Preciso fazer a transcrição?

NETA: ADRIANA

FILHO: NILSON (PAI DA ADRIANA)

AVÔ PORTUGUES: FRANCISCO (PAI DO NILSON)

Foi declarante na certidão de nascimento do Nilson

AVÓ PORTUGUESA: GRACINDA (MÃE DO NILSON)

Gracinda e Francisco se casaram no Brasil

______________________________________

Tenho todos os documentos do Nilson e do Francisco, porém somente a certidão de óbito da Gracinda.

Pelo Francisco ter sido declarante na certidão do Nilson, eu consigo pedir a cidadania para Adriana sem os documentos da Gracinda, ou seja, sem fazer a transcrição de casamento da Gracinda e do Francisco em Portugal?

Se eu tiver a certidão de casamento de Francisco e Gracinda, ainda preciso da certidão de nascimento da Gracinda para fazer a transcrição ou não preciso? (Na certidão já consta que ela é natural de portugal)

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado January 2023

    @Nayara_vicente27


    Acredito que já foi respondido no outro tópico pra você.


    Em resumo: alguns entendem que precisa da transcrição (mabego e outros)


    Eu mandaria sem a transcrição, porém iria providenciando os documentos caso a conservatória exija (neste caso, você pode pedir prazo, fazer a transcrição e mandar no curso do processo).


    Há vantagens e desvantagens em cada opção (se passar sem transcrição, você economizou um bom dinheiro e tempo, se exigirem a transcrição, você atrasou o processo em alguns meses, etc...)


    Por fim, sim, pode fazer o processo somente por 1 português FRANCISCO -> NILSON -> ADRIANA.


    Nota, se for fazer desse jeito, NÃO MANDE a certidão de casamento do FRANCISCO. Se mandar a exigência é certa.

    E sim, para fazer a transcrição, vai precisar da certidão de nascimento da Grascinda.

  • o Nilson no caso é falecido

    eu iria tirar somente a da Adriana

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.