Caso confuso

Boa noite a todos!

Acho que achei a certidão de nascimentos dos meus bisavós. Em Lamego / Penajoia. Joaquim Bento Pedro e Maria de Almeira.

Digo "acho" porque tem muita coisa estranha.

As certidões de nascimento que achei na internet (Arquivo Distrital de Viseu) não batem com a de casamento aqui no Brasil. Como idade e nome/sobrenome.

A certidão de nascimento consta:

Bisavô: Joaquim Bento nascido em 1891, filho de filho de Jose Bento e Maguellina Roza.

Bisavó: Maria d' Almeida, nascida em 1980, filha de João Coelho d' Almeida e Maria Vitoria

A certidão de casamento (no Brasil) consta:

casaram em 1919, ele aos 24 ANOS e ela aos 25 ANOS.

1° ponto: 1919 - 1891 = 28 anos (bisavô) /// 1919 - 1890 = 29 anos (bisavó). Eles deveriam ter essa idade quando casaram e não 24 e 25 anos.

2° ponto: o sobrenome das 2 tetravós estão diferentes na certidão de casamento: MIGUELINA ROSA e Maria VICTORIA.

3° ponto: No documento da minha VÓ, consta que o nome dele é Joaquim Bento PEDRO e o dela é Maria de Almeida.

Achei a certidão errada ou será que está tudo errado mesmo?

registro nº55

PT-ADVIS-PRQ-PLMG17-001-0012_m0031.tif

registro nº86

PT-ADVIS-PRQ-PLMG17-001-0012_m0113.tif

Comentários

• Meu caso é parecido com o seu. Mas só há divergência no nome, as datas batem

Ocorre que meu bisavô português foi batizado em. 1862, Antônio. Filho de Maria, solteira. Avós: José João e Maria Cypriana.

Registro de passaporte: 1884. Já era Antônio Nogueira. Deus sabe de onde. Filho de Maria Cypriana.

Depois, casou no Brasil, idade e locais batem, em 1889. Só que quando começa a registrar os filhos, em 1915, já é Antônio Nogueira da Silva.

Sei que é a mesma pessoa. São muitas fontes e locais iguais. Mas ele "inventou" um Nogueira em Portugal e depois um "Silva" no Brasil.

Como resolve isso, gente?

Já encontrei todos os documentos. Só surgiu esse problema.

• @kyyozin

Tudo deve estar como o assento de baptismo português...

É comum este erro de datas e apelidos (99,9% dos documentos brasileiros apresentam divergências).

Precisa retificar as certidões brasileiras e pra isso os assentos devem vir apostilados de Portugal (sabe como fazê-lo?)

• @FernandaNR

esse Nogueira não é o padrinho? o apelido dos avós? verifique no assento de baptismo dele.

Eles adotavam apelidos que queriam, isso é um dos problemas que os requerentes enfrentam hoje...

Mas se resolve com retificação, a princípio. Precisa analisar mais o documento do português.

• @kyyozin não sei como fazer a retificação não, se puder me orientar, eu agradeço.

@mabego eu consegui encontrar o vínculo após 4h de buscas no CRAV ontem. Fiz uma planilha e passei um pente fino.

O meu bisavô, Antonio nasceu em 1862 (Nogueira no passaporte e Nogueira da Silva no Nascimento de meu avô no Brasil) é filho da Maria, nascida em 1836, que é filha da Maria Cypriana e do José João. Não se casou. Os pais da Maria Cypriana são José Gomes NOgueira e Cypriana MAria.

Acho que o problema agora é saber o que fazer com o Silva que ele assumiu com o nascimento dos filhos...

• @FernandaNR

Como está o casamento?

Como está o nascimento do seu avô (o brasileiro)?

Se vc quiser... pode mandar documentos (ou links) por mensagem...

• @mabego muito obrigado pelo retorno! uau! Consegue me orientar? O que tenho comigo são as fotocópias CARIMBADAS do livro de registos de batismo, que estão no Arquivo Museu Diocesano de Lamego.

• @mabego outra duvida, no registro do batismo, consta apenas o nome JOAQUIM. Pelo que vi em outras pessoas no mesmo livro, consta apenas o primeiro nome. E como fica a "comprovação" desse sobrenome?

• @kyyozin

São assentos de baptismo e devem estar em papel, certificados e em forma narrativa.

Para retificações, devem estar apostilados (o apostilamento é feito na procuradoria geral).

Nos assentos de baptismo constavam somente o primeiro nome, e são comprovados com as certidões subsequentes: casamento, nascimento de filhos...

Mas tudo deve estar de acordo com os documentos portugueses

• @mabego a certidão subsequente seria a de casamento dele, feita aqui do Brasil, e essa consta como Joaquim Bento. Mas no da filha dele consta como Joaquim Bento Pedro. Qual considerar?

• @kyyozin

a de casamento

• @mabego o casamento em 1889 consta Antônio Nogueira, assim como no passaporte. No registro de todos os filhos já consta Antônio Nogueira da Silva.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.