Certidão de batismo.
Estou tentando encontrar algum documento da minha avó, mas estou com dificuldade. Queria pedir ajuda!!
Minha avó nasceu em Coimbra.
Data de nascimento - 09/03/1899.
Nome- Maria Rodrigues Simões.
Nome do pai - Luiz Simões.
O nome da mãe está errado na certidão de obto. Eu não sei o nome da minha bisavó.
Minha avó veio par o Brasil no no de 1915. Veio para São Paulo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Deialilas
talvez o registro da Maria nº11 nascida em 09/03/1899 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=35962&FileID=543223
Coimbra / Condeixa-a-Nova / Sebal
@Deialilas nã tem a certidão de casamento da sua avó? Lá é muito provável que esteja o nome da sua bisavó. Deixe tb aqui o nome do marido da sua avó, no caso de ela ter casado.
O assento que o @Kleber Silva Aguiar achou pode até ser a da sua avó, já que a divergência com o nome do pai é pequena, Luiz Simões Cunha e Luiz Simões, e porque o padrinho neste assento é Manuel RODRIGUES valente. Se atentar neste assento, o pai e o avô paterno, tinham sempre o Simões como primeiro sobrenome, e depois um sobrenome materno. Parece que cumpriam a chamada tradição espanhola. Em rigor, a regra ser a transmissão do apelido paterno é algo meio recente (século xx) até lá não havia bem uma regra ou padrão, havendo irmãos filhos do mesmo pai e mãe com apelidos totalmente diferentes, ou por exemplo casos de os homens ficarem com o apelido do pai e as mulheres com o apelido da mãe. Uma grande confusão eu sei, para quem inicia nestas coisas, mas com o tempo, vamos deixando de nos surpreender.
Qualquer coisa, disponha.
quando deixar mais dados, pode ser que o @Kleber Silva Aguiar o @CarlosASP o @GuilhermeBoseja ou mesmo @mabego e outros tantos possam ajudar um pouco mais.
@nunogomes
@Deialilas
@Kleber Silva Aguiar
com certeza é este assento o da Maria.
Não havia regras...
Minha avó adotou o sobrenome do pai, que era duplo, mas escolheu um só.
Meu bisavô adotou o sobrenome da mãe e do lugar, formando um sobrenome duplo.
Um dos meus tios, adotou o sobrenome da mãe.
Outra tia falecida muito jovem, adotou os dois sobrenomes do pai também, este era duplo.
Um amigo, teve seu avô que adotou o nome do navio em que viajava... e por aí vai.
Tirando minha família do foco, tenho visto muita coisa atrapalhada e chego à conclusão que não havia regras... era uma confusão realmente.
Muitíssimo obrigada pela ajuda!!!!
Estava há meses procurando algum documento. Esse já me deu um norte. Vou tentar conseguir mais informações para confirmar.
Muitíssimo obrigada pela ajuda!!!!
Estava há meses procurando algum documento. Esse já me deu um norte.