Informação pesquisa de documento em Lisboa

Oi!

Eu estou tentando localizar a certidão de nascimento do meu bisavô portugues, nascido em lisboa em 1909, e ja troquei e-mails com o CRC para que pesquisassem a certidão de bastismo dele na freguesia em que ele morava, mas não encontraram!

Ela me disse que eu deveria mandar uam carta á diretora do CRC solicitando uma pesquisa pessoal que custaria 10 euros/hora, quando respondi perguntando pra que endereço poderia mandar a carta e como funcionava essa pesquisa ela respondeu "Informo que a pesquisa em referência é feita pelo particular, não pela Conservatória". Isso quer dizer que eu devo ir pessoalmente ao CRC mas antes pedir autorização á diretora? Alguem sabe sobre esse processo, se é possivel?

obrigada

Comentários

  • Paloma, faz algum tempo já que pesquisei pra encontrar a certidão do meu avô português, não sei se algo mudou. Veja, o Portal do Cidadão fornece certidões de nascimento, para os nascimentos que ocorreram a partir de 1911. Para os nascimentos anteriores, devemos nos dirigir ao Arquivo Distrital, que centraliza toda a documentação, por região.  No meu caso, fui atendida pelo Arquivo Distrital da Guarda.  E vc, deve se dirigir ao Arquivo Distrital de Lisboa, e não à CRC. Paguei 16 euros pela certidão, que me foi enviada pelo correio.
  • Oi Al Tri, eu ja mandei e-mails para todas as conservatorias e não achei, algumas diziam que eles nao teriam esse documento, e sim, o CRC. Eu só cgitei a possibilidade de pagar porque pelo que ela me disse era a unica maneira, mas se eu puder ir pesquisar eu mesma, eu farei!

    Rebeca, obrigada! realmente nas pesquisas eu i que as certidões de batismo ants de 1910 estão no arquivo distrital! quando vc pesquisou precisou agendar ou é só chegar la e pedir para fazer a pesquisa? Eu até vi que no site eles tem alguns caderns de batismo escaneados mas são muitos e não é tão eficiente de navegar, sem contar que, pelo que vi, nem sempre era registrado no mesmo dia, ou até mesmo mes e ano de nascimento, então as possibilidades aumentam! vou á portugal só para essa pesquisa e quero me certificar que é pertinente antes! obrigada aos dois
  • Oi eu tenho os nomes, as datas e o local eu tenho o endereço que está escrito em cartões mandados pela mãe dele !
  • Oi Al, na verdade eu havia mandado e-mail pras juntas de freguesia e não cnservatórias! mas eu não achei endereços de conservatorias alem da central, existe mais?
  • eu tenho de casamento e óbito, em nenhum dos dois tem a data, mas eu tenho registro de imigrante e carteira de identidade com a mesma data.
  • [APAGADO]
  • Oi, é uma certidão de registro que consegui no museu do imigrante e tenho a certidão da mãe dele com nome do navio de que desembarcou aqui no brasil, com cidade de origem e o nome dele constando na composição grupo/familia.
    Na identidade está escrito carteira de identidade para estrangeiro, então é uam identidade daqui. 
    Tenho tambem uma certidão de registro antigo em que tem um espaço de residencia e emprego, que ele preencheu conforme se mudou aqui no brasil, e diz que ele deveria se apresentar quando mudasse de endereço.
  • Oi, vou mandar! nao sabia disso!

    Tenho o numero de RG e RE dele, será que serve de algo? o que é RE? registro de estrangeiro?

    Italiano não consigo, tenho pouca informação sobre meu bisavô italiano e tambem acho que tem q ser passado pelo pai né?

  • o que é Nº carteira Modelo 19?
  • RNE - Registro Nacional de Estrangeiro - vulgo Modelo 19
  • imagePaloma Passetto:
    Oi Al Tri, eu ja mandei e-mails para todas as conservatorias e não achei, algumas diziam que eles nao teriam esse documento, e sim, o CRC. Eu só cgitei a possibilidade de pagar porque pelo que ela me disse era a unica maneira, mas se eu puder ir pesquisar eu mesma, eu farei!

    Rebeca, obrigada! realmente nas pesquisas eu i que as certidões de batismo ants de 1910 estão no arquivo distrital! quando vc pesquisou precisou agendar ou é só chegar la e pedir para fazer a pesquisa? Eu até vi que no site eles tem alguns caderns de batismo escaneados mas são muitos e não é tão eficiente de navegar, sem contar que, pelo que vi, nem sempre era registrado no mesmo dia, ou até mesmo mes e ano de nascimento, então as possibilidades aumentam! vou á portugal só para essa pesquisa e quero me certificar que é pertinente antes! obrigada aos dois


    Paloma,

                    vc encontrou os cadernos de batismo da freguesia do seu avo digitalizados? Tem o ano de 1909...? Acho que se vc for a Lisboa a pesquisa não vai ser mais fácil do que esta pela internet.

  • imagePaloma Passetto:
    Oi Al Tri, eu ja mandei e-mails para todas as conservatorias e não achei, algumas diziam que eles nao teriam esse documento, e sim, o CRC. Eu só cgitei a possibilidade de pagar porque pelo que ela me disse era a unica maneira, mas se eu puder ir pesquisar eu mesma, eu farei!

