Não sei de que forma proceder
Bom dia, meu avô era Português e casou no Brasil com minha avó brasileira, o único documento que tenho é certidão de casamento brasileira deles:
Eu tenho provavelmente primos que ficaram com os documentos todos do meu avô e conseguiram tirar a cidadania mas minha familia não se fala então eu não faço ideia nem se realmente tiraram e além desse documento só sei que ele era da Ilha da Madeira.
Tentando encontrar algum registro Português dele na internet eu encontrei esse que acredito ser dele:
José da Silva Relva Junior, “Portugal, Registro Civil, 1437-2023” • FamilySearch
Porém há divergências, no nome do pai que eu acredito estar com erro de digitação e na data de nascimento que consta 1920 em Portugal e aqui 1928.
Tentando achar registros da vinda dele ao Brasil não consegui achar nada a respeito, apenas um registro dele no MyHerritage que provavelmente foram meus primos que fizeram:
Jose Da Silva Relva Junior - MyHeritage Family Trees - MyHeritage
Eu também encontrei a certidão de óbito do filho mais velho dele com a minha avó e na certidão consta o nome dele e da minha avó:
José Carlos Da Silva Relva, “Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012” • FamilySearch
Isso foi tudo que eu consegui encontrar.
Minhas dúvidas são:
1- Eu consigo algo com esses documentos?
2- Eu sei que pra eu tirar minha cidadania portuguesa eu precisaria transcrever esse casamento em portugal mas no caso dos meus primos já terem tirado a cidadania esse procedimento de transcrever o casamento já foi feito, correto?
Qualquer outra ajuda é muito bem vinda, muito obrigado!
Comentários
@yurirelva
Ano de nascimento: o erro pode ser de digitação na emissão da certidão de casamento; ou pode ser na leitura feita por computador do registro PT no FS (acontece muito).
Você pode pedir para destravar o arquivo do FS para ler o original do nascimento PT e ver se é 1920 ou 1928; seria muita coincidência ser outra pessoa nascida no dia 25 de abril também.
Para destravar, você pode ir num CHF do FS; aqui a lista:
https://www.familysearch.org/centers/locations/#
Ou pode tentar pela ajuda do chat do site. Também pode ser que alguém aqui também do fórum tenha acesso aos arquivos travados.
@yurirelva sendo 1920 ou 1928, o registro de nascimento dele estará no Civil Online. Peça uma certidão por lá e o resto você vai vendo que terá que ajustar, caso seja necessário.
https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO