Dúvidas finais. Transcrição de casamento e retificação de documento antes da Atribuição.

Pessoal, fiz essas perguntas em um comentário de outro tópico, mas vou abrir este separado pois acho que não teve muita visualização.

O assento de batismo do meu bisavô chegou esta semana e já tenho a localização de todos os documentos necessários para iniciar o processo de atribuição do meu pai.

Se alguém puder ajudar, gostaria da opinião de vocês acerca das seguintes dúvidas:

1) Meu bisavô (Antonio Augusto Rocha, português, casado com uma brasileira) foi o declarante na certidão de nascimento da minha avó (Debbora Rocha) quando ela tinha menos de um ano. E meu avô (marido da Debbora) foi o declarante do meu pai. Acham indicado tentar a cidadania de neto sem fazer a transcrição do casamento do meu bisavô? Caso eu tente e caia em exigência o prazo que dão para ajuste é suficiente?

2) Nas certidões de casamento do meu bisavô e de nascimento da minha avó o meu biso declarou a idade que iria ter no ano em que fez os registros e não a idade que ele na verdade tinha. Ex: no casamento registrado em 23 de maio de 1900 consta 23 anos de idade, mas ele só iria fazer 23 mesmo em 11 de outubro de 1900. Alguém sabe se isso pode dar problema?

Muito obrigado

Comentários

  • @gcaraujo ,

    nao sei se voce ja obteve resposta mas estou respondendo aqui conforme minha experiencia:

    1) Meu bisavô (Antonio Augusto Rocha, português, casado com uma brasileira) foi o declarante na certidão de nascimento da minha avó (Debbora Rocha) quando ela tinha menos de um ano. E meu avô (marido da Debbora) foi o declarante do meu pai. Acham indicado tentar a cidadania de neto sem fazer a transcrição do casamento do meu bisavô? Caso eu tente e caia em exigência o prazo que dão para ajuste é suficiente? Não e necessária a transcrição no seu caso, apesar de que ninguém pode garantir 100% na maioria dos casos assim não foi necessária, e o prazo que eles dão e suficiente.

    2) Nas certidões de casamento do meu bisavô e de nascimento da minha avó o meu biso declarou a idade que iria ter no ano em que fez os registros e não a idade que ele na verdade tinha. Ex: no casamento registrado em 23 de maio de 1900 consta 23 anos de idade, mas ele só iria fazer 23 mesmo em 11 de outubro de 1900. Alguém sabe se isso pode dar problema? Não creio que isso será um problema.

    Boa sorte!

  • Ainda não tinha obtido resposta, @texaslady


    Muito obrigado pela sua opinião! Estou bem em cima do muro quanto ao caminho a seguir, mas acho que vou enviar sem a transcrição mesmo...


    Depois atualizo aqui com o resultado.


    Abraços

  • @gcaraujo ,

    eu faria isso. No seu caso não é necessária a transcrição.

    E mais, se você se sente inseguro, pode enviar o processo já e ir providenciando a transcrição com calma. Assim que você tenha o número do processo, voce pode adicionar a transcrição do casamento ao processo. Está levando no mínimo 1 1/2 para comecarem a analisar a documentação.

  • Boa! Perfeito

    Farei isso mesmo.

    Muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.