busca pelo assento de batismo em Açores - Ilha são Miguel

Prezados, busco por ajuda para encontrar o "assento de batismo" de " Manoel Teixeira de Sousa "

Dados que já consegui:

Nome : Manoel Teixeira de Sousa

Nascimento: provavelmente entre 1880 a 1882

Local do Nascimento : Portugal, Açores, São Miguel

Filiação: Boaventura Bernardo de Sousa e Rosa Julia de Medeiros de Sousa

Avós Paternos : José Bernardo de Sousa e Maria Jacinta

Avós Maternos : __________________

O seu Pai " Boaventura Bernardo de Sousa" chegou no Brasil em 27/12/1883, vindo sozinho, acreditamos que pelo porto de Santos/SP, já o "Manoel" veio posteriormente para o Brasil entre 1884 e 1887, trazido pela sua mãe "Rosa Julia de Medeiros Sousa".

Obs. o Pai "Boaventura Bernardo de Sousa" é da Freguesia de Agua Retorta - Conselho de Povoação


desde já agradeço a possível ajuda.

Comentários

  • Aqui está o casamento de Boaventura Bernardo de Sousa e de Rosa Júlia de Medeiros celebrado no dia 22/12/1879. Realmente já encontrei o assento de uma filha pelo FS e já busquei os manueis todos entre 1879 e 1884 (a filha nasceu em Maio de 1884) mas pode ter escapado à minha vista.

  • Seria bom saber qual o Conselho da 8lha de São Miguel que são seis. Lagoa , Nordeste, ponta delgada, povoação, Ribeira Grande, vila França do campo . Para depois ver qual freguesia. Assim a busca da menos trabalho.

  • @bunker94 e @nunogomes Desde já agradeço muito pela ajuda, pelo que me foi informado duas filhas deles nasceram na freguesia de "agua retorta" do conselho de "povoação"

  • @bunker94 e @nunogomes não consegui localizar em nenhuma freguesia do conselho de povoação o batismo do Manoel, a família dele é de Povoação - freguesia de Agua Retorta, além da filha que o @nunogomes achou nascida em 1884, tem uma outra filha que localizamos ( também maria) nascida em 1881, mas não encontramos nada sobre o Manoel, pelos documentos que temos(casamento no Brasil e óbito no Brasil) o Manoel teria nascido entre 1881 À 1883, vcs poderiam me ajudar ou tirar duvidas ?

    Se não encontrarmos nenhum registro de nascimento(batismo) do Manoel em Portugal e nem no Brasil, ainda teremos como tirar a cidadania ?

    temos as certidões de nascimento e obtido do Manoel, onde consta a informação que ele é natural de Portugal, e que retroagindo as datas das certidões, com a idade que ele tinha quando nas épocas, mais a chegada do Pai dele ao Brasil e óbito do Pai também no Brasil, podemos concluir que o nascimento dele só poderia ter ocorrido em Portugal.

    sendo assim, teria alguma maneira de conseguir a cidadania, ou seja, como comprovar que o Manoel realmente nasceu em Portugal ?


    Cronologia - Manoel Teixeira de Sousa

    nascimento: ???

    casamento: 15/05/1908 - tinha 27 anos - provavelmente teria nascido entre 16/05/1880 - 14/05/1881

    óbito: 17/09/1943 - tinha 62 anos - provavelmente teria nascido entre 18/09/1880- 16/09/1881



    Cronologia Boaventura Bernardo de Sousa ( pai do Manoel )

    chegou no brasil em dezembro de 1883

    óbito 30/06/1909 - consta que o Manoel também tinha 27 anos, sendo assim, a data provável do nascimento do Manoel seria entre 01/07/1881 a 30/06/1882

    obs. 1 - na certidão de óbito consta o Manoel como sendo o filho mais velho e com uma única irmã nascida em Portugal e pelos cálculos a única irmã, seria a maria nascida em 1884, com está informação achamos que pode ter ocorrido duas situações :

    1 - a primeira irmã nascida em 1881 morreu( mas não encontramos nenhum óbito dela )

    2 - o batismo da primeira irmã nascida em 1881 está errado e na verdade este batismo seria do Manoel - pergunto, isto poderia acontecer ?


    obs. 2 - temos uma informação que o Manoel e suas irmãs(ou irmã) vieram para o Brasil junto com a sua Mãe, posterior ao Pai, mas não conseguimos achar o passaporte ( mãe Rosa Julia de Medeiros ou "Rosa Medeiros" ), pois os arquivos dos registros de Ponta Delgada entre 1884 à 1893 não existem.

    desde já agradeço pela ajuda e atenção.

  • @AndersonPaulo


    Manoel Teixeira de Sousa se casou com quem ??? Tem pelo menos os nomes dos pais dele ?

  • @AndersonPaulo

    Procurei de 1881 a 1882 , da uma procurada nas datas adiante , procure os documentos com nomes de Manoel e veja as palavras filho legítimo de "


  • @AndersonPaulo

    Ele chegou em 1883 no Brasil , mais teve uma filha em 1884 nos Açores, a data não está batendo a não ser que ele tenha retornado aos Açores para ter a filha Maria.

  • @bunker94 , desde já agradeço pela ajuda

    1- o Manoel casou-se na cidade de Pirai no estado do Rio de Janeiro com uma brasileira chamada "Marphisa"

    2- os pais do Manoel são: Boaventura Bernardo de Sousa e Rosa Medeiros( Rosa Julia Medeiros)

    3- já procuramos todos os assentos da Freguesia de Agua Retorta de 1880 a 1889

    4- o Pai do Manoel chegou no Brasil em 27/12/1883, sozinho, conforme registro do passaporte e, a filha "Maria" nasceu em maio de 1884, pela informações que tivemos dos nossos familiares mais antigos, a esposa ficou em Portugal gravida e com os outros filhos pequenos, vindo para o Brasil posteriormente, ocorre que não existe registro de passaporte dos anos de 1884 à 1893 nos arquivos de Ponta Delgada, assim não conseguimos localizar achegada da Rosa com os filhos no Brasil.

    Diante desta situação, estamos com esta enorme dificuldade de localizar o batismo do Manoel ou outro documento que comprove que ele nasceu em Portugal, vc saberia alguma outra forma de comprovar o nascimento dele em Portugal ou outra maneira de localizar algum documento dele que comprove o nascimento em Portugal ?


    mais uma vez agradeço muito pela ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.