É possível enviar os documentos para naturalização enquanto corre a Transcrição de casamento?

Bom dia, colegas, enviei documentos para solicitar uma Transcrição de Casamento no Consulado de Santos, mas isso já fazem 90 dias e até agora não tenho nenhum retorno, na época disseram que o prazo era de 2 a 4 meses (o pessoal que enviou na mesma época que eu recebeu entre 50 a 75 dias), mas ao entrar em contato com eles, me informaram que o prazo agora é de 4 a 6 meses.

Minha situação é a seguinte: tenho já toda a documentação e taxa paga para processo de meu pai como neto de portugueses, mas enroscou pois precisei buscar documentos e requerer a Transcrição do casamento. Mas meu pai está em uma situação crítica de saúde (cancer). Um colega do forum comentou há algum tempo que eu poderia enviar os documentos para Portugal para dar entrada no processo de naturalização dele, enquanto a Transcrição corre em paralelo, na época não levei isso em conta pois, ao que parecia, as Transcrições feitas em Santos eram rápidas. Mas agora, como a coisa está demorando demais, estou pensando nessa possibilidade... queria confirmar se seria possível enviar mesmo os documentos e formulário pra iniciar o processo de meu pai, e, pra quem já fez dessa forma, como enviaria depois a cópia da Transcrição, bem como os outros documentos que estão com o Consulado em Santos? (no caso, as Certidões de Nascimento dos meus bisavós, que eram necessarias para a Transcrição do Casamento).

Grata se puderem ajudar com qualquer informação!

Comentários

  • Pode sim, o máximo que pode acontecer é o conservador exigir a transcrição que você poderá mandar em um momento posterior.


    Aproveite e faça um pedido de urgência devido a saúde do Requerente (comprovando com laudo, exames e etc)


    Para anexar a transcrição posteriormente, basta fazer um requerimento simples indicando o número do processo e o requerente.

  • @Mojavesp

    depende...

    quais documentos estão "presos" nessa transcrição de casamento?

    (eu não faria isso, eu esperaria)

    Eu já te aconselhei várias vezes a pedir "urgência" com laudos e etc...

    Vc já pediu "urgência" nessa transcrição de casamento? Enviando os laudos e explicando a situação para o consulado de Santos? envie para Santos com cópia ao cônsul...

    Eu tive problemas com o consulado e resolvi a questão assim...

  • editado December 2022

    @mabego infelizmente não tive como fazer laudos, meu pai está em situação crítica e abriu mão de tratamento. Um colega aqui do forum tinha comentado há algum tempo em deixar a Transcrição correr em paralelo, mas como a maioria das Transcrições ficava pronta com rapidez em Santos, achei melhor esperar e enviar tudo junto Mas, com essa demora, resolvi pensar a respeito, mas lembrei que as Certidões dos meus bisavós estão em Santos, então o risco de cair em exigencia é muito grande, não sei se seria viável.

  • @Mojavesp

    como te disse: eu esperaria a transcrição.

  • @mabego obrigada, vou esperar então.

  • @Mojavesp eu no seu caso, iria já ao cartorio com o seu pai assinar o formulário 1D e enviar se possivel com laudos o processo dele como neto. Quando o processo de neto estiver numerado daqui ns 4 meses, vc pode enviar logo junto uma certidão de transcrição do casamento do português. Pergunto a certidão do portugues foi passada por um arquivo distrital ou por uma conservatória? É que se foi passada por uma conservatoria ela está informatizada num sistema que o conservador que pegar o processo do seu pai vai ter acesso à transcrição do casamento porque o mesmo vai ser averbado pelo consulado de santos. PS1 Faria tb no cartorio uma procuração do seu pai para vc, para conseguir juntar qualquer documento que eventualmente um conservador exija

  • @nunogomes,


    Estou com o mesmo problema do @Mojavesp, no meu caso minha mãe (neta) já é de idade, estou com toda documentação pronta inclusive com o requerimento assinado e apostilado, e a taxa paga. Estou aguardando o retorno da transcrição do casamento para juntar no processo e enviar para Conservatória Central em Lisboa. No meu caso, tenho todos os documentos, menos a transcrição que iria utilizar para fixar os sobrenomes dos meus bisavós (ambos portugueses). Tem um grupo no Telegram de Cidadania Portuguesa, lá me aconselharam fazer o que você falou, enviar toda a documentação que tenho, e daqui 4 a 6 meses quando sair o número do processo, enviar uma petição requerendo a juntada da transcrição e da procuração. Enviei a transcrição de casamento e chegou em Santos dia 19/10, quando enviei, estava levando de 2 a 4 meses para ficar pronta, agora estavam falando de 4 a 6, e ontem liguei no escritório consular me falaram que agora começaram a receber transcrições de todo o Brasil, e o prazo de 6 meses possivelmente vai aumentar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.