Registro de nascimento avó espanhola

editado January 2023 em Outros assuntos

Boa tarde a todos,


Nossa família está buscando o registro de nascimento da avó espanhola, ela casou duas vezes aqui no Brasil e gostaríamos muito da ajuda de vocês.

Se estiver no alcance de vocês, qualquer ajuda é bem vinda.


Segue os dados encontros até o momento.


Nome: Marcelina Álvarez

Nascimento: 20/07/1891

Local: Província de Leão, Espanha (é o que consta no segundo casamento)

Município: Desconhecido

Informações do livro de registro: Desconhecido


Chegada da família (Faustino) no porto de Santos,

Data: 25/10/1989, Navio: Cordovan

Familia : 09490, Página: 081, Livro: 063

-------------

Faustino Álvarez Claro, 54 anos, M, CHEFE (Pai da Marcelina)

Natália Alonso, 30 anos, F, MULHER (Mãe da Marcelina)

Julia, 5 anos, F, FILHA

Marcelina, 7 anos, F, FILHA

Julian, 3 anos, M, FILHA

Florentino, 2 anos, M

Florentina, 60 anos, F, MAD* (Avó da Marcelina)

Dimas, 26 anos, M, CUNH* (Tio da Marcelina)


1° Casamento registro em 02/05/1908

Nome: Palovani Miguel "Padovani ', 23 anos, Solteiro

Filho de: Padovani Basílio - Padovani Maria

Natural da província de Verona, Itália.

Nome: Marcellina Álvarez, "Marcelina" 17 anos, Solteira

Filha de: Faustino Álvarez - Nathalia Alonso

Natural da província de Leão, Espanha.

OBS. Padovani Miguel, Falecido em 01/06/1915


2° Casamento registro em 20/04/1948

Nome: Luiz Ribeiro Filho, 64 anos, Solteiro

Filho de: Luiz Ribeiro - Cristina Candida

Natural da ilha da madeira, Portugal.

Nome: Marcelina Álvares, 56 anos, Viúva

Filha de: Faustino Álvares - Natalia Alonso Alvares

Natural da província de Leão, Espanha


A última informação encontrada é o registro do 1° no livro da igreja, viu deixar em anexo


Comentários

  • editado January 2023

    @talesribeiro

    se ela se casou duas vezes no Brasil, peça o desarquivamento da habilitação do casamento nos cartórios onde foram realizados os casamentos.

    Os nubentes tinham que apresentar documentos para se casarem.

    Ela seria de Poliegos - Grécia????

  • @mabego eu já pedi, não encontraram no arquivo.


    Na certidão do seguro casamento, ela diz ser natural da Província de Leão.

    A família veio da Espanha em 1898

    Essa foto em anexo é do primeiro casamento, tentei entender sobre o batismo.. não sei se é Peligros

  • @talesribeiro Se a família chegou ao Brasil em 1889 e Marcelina nasceu em 1891, ela não nasceu no Brasil?

  • @fcarneiro eu errei a digitação,


    Nascimento 1891

    Chegada no Brasil 1898


    Chegou com 7 anos, conforme lista de bordo que eu informei

  • Prezados,

    Será que alguém poderia me ajudar na seguinte questão?

    Minha esposa é divorciada do primeiro casamento no Brasil, e, posteriormente, voltou a usar o nome de solteira e casou comigo (segundo casamento). Entretanto, em Portugal continua casada com o primeiro marido e com o nome de casada. O problema é que recentemente o seu primeiro marido faleceu e, consequentemente, não conseguirá formalizar o divórcio em Portugal devido ao óbito do primeiro marido. Pergunto aos prezados, como proceder para alterar o nome e estado civil dela em Portugal? Consigo realizar o divórcio dela sem a assinatura dele?ou teria outra opção? Poderiam me ajudar? Desde já obrigado!

  • editado January 2023

    @talesribeiro


    O caso de minha avó espanhola é igual ao seu. Eu tive a sorte de no livro da hospedaria dos imigrantes estar descrito a nome da cidade de procedência. Inclusive chegaram hoje as certidões originais. Não possui mais nenhum parente vivo que possua documentos antigos?


    @ronaldorj

    Contrate um advogado em Portugal. É a única solução.

  • @mercatelli pois é, tive a infelicidade de só estar escrito leão no livro e depois minha avó declarar quê é da Província de Leão... Lá tem mais de 200 municípios. E ainda pode ser que ela não seja de lá, porque se for de Castilla e leão, aí piora a situação.


    Estou pesquisando e procurando ajuda em todo canto

  • @talesribeiro

    Esse nome pode ser do "pueblo", algo menor que o município. Parecido com "lugar" em PT, onde é uma subdivisão da freguesia. Tem mais de 1000 pueblos em Leon,

    Numa lista de pueblos de Leon, o mais parecido que achei foi Pombriego, parte do municipio de Benuza. Se quiser dar um tiro no escuro, pode entrar em contato para ver se era de lá:

    https://www.dipuleon.es/Municipios/Datos_de_la_Provincia/BENUZA

    Aqui está a lista dos pueblos; quem sabe você acha outro possível candidato, Só olhei na província de Leon:

    https://www.todopueblos.com/leon/

    https://www.todopueblos.com/

    Outra coisa que faço é buscar em jornais se tem alguma referência a familiar. No caso da ES, onde o "duplo sobrenome" é regra, olhei para "Alvarez Claro". Não apareceu muita coisa; a maioria é de um ex prefeito do enclave de Melila; e tem uma Maria Alvarez Claro, aparentemente de Malaga, que não é tão perto e ela casou em 1925; e a combinação Alvarez + Claro só aconteceu quando sua mãe Felicidad Claro Lopes se casou com um Sr. Alvarez.

    Deixo aqui o link do site da hemeroteca espanhola para se você quiser tentar mais buscas; tem que fuçar de várias formas:

    https://prensahistorica.mcu.es/es/consulta/busqueda.do

  • @CarlosASP obrigado pelas informações, tentei seguir com as dicas porém sem sucesso.


    O cartório encontrou o arquivos do primeiro casamento, já solicitei o desarquivamento, estou aguardando

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.