Busca por Bisavô Teodoro Ramos

Prezados Amigos!

Gostaria de solicitar ajuda para a localização da certidão de nascimento ou batismo do meu bisavô.

Eu tenho as seguintes informações que constam na certidão de óbito:

Nome : Teodoro Ramos

Ano de Nascimento: 1892 (estou deduzindo pq na certidão de óbito diz que ele morreu em 1958 com 76 anos).

Pai: Manoel Ramos

Mãe: Maria Leontina Ramos

Tentei informações dobre sua origem com diversos familiares mas só consegui dados muito gerais e um pouco desencontrados. Há relatos de origem na região de Trás os Montes e também relatos de uma Vinha na região do Porto. Mas a informação mais precisa que consegui foi sobre o nascimento de uma de suas irmãs, Maria Azevedo Ramos, na região de Vila Real.

Pesquisando no Family Search, encontrei uma árvore que muito provavelmente é a do meu Bisavô, pela coincidência de nomes dos seus pais e dos seus irmãos lá registrados.

Apesar de ter encontrado sua árvore, não há informações sobre a região de nascimento.

As informações constantes do Family Search possuem algumas diferenças em relação à certidão de óbito as quais detalho abaixo:

Nome : Theodoro de Azevedo Ramos

Ano de Nascimento: 1892 (estou deduzindo pq na certidão de óbito diz que ele morreu em 1958 com 76 anos).

Pai: Manuel Azevedo Ramos

Mãe: Maria Leontina de Oliveira


Agradeço desde já a ajuda.

Comentários

  • editado February 2023

    Boa noite, Danilo. Me junto a você nessa busca. Seu bisavô Teodoro é irmão do meu bisavô, Duarte de Azevedo Ramos. Também tenho informações rasas, de boca, da família sobre a cidade de origem, e sempre é falado sobre a região do Porto ou Trás-os-montes, mas nada documentado, infelizmente.

    Ja consegui localizar uma vez o documento de entrada de nosso trisavô Manoel pelo porto do Rio, com origem no Posto de Lisboa, mas também sem maiores pistas sobre a origem. Caso o pessoal do fórum consiga nos ajudar a dar ideias de como desvendar esse mistério, agradeço.

    Segue anexo o documento que tenho sobre o navio.

    Nomes dos portugueses para procura: Duarte de Azevedo Ramos, Teodoro (ou Theodoro) de Azevedo Ramos.

    [removido]

    Grande abraço.

  • @eularino conseguiu encontrar? Alguma informação nova? O @CarlosASP costuma ser muito bom em ajudar nas buscas.

    De toda forma, eu tentaria obter mais informações buscando em certidões de nascimento do seu ascendente direto (pai ou mãe) e então ir subindo até chegar ao bisavô.

  • @DaniloFSLS @eularino @leonamramos

    Dei uma olhada no Family Search e eles se estabeleram na região de Mirai/MG, já pediram certidoes de inteiro teor desse pessoal? Tentaram ver na igreja dessa localidade o casamento, os batismos dos filhos?

  • Olá a todos!

    Recebi de um primo que mora mais próximo a Miraí uma certidão do cartório local, porém, no campo nacionalidade vem denominado "portugal", sem detalhamento da região. Será que existe algum tipo de procura mais detalhada ou alguma luz que possam me dar? Segue a certidão para conferirem. Mto obrigado e um grande abraço!!

    @leonamramos @DaniloFSLS, @AlanNogueira e @Carlos


  • @eularino como havia lhe informado, o ideal é que obtenha todos os documentos no formato de certidão "inteiro teor", esta certidão que encaminhou por exemplo é em "breve relato" e pode deixar escapar alguns detalhes importantes para sua busca.

    O ideal é que busque os nascimentos e casamentos, os óbitos geralmente contém poucas informações e não raro muitos erros...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.