Transcrição de Casamento Conservatórias

Pessoal, boa noite!

Minha cidadania saiu dia 29/12/2022 e agora preciso fazer a transcrição do meu casamento, que é recente. (02/12)

Minha dúvida é a seguinte: Eu posso pedir a transcrição direto por alguma conservatória de Portugal ou somente pelos consulados?

Muito obrigada!

Comentários

  • @Fe118 pode pedir por qualquer conservatória que faça transcrição.

  • @Destefano

    Boa Noite!

    Poderia me dar uma dica? Tem como eu saber se um casamento já foi transcrito em Portugal? Trata-se de um português e uma brasileira já falecidos, casaram no Brasil. Como eu poderia saber? Teríamos algum tipo de busca online?

    Agradeço a atenção

  • Bom dia. Já consegui minha cidadania portuguesa e já vou planejar o processo da minha esposa. Mas tenho algumas dúvidas:

    1) O tempo de seis anos de casamento com português conta a partir do momento que me tornei português ou a partir da data do nosso casamento no Brasil?

    2) Em a minha esposa se tornando portuguesa, ela perde algum direito brasileiro, como por exemplo, direito a aposentadoria?


    Obrigado antecipadamente pela atenção costumeira desse excelente fórum.

    Cordialmente,

    Carlos Affonso

  • Estou separando a documentação para fazer a transcrição do meu casamento no CRC, já que em Santos está demorando muito.

    Mas a minha certidão de casamento de inteiro teor e apostilada tem validade até 02/02/23, pois eu emiti o ano passado quando tirei a documentação para o processo de nacionalidade.

    Eu devo conseguir postar a documentação por DHL dia 27 ou 28/01/23, e segundo o DHL deve chegar no CRC do Porto em 4 ou 5 dias uteis, ou seja 03/02/23, então ela estará fora da validade de 1 menos de 1 ano.

    Então queria saber pelo conhecimento que teem será que o CRC vai aceitar ela ?? Ou nem adianta eu mandar e terei que providenciar outra ??

    Agradeço muito toda ajuda que estão me dando com as informações, estão sendo de grande valia.

  • editado January 2023

    @Cristina2022

    documentos apostilados não tem validade

  • @Cristiane_Marques Muito obrigada pela informação. Estava desesperada correndo contra o tempo.

  • Prezados tenho uma dúvida a respeito do pacto antenupicial. Na época eu e minha esposa casamos com pacto (separação total) mas ano passado modificamos o regime para comunhão parcial. Será que preciso enviar o pacto e, se sim, nosso casamento vai ser averbado como separação ou comunhão. Alguém sabe a respeito disso? Obrigado a todos

  • Boa tarde,

    alguém sabe dizer o que é mais rápido. Fazer a transcrição de casamento via consulado ou via conservatória?

  • @Angelita

    Mais rápido está sendo na CRC do Porto, em torno de 2 meses.

  • @Angelita, eu fiz a transcrição dos meu bisavós em Angra do Heroísmo e levou uns 15 dias depois da chegada dos documentos. Isso foi em agosto de 2022, mas tudo pode mudar.

  • Pessoal.. sabem dizer se o consulado de Portugal em Curitiba-PR, faz transcrição de casamento? Se sim, sabem dizer se vale a pena referente ao tempo de conclusão, se é bom ou se é melhor enviar para o consulado de Santos-SP.

    Moro em Colombo, região metropolitana de Curitiba-PR.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.