Divergência no sobrenome

Boa tarde, finalmente consegui encontrar os documentos do meu bisavô português e agora preciso dar entrada na cidadania do meu pai como neto…. Existem algumas diferenças nos nomes, se puderem me ajudar quanto ao que precisa ser alterado, fico muito agradecida!! Vou colocar os dados das certidões:


Bisavô - certidão de batismo

Nome - MANOEL

Filho de - JOÃO VIEIRA


Avô - certidão de nascimento 

Nome - BENTO (somente)

Filho de - MANOEL VIEIRA

Neto de - JOÃO VIEIRA


Pai - certidão de nascimento

Nome - RUBENS VIEIRA CASSIANO

Filho de - BENTO VIEIRA CASSIANO

Neto de - MANOEL VIEIRA CASSIANO


O sobrenome CASSIANO “apareceu” rsrsrsrs e agora? Alguém consegue me ajudar? O que eu teria que fazer?

Agradeço toda e qualquer ajuda!!!

Comentários

  • @glaucianaranjo

    tirou as inteiro teor da certidão de nascimento do pai e do nascimento do avô?

  • @glaucianaranjo

    No batismo de Manoel, quais os nomes dos avós paternos? Aparece o nome da mãe dele e dos avós maternos? Quais são?

  • @mabego tirei inteiro teor do meu avô,

    consta conforme mencionei acima…. Do meu pai tenho a certidão “original”, não tirei inteiro teor, por qual motivo você pergunta?

  • @CarlosASP seguem informações:

    Manoel

    Filho de João Vieira e Carolina do Espírito Santo

    Avós Paternos - Cassiano Vieira (será que o Cassiano vem daqui, porém aqui é nome é não sobrenome) e Joana de Freitas

    Avós Maternos - Alexandre Vieira e Faustina do Espírito Santo

  • @glaucianaranjo

    consta conforme mencionei acima…. Do meu pai tenho a certidão “original”, não tirei inteiro teor, por qual motivo você pergunta?

    Por qual motivo? para saber de onde vem esse Cassiano.

    Todas as certidões a serem analisadas devem estar em inteiro teor

  • @glaucianaranjo

    Acho que vem sim; volta e meia acontecia isso de nomes virarem sobrenomes; nesse caso acompanhado da inversão da ordem para "Vieira Cassiano".

    É esse Bento aqui? Parece que ele fez um auto registro com 23 anos em 1939, onde ele, o pai e o avô já aparecem todos como Vieira Cassiano. Você tem um outro registro anterior dele? (acontecia de as pessoas serem registradas mais de uma vez)

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSF7-SW35

    E depois ele casa também já como Bento Vieira Cassiano, filho de Manoel Vieira Cassiano, uns meses depois em 1939 (ele deve ter feito esse registro tardio de nascimento para casar; se tem outro registro anterior, poderia estar perdido e as pessoas achavam mais fácil fazer outro...):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSCZ-KSBG-4?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7B91-T42M

    Na minha cabeça. são duas etapas distintas de análise. A primeira é tentar ver de onde apareceu o nome.

    Feito isso, resta saber se essa configuração é "aceita" por conservadores; não tenho opinião sobre isso nesse caso específico. E esse auto registro tardio pode atrapalhar mais que ajudar (caso exista um outro registro não tardio). Vamos ver a opinião de outros.

  • @CarlosASP sim!!! Essas certidões são dele mesmo... Eu tenho a cópia inteiro teor da primeira certidão de nascimento dele (segue cópia). Qual eu deveria tentar utilizar? Ou quais outros documentos devo procurar? Agradeço muito a ajuda


  • @mabego Entendi.... É que do meu pai eu tenho a certidão original de nascimento dele, não é cópia, é a original mesmo... Achei que não seria necessário pedir cópia inteiro teor, mas nesse caso vou pedir para verificar as informações.

  • @glaucianaranjo

    toda documentação para cidadania é em inteiro teor, e em cópia reprográfica.

    Se a que vc tem é breve relato, não tem todas as informações.

  • @glaucianaranjo

    Nessa "primeira" certidão de nascimento (inteiro teor digitada) de Bento, feita em 1916, consta que o declarante foi "Sylvio da Costa", enquanto que, pelo que entendi, os pais PT dele são Manoel Vieira (Cassiano) e Joaquina de Jesus.

    Isso já vai obrigar a transcrever o casamento de Manoel e Joaquina, pois não foi o pai PT que declarou o nascimento do filho. PT exige isso quando não foi feita a perfilhação diretamente por um ascendente PT. Ou então enviar o assento de casamento de Manoel e Joaquina (caso eles tenham casado ainda em PT).

    Aonde e quando Manoel e Joaquina se casaram?

    Posso ajudar até aqui. A @mabego ou outras pessoas @nunogomes @Destefano podem te dar a opinião deles sobre o melhor caminho a seguir nesse caso; ele tem vários elementos (divergência de nomes; filho BR declarado por terceiros; dois registros de nascimento do filho BR etc)

  • @glaucianaranjo @CarlosASP quando se trata de terceiro como declarante, tem que tentar a transcrição, mesmo assim não é garantido. Isso porque já vi uns 2 casos onde foi pedida outras provas de paternidade e maternidade ainda na menoridade. Outro ponto é que, quando se trata de casal de portugueses, eu entendo que sempre deve ser feita a transcrição, mas algumas pessoas do fórum entendem que não haveria necessidade, mas no caso presente, é unânime que é necessário, porque o português não foi o declarante.

  • @glaucianaranjo como o @Destefano falou, além de ter sido um terceiro declarante ambos os pais do seu avô são portugueses, por isso, o seu primeiro passo é achar o casamento dos pais do Bento, que pode ter sido no Brasil ou em Portugal. Se for em Portugal tudo ok, só pedir uma certidão para juntar ao processo, se foi no brasil, terá que proceder à transcrição. Apesar de ter sido um terceiro, como foi registrado em pouco tempo após o nascimento, não haverá problema se vc de facto transcrever o casamento dos pais do Bento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.