filha declarou seu próprio nascimento

bom dia pessoal!

Dúvida cruel...

A filha de pai portugues, provavelmente nao tinha registro do seu nascimento até os 20 anos de idade. Ela nasceu em 1933 e em 1953 declarou seu próprio nascimento para poder se casar.

Neste caso, ainda há esperanças? A certidão de batismo, se constar que a paternidade ajuda? Apresento a certidão de nascimento dela (auto-declarada), batismo, casamento dos pai Portugues?

Alguem com caso similar e conseguiu o reconhecimento?


obrigada!

Val

Comentários

  • Estou com o mesmo problem

  • @vcasagrande ,


    Procure um pouco mais. Já vi um caso em que foi localizada tanto uma auto-declaracao feita pela pessoa já adulta, quanto também uma declaração feita na infância. Por uma variedade de motivos (desconhecimento de que já havia sido registrada, dificuldade em conseguir localizar o registro original, ou até mesmo fraude...) a pessoa adulta pode ter feito essa auto-declaração.

    Já esgotou todas as tentativas de encontrar um registro feito na infância, inclusive entrar em contato com o cartório onde foi feita a auto-declaração e pedir o desarquivamento do processo? Pode ser que tenha sido apresentado algum documento que possa ser útil.

  • Acredito que localizando o batismo (geralmente os casais portugueses não deixavam de batizar os filhos na Igreja) terá prova acerca da perfilhação na menoridade, resta saber se a Conservatória aceitaria isso juntamente com a certidão autodeclarada.

    Não são raros também os casos de duplo registro no momento do casamento (pois as vezes a pessoa não tinha a certidão de nascimento para apresentar e achavam mais facil dizer que não tinham e declaravam novamente o nascimento).

    Compensa buscar as duas coisas, sendo que o ideal mesmo seria encontrar a primeira certidão de nascimento (se existir).

  • 🤞 @eduardo_augusto obrigada. Vou continuar buscando um pouco mais

  • Olá

    Eu consegui também a certidão de nascimento de minha avó, e na certidão consta que ela auto se declarou seu nascimento. Não sei o que fazer, poder conseguir dar entrada no processo de nacionalidade para meu pai neto do português.

  • @vcasagrande @gmaferreira @AEXANRE

    Sem uma certidão feitas pelos portugueses ou cônjuge do português, dificilmente vc conseguirá sem o ajuizamento de ação. Ressalto que deverá comprovar essa paternidade por outro documentos, considerando que o documento feito pela própria pessoa dificilmente gerará direito para quem assim o fez.

  • Poderia me informar quais documentos eu consigo comprovar a filiação?

  • @eduardo_augusto muito obrigado! Não sabia que era possível pedir o desarquivamento do processo de certidão de nascimento de auto-declaração!! Poderia me responder como ficou sabendo que isso era possível?

    @Destefano obrigado! Estou agora mapeando todos os livros paroquiais que tenho conhecimento e percorrerei um a um.

    @AEXANRE - qualquer documento que os pais tenham declarado que o filho é deles, e pelo que entendi, o documento tem que ser durante a infancia.

  • @eduardo_augusto todo registro de nascimento é por meio de um processo administrativo, onde são juntados documentos e um requerimento. Dependendo do lugar, isso é mantido para sempre, mas em alguns lugares isso se perdeu por uma autorização legislativa de que permitia que esses processos fosse incinerados depois de determinado tempo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.