Informação pesquisa de documento em Lisboa
Oi!
Eu estou tentando localizar a certidão de nascimento do meu bisavô portugues, nascido em lisboa em 1909, e ja troquei e-mails com o CRC para que pesquisassem a certidão de bastismo dele na freguesia em que ele morava, mas não encontraram!
Ela me disse que eu deveria mandar uam carta á diretora do CRC solicitando uma pesquisa pessoal que custaria 10 euros/hora, quando respondi perguntando pra que endereço poderia mandar a carta e como funcionava essa pesquisa ela respondeu "Informo que a pesquisa em referência é feita pelo particular, não pela Conservatória". Isso quer dizer que eu devo ir pessoalmente ao CRC mas antes pedir autorização á diretora? Alguem sabe sobre esse processo, se é possivel?
obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Rebeca, obrigada! realmente nas pesquisas eu i que as certidões de batismo ants de 1910 estão no arquivo distrital! quando vc pesquisou precisou agendar ou é só chegar la e pedir para fazer a pesquisa? Eu até vi que no site eles tem alguns caderns de batismo escaneados mas são muitos e não é tão eficiente de navegar, sem contar que, pelo que vi, nem sempre era registrado no mesmo dia, ou até mesmo mes e ano de nascimento, então as possibilidades aumentam! vou á portugal só para essa pesquisa e quero me certificar que é pertinente antes! obrigada aos dois
Na identidade está escrito carteira de identidade para estrangeiro, então é uam identidade daqui.
Tenho tambem uma certidão de registro antigo em que tem um espaço de residencia e emprego, que ele preencheu conforme se mudou aqui no brasil, e diz que ele deveria se apresentar quando mudasse de endereço.
Tenho o numero de RG e RE dele, será que serve de algo? o que é RE? registro de estrangeiro?
Italiano não consigo, tenho pouca informação sobre meu bisavô italiano e tambem acho que tem q ser passado pelo pai né?
Paloma,
vc encontrou os cadernos de batismo da freguesia do seu avo digitalizados? Tem o ano de 1909...? Acho que se vc for a Lisboa a pesquisa não vai ser mais fácil do que esta pela internet.
Ha algum tempo alguem postou aqui que pediu a certidao de um parente pelo Portal do Cidadao colocando a data real de nascimento num campo de observacoes, pois esta era inferiro a 1910. A certidao foi encontrada!
Uma viagem a Portugal somente para fazer a pesquisa deve ser bem programada, pois nao e seguro que permitam consultas nos livros, etc.
Tente o Portal do Cidadao e as conservatorias do registro civil proximas ao lugar do nascimento.
Eu ja falei com o cartorio e eles disseram que não tem os documentos que eles apresentaram por ser muito antigo. ou ver se consigo mais informaçoes com eles.
No consulado, falei pelo telefone e eles disseram que não tem como ajudar, me pareceu que não estavam nada afim!
Existem mais conservatorias alem do CRC? onde acho os endereços e contato?
obrigada a todos!
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_ registral/registo-civil/docs-do-civil/fr eguesias-de-lisboa/
nesse link ele mostra qual das conservatorias correpondem ás freguesias! no caso de ser 1907, seriam as paroquiais certo?
Paloma,
a partir de 2009 as 11 Conservatórias do Concelho de Lisboa foram unificadas em 1. No 'Guia de Ajuda' (está lá junto do perfil da comunidade), tem um link com a lista de todas as Conservatórias.
Outra coisa, acho que vc está confundindo 'CRC - Conservatória de Registo Civil' com 'CRC - Conservatória dos Registos Centrais' que fica em Lisboa e trata de Nacionalidade Portuguesa.
Paloma,
não é tão difícil, é necessário o codigo de 3 letras do distrito e do concelho, aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista _de_munic%C3%ADpios_de_Portugal
o nº da freguesia, aqui: www.anafre.pt
No seu caso - LSB tanto para distrito qto para concelho; e 53 para o nº da freguesia.
Ficaria então, Arquivo Distrital de Lisboa, na aba 'Pesquisa Avançada': PT/ADLSB/PRQ/PLSB53
Vide aqui: http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/detai ls?id=3657763
Pena que só estão os livros de batismo até 1902, veja tb que nesta freguesia (paróquia) no final do livro tem um índice com todos os batismos do ano.