Ajuda/Suplica para quem conseguir encontrar.

Boa tarde grupo, tenho "todas" as certidões , só me falta a do meu Avô para iniciar o processo, Já paguei 4 MIL para genealogista e a + de 1 ano diz que não foi encontrado, que ta dificil etc....  juro que até pago quem achar isto.

Tá muito complicado é um misto de vários sentimentos 😪😡,

Avô:João Dos Santos ele tinha 29 anos em 1932 , (É o que diz na certidão de nascimento do meu pai) logo ele deve ter nascido em 1903/1904. (Minha Avó tinha só 19 anos.)

Filiação dele

Mãe:Anna dos Santos

Pai: Agostinho Xavier

Comentários

  • Por ser um nome extremamente comum, o ideal seria fornecer mais dados que possam ajudar na busca.

    O João dos Santos casou com quem? Casou no Brasil ou em Portugal? Tinha outros filhos além do seu pai? Qual o nome de todos os filhos?


    Já verificou a certidão de inteiro teor do seu pai?

    Possui a certidão de casamento /óbito do avô?

    Alguma pista sobre qual região de Portugal ele veio?

  • @TegTower olá ; o comentário de @LeoSantos esta perfeito; só com essas informações fica dificil.

    seu pai é vivo ? pergunte para ele sobre seus avôs ,se casaram-se no Brasil ? nessa certidão de casamento provavelmente ele deve ter mencionado de onde era natural, de qual região, se necessário vc pode até pedir o desarquivamento da habilitação desse casamento, onde irá constar mais informações e se foram apresentados quaisquer documentos.

    emita a certidão de nascimento de seu pai em inteiro teor, se o portugues foi o declarante deve ter mencionado de onde era natural.

    outra dica pode ser a certidão de óbito; enfim é necessário fazer uma busca de informações nessas certidões.

  • TegTowerTegTower Member
    editado January 2023

    @dududuedu @LeoSantos


    Desculpe o meu relato inicial corrido, foi meio que um desabafo frustado em meio a ano de procura.

    1- Segundo a certidão do meu pai , CASADO Com minha avó Maria Batista (esta já tenho o assento em portugal já achei tudo sobre ela.)

    Segundo a certidão de nascimento do meu pai, Ambos eram portugueses e casados em portugal. MAS o genealogista disse que nada foi encontrado em portugal e restringiu pesquisas ao brasil (não se sabe se foi uma mentira dita na certidão ou não , derrepente nem se casaram, e disseram isto.... )

    2-Olha minha avó teve um outro filho sim mais foi com outro homem não vem ao caso do processo. Agora se o João MEU AVô teve outro filho , a família desconhece, pois ele foi ausente na criação do meu pai , ele era criança na década de 40 e ele já estava afastado da familia.


    3- Não tenho óbito dele nem casamento nem sei o local de portugal , o que tenho unicamente é a informação da filiação que consta na certidão do meu Pai, inclusive fui a um cemitério para ver se ele foi enterrado lá, pedi uma pesquisa de 1955 até 1980 , para talvez achar a data de nascimento dele, mas nada foi encontrado.


    ENTÃO É isso que tenho, nascido em 1903/1904 , Filiação deleMãe:Anna dos Santos Pai: Agostinho Xavier. e Casado com minha avó Maria Batista.

    Muito chato essa situação, Pois só tenho o nome dele e a filiação nem data de nascimento sei. E infelizmente somente minha avó ser portuguesa segundo a lei não basta. 😡😪😪😪😪

  • @TegTower

    infelizmente as pessoas pagam à genealogistas e advogados sem reunir o mínimo de informações sobre todo o processo... desde o documento do português até o deferimento da nacionalidade propriamente dita.

    Vc não é o primeiro... e infelizmente não será o último.

    Já ví dezenas de pessoas que pagam (e caro) à pessoas mal intencionadas.

    Existem bons profissionais, mas para encontrá-los até isso deve ter uma boa pesquisa antes.

    Por aqui no fórum, temos excelentes foristas, buscando portugueses gratuitamente à quem solicita ajuda.

    Mas para se ter êxito, é preciso ajudar os foristas a te ajudarem.

    Poste aqui os documentos que vc tem.

    Emitiu a documentação brasileira em inteiro teor, do seu pai pra cima na linha de ascendência?

    Emitiu o casamento dele em inteiro teor? Pediu o desarquivamento da habilitação de casamento dele?

