Não acho de jeito nenhum o assento do meu bisavô

Já busquei por várias freguesias no concelho de Valpaços e não encontrei nenhum registro. Dados dele:

Nome José António Barroso

Nascido em 1880 (tenho o registro de passaporte dele dizendo que tinha 11 anos e o registro é de 1891) de aí fiz a conta

Nome da mãe Balbina Rosa

Nome do pai António José Barroso

Distrito Vila real

Concelho Valpaços

Além do registro do passaporte (deixo anexado) , tenho sua certidão de casamento brasileira e sua certidão de óbito (existe muitas divergências na data de nascimento) estou me baseando no registro de passaporte dele. Já pedi a habilitação de casamento e só diz que é de Portugal, não diz o concelho. Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado!


Comentários

  • @pedrobarroso

    Já tentou pedir o processo de concessão de passaporte no Arquivo Distrital, já que tem os dados do livro de passaportes? Geralmente tem bastante informação e até mesmo cópia ou publica forma do assento de nascimento/batismo nesses processos...

    De qual Arquivo distrital é o passaporte?

  • @pedrobarroso

    deve ser o registro do José nº9 https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1089052 ...m0040.tif

    Vila Real / Valpaços / São João da Corveira

  • @AlanNogueira Muito obrigado por ajudar. Esse registro de passaporte eu encontrei no arquivo distrital do Porto.

  • @Kleber Silva Aguiar Muito obrigado pela disposiçao de ajudar. Nesse registro o nome consta somente como josé, é verdade que o nome da mae é o mesmo, mas como nao indica nem o pai nem os avós paternos é dificil ter certeza, porque nao indica nem o segundo nome dele nem o sobrenome do pai BARROSO. Mesmo assim de agradeço muito pela disposicao de ajudar.


  • Olá pessoal, eu busco encontrar o registro de nascimento do meu bisavô. As informações que eu tenho é o nome dele: Arnaldo Madureira casado com Virgínia Maria Madureira nome dos pais dele: Francisco Madureira e Anna da Conceição 

    Minha avó casou em 1955 e o que consta na certidão ele já tinha morrido.

    Eu moro em Portugal atualmente, alguém poderia me orientar onde consigo achar, ou fazer busca para localizar o registro de nascimento dele?


    anexos: certidão de nascimento e casamento da minha avó.


  • @pedrobarroso se vc tem a certeza que aquele passaporte é o do seu bisavô, eu tenho quase a certeza que aquele registo de batismo que o @Kleber Silva Aguiar encontrou é o dele.

    Tentando um pouco diminuir as suas dúvidas:

    Em todos os assentos de batismo, lavrados até abril de 1911, o batizado/registado só tem um nome, e em algumas terras (poucas diga-se) o padre fazia constar logo o prenome composto: tipo José António, Maria da Conceição, Maria do Espírito Santo, João António. Normalmente, ficava só, José ou Maria ou João. O nome completo fixava-se com o casamento ou tirando o passaporte, ou algum documento público.

    Assim, não tenho dúvidas que o  José António Barroso, que tirou aquele passaporte era um filho natural/iegitimo, porque se não o fosse, o registo de passaporte nunca diria que era filho de Balbina Roza, ao invés constaria filho de José António Barroso e Balbina Roza. Portanto, o que aconteceu, foi que porque sempre foi mau ser filho de mãe solteira, o seu bisavô declarou como pai um José António Barroso, que pode até existir e que seu bisavô soubesse ser o pai dele, mas que em Portugal para todos os efeitos não era pai dele.

    Se reparar a idade do passaporte bate com a do batismo.

    Outra questão, que lhe pode fazer confusão, mas até inícios do século XX, os apelidos só apareciam, do chão até kkkkk. Tem pessoas filhas de João José e Maria Roza com o nome de João Manuel de Sousa Martins. por exemplo, e que o apelido nem vem dos avós. Por isso, vc com a certidão de batismo que o @Kleber Silva Aguiar encontrou, mais o registo do passaporte que tem, talvez vc possa provar que aquele registo é relativo ao seu bisavô. Haja em vista que o seu bisavô português casou com uma brasileira, se foi ele que declarou o seu avô/avó, o seu pai/mãe pode em principio fazer o processo de neto sem ter que transcrever sequer o casamento dele.

