Atribuição para neto de português por procuração

Boa tarde!

Pesquisei sobre e não encontrei nenhum post específico.

Moro em Portugal e uma amiga me pediu para inscrever o pedido de atribuição de nacionalidade dela aqui em Lisboa, pois estou com o assento de nascimento do seu avô. Ela me mandaria o restante da documentação e eu apenas entregaria no balcão.

Li que a procuração seria necessária caso eu assinasse o formulário 1-D em seu nome.

Mas a procuração autenticada e apostilada também é necessária para apenas fazer a entrega?


Obrigada!

Comentários

  • @Vschincariol

    as conservatórias estão aceitando apenas procurações realizadas por advogados devido ao alto número de fraudes.

    Qual o problema da sua amiga fazer o próprio pedido?

  • @Vschincariol , @mabego

    Boa tarde, você conseguiu saber como entregar com procuração ou já entregou ?

    Pergunto porque tenho um amigo( ele não exerce mas se formou em direito) indo para Portugal no final do mês de marco e acredito estar com todos os documentos em mãos ... minha mãe tem 81 anos e eu moro longe do consulado, mas nem e por esse motivo, imagino ser muito mais rápido entregando diretamente em Portugal do que no consulado.

    Se alguém passou por isso ou tem conhecimento no assunto, agradeço se puder me relatar algo a respeito.

  • @rosemeri

    @Vschincariol

    Boa tarde, você conseguiu saber como entregar com procuração ou já entregou ?

    Nunca entreguei documentação através de procuração, pelo motivo que mencionei.

    Pergunto porque tenho um amigo( ele não exerce mas se formou em direito) indo para Portugal no final do mês de marco e acredito estar com todos os documentos em mãos ... minha mãe tem 81 anos e eu moro longe do consulado, mas nem e por esse motivo, imagino ser muito mais rápido entregando diretamente em Portugal do que no consulado.

    Entregar pessoalmente não faz o processo correr mais rápido, pois é respeitada uma fila. E sempre que orientei a entrega pessoalmente, sempre foi o próprio requerente que entregou. Entregar documentação no consulado, além de ser mais burocrático (pedem documentos a mais) demora um pouco mais. Se fosse muito vantajoso para o requerente, todos estariam entregando documentos diretamente em Portugal.

    (aguardo opinião dos colegas aqui)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.