ver se tem alguma informacao importante...

  • @adilsonribeiro1976@nunogomes@Adelaide @Adelaide @Admin @ALagepoderiam por favor tentar localizar a certidão,, não conseguimos, José Maurício dos Santos Vilela,nasceu março de 1944,filho de Eugênio Martins Vilela e Georgina dos Santos Vilela,, muito obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.