Como verificar se há algo errado no meu processo

Prezados, eu tenho um processo aberto para cidadania portuguesa de meu pai desde jan/2015. Como filho de pai e mãe portugueses, imaginei que não teria maiores problemas para ele obter a cidadania a partir dos dados de sua mãe. Como seu procurador, aproveitei uma viagem minha a Lisboa a trabalho para dar entrada no processo pessoalmente, entregando os documentos dele e de minha avó na Conservatória de Registos Centrais.

Porém, algum tempo depois, eu recebi um ofício informando que a cidadania só poderia ser confirmada através do envio da certidão de nascimento do pai dele, já que foi o pai que o registrou em cartório no Brasil. Bem, acontece que meu avô morreu quando ele ainda era criança e não tinhamos muita informação sobre ele.

Finalmente depois de muito procurar, achamos o registro do nascimento de meu avô. Solicitamos a certidão de nascimento dele e a enviamos por correio. Recebi confirmação de recebimento na data de 19/nov/2021.

Desde então nada evolui no processo. Todos os meus contatos são respondidos informando que a correspondência remetida foi recebida na Conservatória e que o processo em apreço se encontra em fase de análise superior, pelo que, logo que possível será informado do que se houver tido por conveniente.

Porém a situação no site é a seguinte:

"O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."

Como já se passou mais de um ano do recebimento da certidão, gostaria de saber se tem alguma outra maneira de buscar informações sobre o processo. Minha preocupação é que o processo tenha caído em alguma situação em que não esteja sendo avaliado e que seja indeferido por prazo excedido.

Agradeço qualquer ajuda. 🙏

Comentários

  • @André Ricardo

    vc tem a senha deste processo?

    Ligue, por skype, na linha de registro (considere o fuso horário)

  • @mabego, sim, eu tenho a senha. É no site com a senha que eu vejo o status "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento.".


    Eu liguei no início de 2022. Vou ligar novamente para ver se consigo uma informação diferente.


    Muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.