Ajuda para encontrar um Registo de Batismo

Boa noite !!!

Gostaria de saber se existe um outro meio de encontrar o Registo de Batismo de meu bisavô.

Pelo CRAV. não consegui porque o site me pede o Código de referência ou Cota atual. Sem uma dessas informações não consigo fazer a solicitação.

Pelo Civil Online não consigo porque eles informam que a data de nascimento deve ser inferior a 100 anos e meu bisavô é de 1905.

Pesquisei pelo TOMBO.PT e também não encontrei. Ele dizia ser de Mirandela. Pesquisei em todos os concelhos de Brangaça e nada.

Tentei buscar o passaporte dele pelos arquivos distritais e nada. Encontrei dos meus trisavós, mas o dele não.

Procurei pelo FamilySearch, mas não achei nada a mais do que eu já tinha: certidão de casamento e óbito.

Se alguém puder me ajudar, serei muito grata.

Dados do meu bisavô:

FIRMINO MANOEL ALVES

NASC.: 21/12/1905

FILIAÇÃO: JOSÉ DO NASCIMENTO ALVES E ANNA ALBERTINA ALVES

Casou-se com minha bisavó no dia 08/10/1931 (no Brasil), registrado na 12ª Circunscrição do RJ. Na certidão só consta que ele é natural de Portugal.

Ele dizia ser de Mirandela, mas não tenho como afirmar. Meu bisavô tinha uma irmã chamada Cacilda Rosa. Ele faleceu no dia 27/02/1987 em Realengo - RJ

Comentários

  • @lelebatalha vc agora devia pedir a certidão de batismo na forma narrativa em papel, e apostilar em Portugal, para no cartório onde Firmino casou, retificar os nomes dos pais. O assento que o @Kleber Silva Aguiar encontrou é certamente do seu avô, já que temos aqui o passaporte dele Passaporte de Firmino Manuel - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt) por isso, o nome dos pais de Firmino Manoel Alves, são José do Nascimento e de Anna das Mercês e não como constou no casamento JOSÉ DO NASCIMENTO ALVES E ANNA ALBERTINA ALVES. Precisa retificar esse assento de casamento. A mulher de firmino era portuguesa ou brasileira? se era brasileira e foi o firmino que declarou o nascimento do seu ascendente, no primeiro ano de vida, pode só juntar uma certidão de casamento apostilada. Para fixar o nome completo de Firmino Manoel para Firmino Manoel ALVES. No assento do filho do Firmino, terá que retificar tb o nome dos avós paternos se lá estiver JOSÉ DO NASCIMENTO ALVES E ANNA ALBERTINA ALVES ao invés de José do Nascimento e de Anna das Mercês.

  • Meu Deus !!! Muito muito obrigada, @Kleber Silva Aguiar e @nunogomes !!! Simmmm, minha bisavó era brasileira Alice Ludivina Alves (nome de casada já).

    Eu ainda não estou com a certidão de nascimento de minha avó, Dalva Alves Lopes (mãe do meu pai, nascida no Brasil), para verificar se foi meu biso o declarante.

    Depois desse primeiro passo, tenho outras dúvidas, se me permitirem:

    • eu posso pedir o assento do batismo no CRAV para ir adiantando o processo ou preciso resolver essa questão do nome da mãe antes ??
    • onde eu faço essa retificação da filiação ???
    • meu pai casou-se novamente e minha mãe também. Quando chegar a minha vez de pedir a cidadania, terei problema em relação a isso ??

    Mais uma vez muito obrigada a vocês. Confesso que estava meio desanimada, mas com a ajuda de vocês, minhas esperanças voltaram... que Deus os abençoe.

  • editado January 2023

    @lelebatalha sim, vc deve pedir no CRAV o quanto antes a certidão na forma narrativa, e deve pedir para enviarem para  Serviço de Apostilas do MP - Campus de Justiça, Av. D. João II, 1.08.01, Edifício E1990-097 Lisboa.

    Depois vc envia um e-mail para apostilasgeral@pgr.pt e informa algo como "Receberão em breve do Arquivo Distrital de xx, o assento de batismo de Firmino xx filho de xxx e de xxxx, peço por favor o envio do formulário que terei de assinar e como poderei proceder ao pagamento da taxa."

    -------

    Digo para vc pedir o apostila do batismo, para vc conseguir ir a um cartório de títulos no Brasil e depois retificar. Ao mesmo tempo, mesmo depois de apostilada o cartório de títulos devolve a certidão de batismo pelo que poderá depois utiliza-la no processo de cidadania.

  • Perfeito, @nunogomes !!! Muito obrigada !!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.