Busca certidão portuguesa

danicrdsdanicrds Member

Olá pessoal. Boa noite.

Estamos em busca da certidão de nascimento do bisavô ou bisavó do meu esposo, mas temos muitas informações desencontradas. O que conseguimos através da certidão de óbito deles, são os seguintes dados:

NOME: Manoel Correa de Oliveira

Natural de Ilha de São Miguel, Portugal (Em outros dois documentos não oficiais encontramos citados também Ilhéos e Povoação)

Filiação: Manoel Correa Gracioso e Maria da Glória

Possivel data de nascimento: 02/05/1882 ou 1884

Cônjuge: Silvana Rosa de Jesus - Silvana Correa de Oliveira após casamento.

Filiação: Antonio Fernandes Resende) Não consta o nome da mãe.

Possível data de nascimento: 08/05/1894

Ela desembarcou em Santos 17/02/1896.

Estamos tentando encontrar os dados dele, mas acredito que também conseguimos dar andamento no processo por ela.

Qualquer ajuda é bem-vinda. Muito obrigada!

Comentários

  • @mabego

    Eu tive uma pequena esperança que fosse, mas não consegui informações compatíveis suficientes nesse registro. A identificação dos nomes está um pouco ilegível. Você saberia me dizer como pedir mais informações sobre este registro? Assim talvez consiga tentar identificar melhor os dados.

  • @mabego Consegui encontrar o registro! Muito obrigada pela ajuda.

    Encontrei primeiro o passaporte dos pais e dele, o que me deu uma grande pista da Freguesia exata de onde foi registrado.

    No registro, encontrei essa observação, alguém conseque entender o que está escrito?



  • editado January 2023

    @Kleber Silva Aguiar preciso de uma ajuda , amigos Help, preciso achar um livro de batismo de Janeiro de 1882, da Província de Beira Alto, não me lembro o caminho, poderiam me ajudar?, sei que pode ser da Guarda ou Viseu, pois não tenho nada só que e Província de Beira Alto, Nome Antonio Cupido nasc. 03/01/1882, Filho de Jose Pereira Cupido e Josephina Leal, não me importo de olhar folha a folha do livro de batismos, adoro , só não lembro o caminho. Agradeço desde já

  • editado January 2023

    @VANIAVIEIRA

    Antonio nº2 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=45302&FileID=732868

    Coimbra / Soure / Vila Nova de Anços

  • editado January 2023

    @danicrds

    Ao invés de postar a imagem (que perde resolução), sempre melhor por o link para onde está o documento original (incluir o tif se for o caso). Ajuda também a entender o contexto - e a conhecer melhor a letra do pároco por comparação com outros registros.

    De todo modo, essa anotação me parece ser simplesmente datas em que foram pedidas certidões deste assento. Uma em 1885, outra em 1895. Como não sei que ano Manoel nasceu fica mais difícil dar um palpite, mas podia ser para casar, tirar um documento, um passaporte, coisas assim. Só alguns párocos faziam esses tipo de anotação.

  • @danicrds

    parece uma data, de 1º de março de 1885

  • editado January 2023

    @Kleber Silva Aguiar , obrigado , é a figura dois é isso? pois não da para ler nada kkk. Antonio cupido filho de Jose Pereira Cupido e Josephina Leal esta certo? Desculpe a ignorância mas ainda não identifiquei qual é a certidão .

  • @CarlosASP

    obrigada pela dica - acredito que você esteja certo quanto a sua analogia, são apenas datas em que foram pedidas certidões deste assento, pois os anos coincidem com os anos que foram pedidos outros documentos, que encontrei. Estava com receio de ser alguma informação que pudesse comprometer o processo.

    @mabego Obrigada!!!

  • @VANIAVIEIRA

    a esquerda figura 85, é o registro nº2 o da direita.

    Antonio filho legitimo de José Copido e Jesuina Leal registro de 16/01/1881 nascido 04/01/1881

    avos paternos Manoel Cardoso Copido e Rosa Pereira avos maternos Manuel de Brito São Miguel e Maria Leal

  • @Kleber Silva Aguiar vc é show ,parabéns e muito obrigado.

  • @danicrds é um averbamento que está a dizer que a primeira certidão do assento de batismo do Manuel foi passada no dia 1 de março de 1885, muito provavelmente é a data do passaporte dos pais.

  • @nunogomes Muito obrigada.

  • Pessoal, os arquivos encontrados no Fundo Paroquial dos Açores (http://culturacores.azores.gov.pt/ig/Default.aspx), devem ser solicitados em qual local? É possível solicitar pessoalmente?

  • @danicrds

    Os pedidos de emissões de certidões, quando devidamente identificadas, devem ser dirigidos às respetivas Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais, conforme a ilha, sendo:

    Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada | Endereço eletrónico: bpar.pdelgada.info@azores.gov.pt

    Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo - ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge | Endereço eletrónico: bparah.arquivo@azores.gov.pt

    Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça - Horta - ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo | Endereço eletrónico: bpar.horta.info@azores.gov.pt

  • Olá pessoal. Bom dia! @mabego @Kleber Silva Aguiar @nunogomes @CarlosASP

    Estou em busca da certidão de nascimento da bisavó portuguesa de um amigo, as informações que temos são as seguintes:

    NOME: Amelia Almeida 

    Natural de: Guarda ou Viseu

    Filiação: Antonio de Almeida

    Cônjuge: José Pereira Filgueira - Amélia de Almeida Filgueira após casamento.

    Não sabem data de Nascimento, mas ela tem uma filha que nasceu em Manaus/Amazonas em 31/07/1913, nome no registro de nascimento: Galterina Filgueiras, documento de identificação depois de casada como Gualterina Filgueira de Noronha

    Constituiu família em Manaus/Amazonas

    Só temos esses dados dela, se conseguirem nos ajudar com qualquer informação, qualquer ajuda é bem-vinda. Muito obrigada! :)

  • editado February 2023

    @RaphaelaAnunciação

    nome da mãe da Amélia?

    Como chegou na informação de "Guarda/Viseu"?

  • A Amelia teve uma filha, cuja certidão de nascimento consta o nome GALTERINA FILGUEIRAS, nascida em 31/07/1913, Manaus/AM, filha de Jose Pereira Filgueiras e Amelia Almeida, Avós Paternos: Abilio Tavares Filgueiras e Francisca Marques Guimarães, Avós Maternos: Antonio de Almeida (não consta o nome da avó materna). A informação de Guarda ou Viseu quem informou foi a família, porem não possuem nenhum documento que confirme.


    Desde já obrigada

    @mabego

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.