Imigrar para Portugal somente com assento português e certidão de casamento apostilada

Olá, pessoal! Estou com algumas dúvidas. Conseguem ajudar?

Meu marido e eu estamos com passagem de ida comprada pela TAP (voo direto) para fim de janeiro para Porto.

EU já sou cidadã portuguesa, mas não possuo o cartão cidadão nem o passaporte português. Li por aqui que, na imigração, eu posso passar normalmente pela fila de europeus tendo em mãos meu passaporte brasileiro + assento português + carta convite (de moradia). Essa informação ainda procede? A ideia é chegar lá e já providenciar o cartão cidadão, o passaporte, o NIF e tudo mais que for preciso.

ELE ainda não é cidadão português, e pretendemos pedir o reagrupamento familiar assim que chegarmos. Ele poderia passar pela imigração portando passaporte brasileiro + certidão de casamento apostilada + carta convite? Ou ele precisaria de algum tipo de visto? Ele pegaria a mesma fila que eu ou precisaria aguardar na de estrangeiros?

OBS.: Nossa transcrição de casamento foi encaminhada no final de setembro/22, mas ainda não tivemos retorno.

Desde já, muito obrigada!

Comentários

  • @PattyEvo

    Vc é cidadã portuguesa, é nacional e está entrando em seu país. Pode pegar a fila com seu assento de nascimento português.

    Seu marido pode passar com vc. Leve sua certidão de casamento em inteiro teor digitada apostilada. Depois faça o reagrupamento familiar.

    Tem quanto tempo de casada? tem filhos?

  • @mabego somos casados oficialmente desde janeiro de 2021 e não temos filhos, só estamos levando algumas malas e nossas duas gatas (que já estão passando pelo processo de documentação junto aos órgãos responsáveis).

  • @PattyEvo

    vai dar certo...

  • @mabego obrigada pela dica! Mais algumas dúvidas:

    1) Me disseram que agora a fila para cidadãos europeus em Porto possui uma catraca, onde basta apresentar o passaporte no leitor para passar. Sabe me dizer se isso procede? E se for assim mesmo, como passarei só com o meu assento? Precisaria acionar um funcionário?

    2) Caso a entrada do meu marido seja negada como meu acompanhante, ele poderia passar pela imigração e já comprar uma passagem de retorno para entrar como turista?

  • @PattyEvo

    seu vôo é direto?

    se não for, vc terá problemas...

    se for... vai sossegada, leve seu assento português, sua certidão de casamento em inteiro teor apostilada, passaportes e etc...

  • @mabego sim, voo direto de SP para Porto, pela TAP :)

  • @PattyEvo

    vá tranquila...

    boa sorte e boa viagem!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.