    Vc já fez árvore no Family Search? (sabe como funciona isso? sabe que acontecem os "matches" por lá?)

    Já conversou com familiares? qualquer informação ajuda.

    Infelizmente esses nomes que vc postou são extremamente comuns e isto dificulta muito a busca.

    Tente rever as providências tomadas para se atingir um objetivo.

    Todos nós aqui tivemos dificuldades nos documentos portugueses, todos.

    Mas com esforço se chega lá...

  • TegTowerTegTower Member
    editado January 2023

    Sim @mabego Não sou preguiçoso, estou a 2,5 anos nessa luta, posso ter deixado transparecer isto no meu primeiro relato. E concordo com tudo que disse tem leigos pagando pra qualquer um sem reunir certidões no cartório do lado de casa.

    Todo o que eu podia extrair de informações de familiar (todos estão mortos e único vivo que é uma prima tem 80 anos e não sabe muito o que ela sabe me informou) e sobre family search tbm eu FIZ, Fiquei 1 ano nisso, já perdi dias indo em cemiterio procurando lapide e pedindo pesquisa para tentar achar pelo menos a data de nascimento dele meu avô.

    Genealogista foi meu último recurso e até onde sei picareta ele não é mas também não é magico, tá nessa a quase 20 anos (inclusive ele é advogado em Portugal e tem uma equipe que trabalha para ele) e tem milhares de relatos positivos provavelmente você o conhece ou ouviu falar.

    Inclusive ele mesmo me recomendou tudo isto que você me recomendou familiares, Family Search Nunca deu um Match de nada etc... , Enfim realmente não sei o que fazer, não é falta de esforço, cheguei em um beco sem saida.

    Toda essa documentação eu enviei para ele, Minha certidao inteiro TEOR> Pai inteiro teor casamento e nascimento> MINHA AVó enviei para ele o assento em portugal (eu sozinho levei 5 meses pra achar isto, pedi/pesquisei até o vapor que ela veio no arquivo nacional) Agora é o meu avô misterioso, que nem quem conviveu pouco tempo com ele em 1940 sabe muita coisa sobre, o que se sabe são essas informações que está na certidão do meu PAI Filiação dele Mãe: Anna dos Santos Pai: Agostinho Xavier e a idade 28 anos, portanto nasceu em 1904/1903, é pelo visto só resta me conformar. 😪😔

  • @TegTower

    Desculpe reafirmar, mas advogado ou genealogista idôneo só faz a cobrança se achar o documento.

    Não desista... passei por tudo que vc mencionou.

    Depois de uns anos, achei não só a lápide da minha bisavó, como achei minha família em Portugal.

    Devagar, com muita pesquisa, vc chega lá.

  • TegTowerTegTower Member
    editado January 2023

    @mabego genealogista sem cobrar nada? só se achar? Pode me indicar então por favor?

    Pois pelo que eu entendo de qualquer mercado, qualquer diagnostico, ou algo que demanda tempo=dinheiro é cobrado, ninguém trabalha de graça,(só se for filantropia ou caridade e mesmo isto precisa de dinheiro para se sustentar no caso doações).

    Mas se tiver algum genealogista disposto a me ajudar idóneo e cobrar só se achar.... por favor me indique , é o que estou precisando , suplicando no momento.

  • @TegTower

    só para constar...

    aqui os foristas trabalham de graça o dia inteiro, orientando e esclarecendo dúvidas!

    Boa sorte!!!

  • @TegTower

    Os "matches" no FamilySearch são esses marcados na imagem.

    Verifique se é essa a árvore da sua familia mesmo... por essa arvore esta dizendo que o nome dele era João Baptista dos Santos e não Joao dos Santos, procede?

    https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/GZKS-T9Y


  • TegTowerTegTower Member
    editado January 2023

    @LeoSantos inteiro teor dele.

    @AlanNogueira Então esta árvore eu que montei, esse deve ser outro João, pois era casado com um maria de Jesus e tiveram um filho Nadyr. Na certidão do meu pai só tem João dos Santos e Maria Batista.

    João dos Santos - 1903

    Filiação: Anna dos Santos e Agostinho Xavier


    Maria Batista – 18/02/1912 ( minha avó já tenho o assento dela em portugal)

    Filiação: Clemente Manuel e Francisca Teresa

    Travancas, Chaves, Vila Real

  • @TegTower algumas sugestões / perguntas abaixo. Compartilho sua frustração com genealogistas, já paguei 4 😂.

