Atribuição de nacionalidade para neta com mãe já falecida registrada com 24 anos de idade

Gostaria de solicitar a ajuda das pessoas atenciosas desse fórum para me tirar uma dúvida se fosse possível:


Minha avó era filha de português.

O pai dela (que veio para o Brasil com 6 anos de idade) somente se registrou com mais de 60 anos de idade (ele mesmo foi o declarante) e declarou que havia nascido no Brasil. No momento do registro ele incluiu um sobrenome que não consta no registro de português dele em que constam como pais João Alexandre Ribeiro e Maria Roza Ribeiro (nao sei se Serra era o nome de solteira da mãe dele).

Dúvida 1: Isso (declaração de que ele era brasileiro e divergência em um sobrenome da mãe) vai impedir a obtenção da nacionalidade da minha mãe que é neta mesmo eu tendo a certidão portuguesa dele?

Eu não tenho a certidão de casamento nem a de óbito do meu bisavô (português) e olhei na certidão de nascimento da minha avó (filha) e verifiquei que ela só foi registrada quando tinha 24 anos de idade porque precisava de documento para casar.

Dúvida 2: Esse registro de nascimento dela só quando ela já tinha atingido a maioridade pode atrapalhar o pedido da minha mãe (neta), mesmo que o meu bisavô (português) tenha sido o declarante do registro?

Dúvida 3: E se o meu bisavô (português) não foi o declarante do registro da minha avó (filha) eu posso suprir essa questão juntando a certidão de casamento dos meus bisavós (português e brasileira) pais da minha avó (filha) caso eu encontre esse documento?

Dúvida 4: eu preciso juntar a certidão de óbito do meu bisavô?

Dúvida 5: Eu preciso averbar o casamento e o óbito da minha avó no registro de nascimento dela?

Obrigada desde já

Comentários

  • Tenho um colega que o processo dele caiu em exigência, ele tem o assento de nascimento do pai dele que é português, foi declarante na certidão dele mas falou que era Paraense e ainda colocou um outro sobrenome no nome dele , e assinou na livro de registro com esse outro sobrenome, que ele incluiu mais um nome que era da mãe dele .O processo dele caiu em exigência e agora ele tem que provar que é filho do pai dele português.

    O cartório daqui falou que é quase impossível alterar o livro ele vai pra justiça, pois no atestado de óbito dele está o nome dele ( filho) .

    Falei que era melhor ele pensar se valia a pena tudo isso já que está morando em Portugal, talvez tirar a cidadania por tempo de residência seria mais fácil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.