transcrição de óbito
Leonardo Augusto Almeida
Member
Bom dia.
Estou iniciando o processo de cidadania portuguesa.
Minha situação é:
Meus avós são portugueses nativos. Porem meu avo faleceu a pouco tempo e fui informado que precisarei atualizar o estado civil deles.
No consulado fui orientado a solicitar a "transcrição de casamento + óbito e pedido de CC"
Mas no passaporte da minha avó já esta como casada. O que presumo que deveria solicitar apenas a transcrição de óbito.
Qual o procedimento correto deveria seguir? Obrigado.
Estou iniciando o processo de cidadania portuguesa.
Minha situação é:
Meus avós são portugueses nativos. Porem meu avo faleceu a pouco tempo e fui informado que precisarei atualizar o estado civil deles.
No consulado fui orientado a solicitar a "transcrição de casamento + óbito e pedido de CC"
Mas no passaporte da minha avó já esta como casada. O que presumo que deveria solicitar apenas a transcrição de óbito.
Qual o procedimento correto deveria seguir? Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
se vai fazer no consulado, deve seguir o que o consulado pede.
De todo jeito, se vieram casados não deve precisar transcrever casamento nenhum.
Pesquisando sobre meu avô pude ver que na documentação de entrada no Brasil consta que ele foi casado em Portugal. Chegando no Brasil se relacionou com minha avó, teve filhos e os registrou. Nesse caso você saberia me dizer se terei que conseguir uma copia da Certidão de casamento dele para o processo de transição de óbito à Portugal ou até mesmo para o passo seguinte que será a cidadania?
Quanto a transcrição de óbito você sabe me dizer se o processo deve ser feito somente via site do Consulado??
Obrigada!
Sei que não é preciso transcrever óbitos para reconhecer a cidadania pelas conservatórias, mas como posso fazer para transcrever a dissolução do casamento por óbito do cônjuge brasileiro?
Obrigada!
enviando a certidão de óbito do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilada.
Este envio pode ser inclusive, junto aos documentos da transcrição de casamento.
Obrigada!! Eu preciso preencher algum formulário? O casamento já está transcrito…
Minha mãe é neta de portugueses. Os avós dela nasceram e se casaram em Portugal (já temos esses documentos). A mãe dela faleceu sem adquirir a nacionalidade, por isso do processo via netos. Infelizmente não estamos encontrando os óbitos desses avós em São Paulo. É necessário, realmente, transcrever esses dois óbitos, dos avós, para dar entrada no pedido de nacionalidade da minha mãe? Ou, simplesmente, como o casamento deles aconteceu em Portugal, com isso já está provado o laço de sangue da neta? Agradeço toda a juda.
Saudações,
http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/