Filho menor e certidão SEM especificar DECLARANTE

Olá a todos!

Em 2018 consegui tirar minha cidadania com a ajuda exclusivamente desse fórum!

E agora estou tentando tirar a da minha filha menor (6 anos) e a do meu marido por atribuição. Vou fazer isso diretamente em Portugal pois tb irei tirar meu cartão cidadão e meu passaporte.

Entao, minhas dúvidas, estando em Portugal:

1) Na certidão de nascimento da minha filha não diz quem foi o declarante, acredito que seja pq comparecemos eu e meu esposo ao cartório juntos.

Nesse caso, como seria esse pedido?

Posso agendar na conservatória, somente com meu assento e a certidão de nascimento dela(filha) de inteiro teor e apostilada, além do formulário 1c preenchido e assinado por mim e meu marido ? ( ele não irá comigo) Ou terei que transcrever o casamento antes?

Caso possa tirar, quais os documentos do meu esposo tenho que levar?

2) irei aproveitar a mesma viagem para dar entrada na transcrição de meu casamento para posteriormente pedir a cidadania do esposo. Quais, atualmente, os documentos dele, que tenho que levar? E qual o formulário para a transcrição?

Posso usar a mesma certidão de casamento de inteiro teor e apostilada que vou usar para a atribuição da filha?

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado January 2023

    @Patgroke

    Primeiramente, queria te dizer que não existe certidão de nascimento sem declarante (a não ser que o cartório tenha errado feio).

    Você precisa pedir a certidão de nascimento EM INTEIRO TEOR. O que acontece, é que as vezes o declarante está lá de outras formas, como por exemplo "compareceu fulano..." "Na presença de..." Ou até mesmo na assinatura do documento (assina o pai e a mãe por exemplo).


    Dito isto, eu provavel que vá precisar transcrever o casamento antes sim, depois disso é só dar entrada de acordo com os documentos que constam do tópico específico aqui do fórum.

  • @LeoSantos obrigada pelo esclarecimento!

    Realmente veio escrito de outra forma e nós 2 assinamos.

    Entao acredito que posso dar entrada SEM a transcrição do meu casamento primeiro.

    Se ainda puderem me ajudar gostaria de saber como obtenho o formulário 1C para menores.

    E se tanto eu como meu esposo teremos que assinar o formulário. Isso pq somente eu estarei em Portugal.

    E finalmente se sabem me dizer se é mais fácil fazer por uma conservatória em Lisboa ou no Porto ( passarei por esses 2 locais)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.