    Seu avô era casado com sua avó, certo? Nos cartórios em Portugal não dá para pedir o desarquivamento de casamento? No Brasil (q imagino q seja uma cópia de Portugal) as pessoas casadas tem que apresentar a certidão de nascimento para casarem. Sugiro tentar pedir o desarquivamento tanto do casamento do seu avô com sua avó quanto do segundo casamento (não sei se dá mas eh uma tentativa).

    Outra ideia: já sabe a igreja que seus avós casaram? No registro de matrimônio consta a origem dos dois!

    Outra pergunta: eles mudaram pra qual região do Brasil? As fontes de informações variam de estado a estado. No RJ sei de alguns sites / índices que podem ajudar.

  • TegTowerTegTower Member
    editado January 2023

    @gmaferreira Se você pagou com certeza sabe dos meus sentimentos rsrsr.

    Então vamos lá, o que consta nesse certidão de nascimento tenho quase certeza ser mentira. Pois minha avó veio para cá RJ com 11 anos e conheceu meu avô aqui, muito improvável eles terem voltado para portugal para se casarem, e segundo uma prima da família eles nunca se casaram (só se foi escondido).

    "desarquivamento do casamento" eu até pediria se soubesse onde . e se eles se casaram de fato. Genealogista disse que procurou em PT em nada foi encontrado.

    "Minha avó veio para cá em 1923 e morreu aqui no RJ, ele tbm é provável que ficou aqui no RJ. Se puder compartlhar esses indices agradeço.

  • editado January 2023

    @TegTower rsrs, teve um que me indicou os mesmos dados do Índice de Darli Bertazonni e do nada queria R$ 900 reais… absurdo. Teve outro que cobrou logo de cara R$ 200, e resolvi pagar. Supostamente seria um genealogista local com conhecimento local sofisticado. Enfim, ele nem leu o documento que fiz de minha família (pesquisei já em mais de 20 cartórios e umas 12 paróquias), simplesmente enviou alguns registros de uma pessoa que eu sequer havia perguntado e estava do lado da árvore que não quero avançar kkkk. Frustração total.

    Enfim, entre no grupo do Face chamado Genealogia Serra Fluminense, os índices estão postados lá.

    Sempre mencionam o site Marco polo como fonte útil de informações. http://www.marcopolo.pro.br/genealogia1/paginas/colabora.shtml

    Acho que estou em uma situação parecida com a sua, família imigrante do RJ (o seu eh o interior?) sem encontrar os dados. O que resta é tentar entender as origens da família, datas de onde viveram, quais paróquias eram próximas na região (afinal nem todas estão no índice, rsrsrs rindo de tristeza) e aos poucos garimpando as informações.

    Você já tem ideia das cidades / regiões / paróquias?

  • editado January 2023

    @TegTower - não consegui editar o comentário acima, então vai por aqui mesmo:

    Todos os registros Civis divididos por municípios no RJ (créditos para o genealogista Darli Bertazzoni que me enviou por e-mail):

    https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=https://www.familysearch.org/service/cds/recapi/collections/1582573/waypoints

    Registros da Igreja Católica divididos por municípios no RJ (créditos para o genealogista Darli Bertazzoni que me enviou por e-mail):

    https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=M6ZG-YMS%3A131777501%2C131774602%3Fcc%3D1719212

    Compartilho também o índice geral de batismos do genealogista Darli Bertazzoni (obtido no grupo do Facebook Genealogia Serra Fluminense): https://www.dropbox.com/s/y4hntofj08ozodc/Indice%20Geral%20de%20Batismos.xlsx?dl=0

    Compartilho também o índice geral de matrimonio do genealogista Darli Bertazzoni (obtido no grupo do Facebook Genealogia Serra Fluminense): https://www.dropbox.com/s/ell7owrmfch6zf6/Indice%20Geral%20de%20Matrimonios.xlsx?dl=0

    Compartilho também o índice geral de óbitos que compreende as paróquias de Macaé (São João Batista e Freguesia das neves), Cantagalo e Euclidelândia (todos até 1889) do genealogista Matheus Vargas (obtido no grupo do Facebook Genealogia Serra Fluminense): https://www.dropbox.com/s/l1fooj0sobv22oh/Indice%20Geral%20de%20%C3%93bitos.xlsx?dl=0

    Espero que ajude! Se for enviar esses índices à alguem, vamos manter a boa prática de dar os devidos créditos aos autores!

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.