Não acho a certidão de nascimento

Oie gente tudo bem com vocês? Preciso de ajuda. Não consigo achar a certidão de nascimento dos meus bisavós paternos. Só possuo algumas informações que podem ou não estarem certas sendo elas:

Meu bisavó: DAVID CABRAL FRIGO que casou com PRUDENCIA DE JESUS. Na certidão de óbito David está como nascimento em Bragança Portugal (porém não consta data nenhuma de nascimento, no óbito disse que morreu com 50 anos em 1943 então eu creio que tenha nascido entre 1890-1895)


Minha bisavó: PRUDÊNCIA DE JESUS consta no óbito a data de nascimento 20/01/1898 em Portugal mas não o lugar.


alguém tem alguma dica de como achar? Tenho procurado pelo site Familysearch mas sem sucesso para achar. Obrigadaaa

Comentários

  • @Yasmimcabral07

    Você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

    Especialmente em casos como esse, com poucas informações, é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

    Pode ser que a grafia do sobrenome tenha sofrido variação com o tempo também.

  • editado January 2023

    @Yasmimcabral07 aqui vai o que vc tanto procura. David Cabral, nasceu no dia 20/6/1883 na freguesia de Beira Grande, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança e foi batizado no mesmo dia.

    Assento de batismo nº 7 de 1883

    Sim, já respondo que é normal toda essa divergência.

    Tenho a certeza que se trata da mesma pessoa, porque vi o assento do filho Oswaldo, em que ele diz ser David Cabral e que é filho de António Cabral e Joaquina Frigo, que deve ser lapso pois o nome é Joaquina Trigo. A senhora Prudência de Jesus tb é portuguesa? no assento do filho Oswaldo não fiquei com essa certeza, parece que consta portugueses, mas tb pode ser só português. Procure mais informações c/ os parentes mais idosos


    Segue passaporte de um irmão de David Cabral Passaporte de Daniel Cabral - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt)


    Yasmin tem aqui o link de David Cabral no FS tive a completar a arvore a unificar pessoas repetidas e tal David Cabral (1883–1943) | Pessoa | Árvore Familiar | FamilySearch


    Já vi no assento de casamento de dois filhos que prudencia tb era portuguesa

  • editado January 2023

    @Yasmimcabral07 aqui vai o assento de casamento dos pais da sua bisavó Prudência. José Marcos Cabral e Antónia d'Azevedo. freguesia de lavandeira, Carrazeda de Ansiães outubro de 1886

    Penso que encontrei no FS uma pista sobre Prudência, mas não encontro os batismos de 1891 de Lavandeira. Talvez ela tenha sido batizada em janeiro de 1891. Procure todos os batismos de lavandeira, encontrará certamente prudência e os seus irmãos. Nome do pai em Portugal : José Marcos Cabral e da mãe Antonia Azevedo ou D'Azevedo. Talvez Prudencia e David fossem primos.


    Passaporte de José Marcos Cabral - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt) aqui está o passaporte do pai de Prudência


    Prudência tinha 17 anos no dia 5 janeiro de 1914, ou seja nasceu em 1897

  • editado January 2023

    @Yasmimcabral07 Prudência nasceu no dia 5/9/1896 em Lavandeira, assento de batismo nº 12 de 4/10/1896


    Pronto, agora pode pedir a certidão de casamento de David e Prudência, se ainda não tiver, ver se os nomes dos pais estão certos.

    Sobretudo o de pai de prudência, que no Brasil sempre foi escrito como José Marques, quando na verdade é José Marcos Cabral. Retificar possivelmente o assento dos filhos do casal, pois o nome do avô materno tb deve estar mal mencionado. Já da mãe de prudência Antonia Azevedo ou D'Azevedo não é necessário retificar.

  • @nuno eu não tenho palavras, faz mais de um ano que estou em busca destes documentos e tem sido dificil, procurei profissionais e nenhum disse que era capaz de achar sem nenhum dado completo de data de nascimento e local de nascimento. Me desculpe incomodar um pouco mais sobre mas saberia o que fazer ja que as datse nomes estao todos com alguma divergencia, seria apenas ir no cartorio para poder organizar todos eles? Não esperava que fossem tão diferentes, e para solicitar tambem as certidoes tem que ser diretamente com os cartorios portugueses? MUITOOOO OBRIGADA de verdade

  • @Yasmimcabral07

    1º ir aos cartórios onde estão os assentos que precisam ser retificados e perguntar se aceitam retificar se vc levar as certidões portuguesas apostiladas.

    1.1 perguntar que certidões precisaria o cartório p retificar e qual o preço.

    2 Criar login no CRAV CRAV (arquivos.pt) e ai com base nos assentos que lhe dei, todos do distrito de Bragança, concelho de Carrazeda de Ansiães, freguesias de Lavandeira (prudência) e Beira Grande (david), pedir a certidão de nascimento, em suporte fisico (papel) na modalidade narrativa.

    2.0 pedir para enviar para o Serviço de Apostilas da Procuradoria Geral em Lisboa.

    2.1 Entrar em contacto com a Procuradoria Geral e avisar que vai chegar do Arquivo Distrital de Bragança xxx certidões e que vc precisa delas apostiladas. Peça indicações de como pagar e como preencher o formulário.

    3.0 voltar aos cartorios com as certidões portuguesas ja apostiladas em mãos e solicitar a retificação.

    4 transcrever o casamento do david e da prudência.

    5 solicitar as certidões necessárias para o processo de neto, pagar a taxa no site do IRN e enviar o pedido pra portugal.

  • @nuno OBRIGADAAA por toda a ajuda <3

  • @nunogomes Bravo!!! Eu fico muito emocionada quando vcs acham os documentos tão necessários. Parabéns e muito obrigada a todos que generosamente se dedicam às pesquisas.

  • @nuno Oiie sou eu de novo kkkk, eu fui entrar com o pedido pelo CRAV e precisa de referência da página e tudo mais, entrei no link que eles mostram e achei a página de certidão de nascimento/batismo da Prudência, porém notei uma coisa, na página anterior a dela existe uma prudência DE JESUS justamente o nome que ela usou no casamento, porém os pais com nomes diferentes, qual seria a possibilidade de na verdade ser ela e ter trocado o nome dos pais, ou será que eles no registro acharam que ela pudesse ser a prudência de Jesus e por isso o nome invés de Cabral registrado, qual possibilidade você acha que seria a melhor? Pois eu acho que seria a única explicação de onde deve ter tirado esse de Jesus que até agora era desconhecido, pois caso ela seja outra então o nome dos pais estaria errado. Eu espero que ela seja a prudência Cabral, eu tentaria procurar por parentes tipo os irmãos dela filhos deles que possam estar vivos para confirmar, porém não tenho contato algum e nenhum parente que conhecia eles (que eu saiba) vivo para poder entender melhor essa historia

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.