Certidão de batismo.

Estou tentando encontrar algum documento da minha avó, mas estou com dificuldade. Queria pedir ajuda!!

Minha avó nasceu em Coimbra.

Data de nascimento - 09/03/1899.

Nome- Maria Rodrigues Simões.

Nome do pai - Luiz Simões.

O nome da mãe está errado na certidão de obto. Eu não sei o nome da minha bisavó.

Minha avó veio par o Brasil no no de 1915. Veio para São Paulo.

Comentários

  • @Deialilas

    talvez o registro da Maria nº11 nascida em 09/03/1899 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=35962&FileID=543223

    Coimbra / Condeixa-a-Nova / Sebal

  • editado January 2023

    @Deialilas nã tem a certidão de casamento da sua avó? Lá é muito provável que esteja o nome da sua bisavó. Deixe tb aqui o nome do marido da sua avó, no caso de ela ter casado.

    O assento que o @Kleber Silva Aguiar achou pode até ser a da sua avó, já que a divergência com o nome do pai é pequena, Luiz Simões Cunha e Luiz Simões, e porque o padrinho neste assento é Manuel RODRIGUES valente. Se atentar neste assento, o pai e o avô paterno, tinham sempre o Simões como primeiro sobrenome, e depois um sobrenome materno. Parece que cumpriam a chamada tradição espanhola. Em rigor, a regra ser a transmissão do apelido paterno é algo meio recente (século xx) até lá não havia bem uma regra ou padrão, havendo irmãos filhos do mesmo pai e mãe com apelidos totalmente diferentes, ou por exemplo casos de os homens ficarem com o apelido do pai e as mulheres com o apelido da mãe. Uma grande confusão eu sei, para quem inicia nestas coisas, mas com o tempo, vamos deixando de nos surpreender.

    Qualquer coisa, disponha.

    quando deixar mais dados, pode ser que o @Kleber Silva Aguiar o @CarlosASP o @GuilhermeBoseja ou mesmo @mabego e outros tantos possam ajudar um pouco mais.

  • @nunogomes

    @Deialilas

    @Kleber Silva Aguiar

    com certeza é este assento o da Maria.

    Não havia regras...

    Minha avó adotou o sobrenome do pai, que era duplo, mas escolheu um só.

    Meu bisavô adotou o sobrenome da mãe e do lugar, formando um sobrenome duplo.

    Um dos meus tios, adotou o sobrenome da mãe.

    Outra tia falecida muito jovem, adotou os dois sobrenomes do pai também, este era duplo.

    Um amigo, teve seu avô que adotou o nome do navio em que viajava... e por aí vai.

    Tirando minha família do foco, tenho visto muita coisa atrapalhada e chego à conclusão que não havia regras... era uma confusão realmente.

  • Muitíssimo obrigada pela ajuda!!!!

    Estava há meses procurando algum documento. Esse já me deu um norte. Vou tentar conseguir mais informações para confirmar.

  • Muitíssimo obrigada pela ajuda!!!!

    Estava há meses procurando algum documento. Esse já me deu um norte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.