    Precisaria de partilhar uns quantos detalhes com os foristas, para podermos dar algumas opiniões mais fundamentadas.

    Por exemplo com que idade foi registado o filho do seu bisavô, por quem, quem registou o seu pai/mãe, neto do José António Barroso e tal. Como constam os nomes da Balbina Rosa e do José António Barroso nesses documentos.

  • @Kleber Silva AguiarAguiar@nunogomes Muito obrigado pela ajuda, vou ter em conta estas informações. Eu tenho certidões de óbito e casamento do meu avô (filho do português). A de nascimento ainda não achei, porém tenho o seu RG, onde indica o nome do seu pai (José antónio Barroso) sei que está na 11 rcpn no RJ (mas os cartórios são complicados. Ele nasceu em 22/02/1931

    Nome odayr José Barroso.

    Nome do pai : José Antônio barroso

    Nome da mãe: Estella graciosa Barroso (que ma vdd era Esther Gracioso) porém como está em todos documentos até no meu como Estella...

    Pelo que encontrei dos irmãos deles todos foram registrados pelo pai, acredito que ele também, já já encontro esta certidão. Na certidão de óbito dele consta o nome do pai e da mãe também igual ao RG.

  • @Kleber Silva AguiarAguiar@nunogomes Sobre a certeza de ser o registo de passaporte dele, eu nao tenho certeza pois na certidao de obito e casamento figura que ele nasceu em 1878 e nao em 1880 fazendo as contas...¨(eu as deixei anexadas acima). A minha maior intriga é se realmente é o meu bisavó. Por qual motivo quando ele entrou no Rio de janeiro colocaram a filiacao pai se ele nao tinha, porque nem no passaporte consta o nome de pai dele...E as certidoes de obito e casamento dele constam o nome do suposto pai ANTONIO JOSE BARROSO

  • @Kleber Silva AguiarAguiar@nunogomesoutra variante de nome é a da mãe dele Balbina "da" rosa ou roza, consta na certidão de óbito e casamento dele, porém na certidão de irmãos do meu avô (acredito que muito provavelmente na do meu avô também) consta Balbina rosa também.

  • A minha mãe foi registrada pelo pai meu avô!

  • @nunogomes Eu nao teria problemas com a certidao de nascimento do meu avô? Pois nele diz que ele é neto de Antonio jose barroso (pai do portugues) e de balbina rosa(mae do portugues). Nao somente de balbina rosa como consta no assento de nascimento do Jose antonio...

  • @nunogomes e @Kleber Silva Aguiar vocês tinham razão. É realmente o meu bisavô nesse assendl encontrado pelo Kleber. Muito obrigado! Sou muito grato a vcs! Ele teve três filhos com outra (não casou) antes de se casar com minha bisavó. O primeiro filho Heitor, não o declarou, somente a mãe, a segunda filha Enedina ele sim declarou porém como pai natural e nessa certidão de nascimento aparece o seu nome e como filho natural da sua mãe Balbina roza. O José antónio Barroso ele adotou quando fez o passaporte. Logo depois casou-se com a minha bisavó e já na certidão de casamento declararam erroneamente sem provas que ele era filho LEGÍTIMO de Antonio jose barroso e Balbina roza. Consequentemente todas certidões de nascimento de todos seu filhos legítimos figuram esse pai que ele declarou como os avós do meu avô e tios avós. Deixo aqui a certidão de sua filha enedina. Agora a minha grande dúvida é, como ele que declarou o meu avô não teria problemas em omitir a cerdidao de casamento dele. Eu consigo provar que é a mesma pessoa com o registro de passaporte, mesmo na certidão do meu avô tendo esse pai q ele declarou ao se casar e que nao consta no sei assento?


