Certidão de nascimento de 1904 no então Distrito Federal

Boa noite,

Eu e minha esposa estamos auxiliando meu sogro, neto de Português, na procura pelas certidões de seus antepassados para solicitação da cidadania portuguesa. Até o momento sabemos onde estão as certidões de sua mãe brasileira e seu avô português, mas não temos muitas informações sobre sua avó brasileira Maria Rosa (ou Roza) Machado. As informações que encontramos sobre ela constam em sua certidão de casamento que encontramos no FamiliySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-33J6) e são as seguintes:


- Nascida no dia 16 (possivelmente/não consegui entender totalmente a escrita) de março de 1904 no então Distrito Federal.

- Filha de João Terto (?) Machado e Maria Rosa (ou Roza) Machado.

- Casada em 19/04/1924 com o português Gaspar Coelho Pinto, do qual já encontramos as demais certidões necessárias.


Procuramos pela certidão de nascimento de Maria, a qual precisamos para a averbação de seu casamento com o português Gaspar, no FamiliySearch e sites similares e infelizmente não encontrei nada. Alguém poderia nos dar alguma dica sobre onde e como encontrar a certidão em forma digital ou o cartório onde possamos solicitar a mesma?


Feliz restante de Natal a todos e obrigado desde já.

Lucas

Comentários

  • @lucasoliveira, foi o português Gaspar, que registrou a mãe do seu sogro, no primeiro ano de vida dela? Se sim, não precisa transcrever o casamento e por isso tb não precisa do assento de nascimento da mulher do português.

  • Olá, @nunogomes. Obrigado pela resposta. A informação que tenho é que a avó de meu sogro, Maria, registrou sua mãe. Sendo assim, acredito que precisaríamos das certidões.

  • editado January 2023

    @lucasoliveira

    Lendo o casamento, me parece que o sobrenome do pai de Maria Rosa é Dutra Machado. Compare como o escrivão escreve o "d" em Dutra e em "Distrito Federal". Em outras palavras, ele escreve o "d" de outra maneira.

    Acho que é essa pessoa aqui nessa árvore, com uma inversão do sobrenome. Seu sogro ou alguém da família poderia confirmar se a avó Maria tem irmãos de nome João e Virgínia, que viveram até por volta de 1960:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GNN4-HDB

    A data de nascimento dessa pessoa aparece como 18/03/1905 - não seria a primeira vez que a data de nascimento aparece com algum erro na certidão de casamento. E, como acontecia à vezes no Rio de Janeiro nessa época (aconteceu com antepassados meus), o registro de nascimento dessa Maria só vem com o prenome Maria - sem sobrenome definido (igual aos batismos).

    Olhe também o batismo de Maria nas fontes do link acima; o padrinho é Antonio Coelho Pinto.

    No casamento de Gaspar Coelho Pinto e Maria em 1924, uma das testemunhas também é Antonio Coelho Pinto, viúvo de 56 anos; dá para ver a assinatura dele.

  • @CarlosASP

    Conferi com a documentação restante que já havíamos encontrado e de fato se trata da certidão que buscamos. Muito obrigado pela resposta!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.