Tem como obter nacionalidade portuguesa, sendo neto de filha de Português, mas não registrada?

Olá.

A minha avó era filha de Português, mas não foi registrada. Todos da sua família sabem e a reconheceram como tal.

Sendo ela já falecida, eu como neto, posso de alguma forma obter a nacionalidade portuguesa?

Desde já obrigado.

Comentários

  • @Odair salvo melhor juízo, não teria como. Até poderia ser possível se a filha do português fosse menor de idade, uma vez que a Lei 37/1981 veda atualmente a nacionalidade para aqueles que forem reconhecidos na maioridade.

  • Sem contar que, a nacionalidade portuguesa pode ser concedida no máximo para netos caso a sua avó (filha de português) tivesse sido registrado, teria que pedir a nacionalidade através do seu pai/mãe (neto do português) em vida.


    Não é possível pedir diretamente para bisneto.

  • Mt obrigado pelas vossas respostas.

    Alguém me disse que se pedir o reconhecimento de paternidade para a minha avó, com três testemunhas que possam confirmar, e sua consequente nacionalidade, a partir de aí podia seguir o processo para o meu pedido também.

    Têm algum conhecimento se isto se confirma?

    Mais uma vez obrgd.

  • @Odair infelizmente não 😕 Como foi dito acima, atualmente a lei da nacionalidade só aceita reconhecimentos feitos na menoridade.

  • @Odair como eu disse anteriormente, a Lei 37/1981 veda atualmente a nacionalidade para aqueles que forem reconhecidos na maioridade.

    Dispõe o art. 14:

    Artigo 14.º

    (Efeitos do estabelecimento da filiação)

    Só a filiação estabelecida durante a menoridade produz efeitos relativamente à nacionalidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.