  • @pedrobarroso foi ele que declarou a sua avó certo? Que idade tem o seu pai/mãe neto dele? O processo de neto é um pouco demorado, uns 3 anos atualmente desde a entrada do pedido na Conservatória dos Registos Centrais até à emissão do assento. Se o neto no seu caso não correr um grande risco de falecer nos próximos 3 anos, eu faria da seguinte forma. Pedia no CRAV certidão de batismo narrativa do nascimento do José. No brasil pediria a certidão de nascimento inteiro teor reprográfica da sua avó (e a inteiro teor digitada caso seja difícil de ler a reprográfica), a certidão de casamento inteiro teor digitada do casamento da sua avó e do seu avô e a certidão de nascimento inteiro teor reprográfica do seu pai/mãe ( se o neto for a sua mãe e ela for casada atualmente, junte também o casamento em inteiro teor digitada). Pedia tb uma certidão de nascimento desta filha natural do José. Todas as certidoes brasileiras apostilava. Depois tratava de ver o Rg do requerente e saber se tem menos de 10 anos de emitido. Estando tudo ok, emitir o registro criminal brasileiro e depois pagar o formulario 1D no site do IRN preencher e assinar em cartorio por autenticidade. Junto ao formulario 1 D e toda a documentação necessária juntaria um texto simples escrito no WORD e assinado simples onde o neto(a) explica a história (juridicamente esse documento seriam "declarações complementares") e ai o neto explicaria porque apesar de José Antonio Barroso ser um filho natural/ilegítimo de Balbina Roza, aquando do casamento com a legitima esposa declarou ser filho de Antonio Jose Barroso, talvez por estigma ou algo do género, razão que nenhum parente vivo consegue explicar. Todavia tem a certeza que o assento de nascimento se trata da mesma pessoa e que de facto era um filho natural tanto que antes do casamento teve uma companheira com que teve filhos e ao registrar o nascimento destes filhos ilegitimos José António Barroso se declarava filho natural de Balbina Roza o que confere com a realidade. Mais explicaria que seria muito oneroso e juridicamente complexo eliminar do assento de casamento de José António Barroso e da sua descendência o nome do pretenso pai Antonio José Barroso. Assim Requer a V/Exa que tomando em consideração a presente declaração não se oponha à atribuição de nacionalidade ao requerente, porquanto resulta provado que é neto de um cidadão português e que a filiação tanto do próprio requerente quando da sua mãe foram estabelecidas na menoridade.

    Desejo que corra tudo muito bem

  • @nunogomes e @Kleber Silva Aguiar vocês tinham razão. É realmente o meu bisavô nesse assendl encontrado pelo Kleber. Muito obrigado! Sou m Iuito grato a vcs! Ele teve três filhos com outra (não casou) antes de se casar com minha bisavó. O primeiro filho Heitor, não o declarou, somente a mãe, a segunda filha Enedina ele sim declarou porém como pai natural e nessa certidão de nascimento aparece o seu nome e como filho natural da sua mãe Balbina roza. O José antónio Barroso ele adotou quando fez o passaporte. Logo depois casou-se com a minha bisavó e já na certidão de casamento declararam erroneamente sem provas que ele era filho LEGÍTIMO de Antonio jose barroso e Balbina roza. Consequentemente todas certidões de nascimento de todos seu filhos legítimos figuram esse pai que ele declarou como os avós do meu avô e tips avós. Deixo aqui a certidão de sua filha enedina. Agora a minha grande dúvida é, como ele que declarou o meu avô não teria problemas em omitir a cerdidao de casamento dele. Eu consigo provar que é a mesma pessoa com o registro de passaporte, mesmo na certidão do meu avô tendo esse pai q ele declarou ao se casar e que nao consta no sei assento?


  • @nunogomes na vdd quem seguiria na linha seria o meu avô, que foi declarado pelo português e depois a minha mãe que foi declarada pela meu avô Odayr jose. E não queria transcrever a certidão de casamento do meu bisavô pq nela diz que ele tinha 40anos (nasce do em 1878) porém ele nasceu em 1880 na certidão de batismo..e também ele declarou ser filho legítimo ado pai o que não é verdade (quando eu legalizar esse assento de nascimento para fazer a retificação no Rio, o cartório vai fazer problema, pq não tá o pai dele que ele declarou no casamento como legitimo. e erros no nome da cônjuge ( minha bisaavó). Com registro de passaporte eu não consigo provar e fixar que esse é o nome que ele adotou ao fazer o passaporte, o que era muito comum na época como vc disse, que fixavam o nome no passaporte ou casamento. Muito obrigado farei isso. Sim, a minha mãe já tem 61 anos, e tem alguns problemaa de saúde porém nada grave... Muito obrigado vou agilizar este processo e enviar assim mesmo, pois retirar o nome de um pai declarado no brasil é muito complicado, acho que não é possivel fazer administrativamente. Muito obrigado de novo Nuno.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.