É possível solicitar a cidadania através da avó sem atualizar o estado civil da mãe?
Olá, como estão? Gostaria de iniciar o trámite para a cidadania, porém o estado civil da minha mãe em PT está como solteira e na minha certidão consta o nome de casada. Minha dúvida é: mesmo que eu inicie o trámite pela minha vó, devo atualizar antes o estado civil da minha mãe? Atualmente meus pais são divorciados e não tem como comunicá-lo.
Muito obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@vicfffferreira
quem foi o declarante de seu nascimento?
Ola @mabego, tudo bem?
Meu pai foi o declarante.
@vicfffferreira
"... estado civil da minha mãe em PT está como solteira e na minha certidão consta o nome de casada. Minha dúvida é: mesmo que eu inicie o trámite pela minha vó, devo atualizar antes o estado civil da minha mãe? Atualmente meus pais são divorciados e não tem como comunicá-lo."
mãe portuguesa casada no momento do seu nascimento e não declarou seu nascimento... vai ter que transcrever o casamento para perfilhar, já que foi seu pai o declarante...
o nome dela no seu RG está como? de casada ou solteira?
Olá @mabego!
Todos os meus documentos tem o nome dela de casada. Então mesmo que eu tente iniciar o processo pela minha vó tenho que atualizar o estado civil da minha mãe, correto?
@vicfffferreira
sim, já que vai chegar em vc.
Transcrever o casamento dela e depois homologar este divórcio em Portugal com advogado português.
@mabego Quando a gente faz a cidadania como neto, pulamos uma geração, certo.
Mesmo assim precisamos fazer a transcrição do casamento do filho(a) do português?
@PatDantas você não pula uma geração, mas sim você pode requerer pulando uma geração, mas o estabelecimento da filiação, em todas as gerações do Portugues até você devem ser estabelecidas. A questão é que a filha do português não foi a declarante no seu assento. Por isso precisa fazer essa transcrição. E não precisa divorciar para pedir a sua nacionalidade. Essa incumbência é da sua mãe e ela pode fazer isso no futuro.
@PatDantas
só se transcreve casamento de portugueses
@mabego mas a mãe dela é portuguesa. O ponto é que ela queria fazer a dela sem à necessidade de ter que transcrever o casamento da mãe
@Destefano
li isso "Mesmo assim precisamos fazer a transcrição do casamento do filho(a) do português?" e entendi que o filho do português é brasileiro...
@mabego, entendi. Eu estou considerando a autora do tópico, como se a @PatDantas estivesse tentando ajudar a @vicfffferreira. Porque o tópico só faz sentido em sendo possível a transcrição, porque se não for possível a transcrição, meio que o tópico perderia sua razão. E a linha a ser seguida era apresentar a certidão de casamento dos pais não portugueses.
@Destefano
aí sim... lendo os comentários anteriores e no caso da @vicfffferreira segue-se seu raciocínio