    Rebeca, obrigada! realmente nas pesquisas eu i que as certidões de batismo ants de 1910 estão no arquivo distrital! quando vc pesquisou precisou agendar ou é só chegar la e pedir para fazer a pesquisa? Eu até vi que no site eles tem alguns caderns de batismo escaneados mas são muitos e não é tão eficiente de navegar, sem contar que, pelo que vi, nem sempre era registrado no mesmo dia, ou até mesmo mes e ano de nascimento, então as possibilidades aumentam! vou á portugal só para essa pesquisa e quero me certificar que é pertinente antes! obrigada aos dois
    Paloma,  eu fiz tudo pela Internet.  Pedi por email e o Arquivo Distrital da Guarda fez a pesquisa e localizou a certidão. Fiz o pagamento via Correio, e recebi a certidão em casa, em São Paulo
  • [APAGADO]
  • Guilherme, eu não em lembro mais como era exatamente, mas alem de ter muitos livros, e muitos sem acesso á pesquisa, o site é bem ruim e demorava tipo uns 5 mintuos pra conseguir ver cada página! eu vi muitos e desisti, a busca tambem não é muito eficiente, imagino que olhando na mão seja muito mais rapido! e eu tbm não tenho certeza que ele foi registrado na freguesia de socorro, eu sei que morava lá só! 
  • Paloma, seu bisavô casou-se no Brasil?
  • Paloma,
    Ha algum tempo alguem postou aqui que pediu a certidao de um parente pelo Portal do Cidadao colocando a data real de nascimento num campo de observacoes, pois esta era inferiro a 1910. A certidao foi encontrada!
    Uma viagem a Portugal somente para fazer a pesquisa deve ser bem programada, pois nao e seguro que permitam consultas nos livros, etc.
    Tente o Portal do Cidadao e as conservatorias do registro civil proximas ao lugar do nascimento.
  • E mesmo... como nosso amigo disse acima, os cartorios tem muitas informacoes nos livros que eles nao colocam nas certidoes com excecao da inteiro teor. Tambem na certidao de obito pode ter informcoes importantes. Minha esposa achou a cidade natal do seu bisavo italiano numa certidao de obito.
  • Se não tiver essas informações na de inteiro teor, como dito acima, peça uma cópia dos documentos que os seus bisavos entregaram no cartorio para poderem se casar.(normalmente é copia do Bilhete de identidade) Eu consegui os dados da minha bisavó pedindo uma cópia desses documentos, e lá tinha todas as informações sobre o local de nascimento e data correta do nascimento.
  • Eu ja falei com o cartorio e eles disseram que não tem os documentos que eles apresentaram por ser muito antigo. ou ver se consigo mais informaçoes com eles.

    No consulado, falei pelo telefone e eles disseram que não tem como ajudar, me pareceu que não estavam nada afim! 
    Existem mais conservatorias alem do CRC? onde acho os endereços e contato?

    obrigada a todos!

  • http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/freguesias-de-lisboa/


    nesse link ele mostra qual das conservatorias correpondem ás freguesias! no caso de ser 1907, seriam as paroquiais certo?

  • [APAGADO]
  • pelo que entendi todas as conservatorias são no mesmo lugar o crc central, é isso? logo não tem outras conservatorias pra pesquisar!
  • imagePaloma Passetto:

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/freguesias-de-lisboa/


    nesse link ele mostra qual das conservatorias correpondem ás freguesias! no caso de ser 1907, seriam as paroquiais certo?


    Paloma,

                   a partir de 2009 as 11 Conservatórias do Concelho de Lisboa foram unificadas em 1. No 'Guia de Ajuda' (está lá junto do perfil da comunidade), tem um link com a lista de todas as Conservatórias. 

                   Outra coisa, acho que vc está confundindo 'CRC - Conservatória de Registo Civil' com 'CRC - Conservatória dos Registos Centrais' que fica em Lisboa e trata de Nacionalidade Portuguesa. 

  • imagePaloma Passetto:
    Guilherme, eu não em lembro mais como era exatamente, mas alem de ter muitos livros, e muitos sem acesso á pesquisa, o site é bem ruim e demorava tipo uns 5 mintuos pra conseguir ver cada página! eu vi muitos e desisti, a busca tambem não é muito eficiente, imagino que olhando na mão seja muito mais rapido! e eu tbm não tenho certeza que ele foi registrado na freguesia de socorro, eu sei que morava lá só! 


    Paloma,

                   não é tão difícil, é necessário o codigo de 3 letras do distrito e do concelho, aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_munic%C3%ADpios_de_Portugal 

                    o nº da freguesia, aqui: www.anafre.pt 

                    No seu caso - LSB tanto para distrito qto para concelho; e 53 para o nº da freguesia.               

                    Ficaria então, Arquivo Distrital de Lisboa, na aba 'Pesquisa Avançada': PT/ADLSB/PRQ/PLSB53

                    Vide aqui: http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/details?id=3657763 

                    Pena que só estão os livros de batismo até 1902, veja tb que nesta freguesia (paróquia) no final do livro tem um índice com todos os batismos do ano.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.