Processos de Atribuição

Boa tarde, por favor, estou entrando com o processo de atribuição para neto sozinha, e gostaria de saber se poderiam me ajudar, por favor, pois tenho as seguintes dúvidas:

Encontrei a certidão de batismo da minha avó, pois minha mãe que é filha dela, já faleceu.

Porém consta que foi batizada em 15 de fevereiro de 1893, com o nome de Maria de São José, o nome do pai é Manuel de Carvalho e Maria Amélia, na certidão de batismo em Portugal.

Porém na certidão de casamento dela no Brasil consta que ela nasceu 3m 19 de março de 1894 e esta com o nome de Maria José Carvalho e os nomes dos pais: Manoel Santos Carvalho e Amelia Costa Carvalho.

Minha dúvida é : terei que retificar o nome dela na certidão de casamento e dos pais dela, e a data de nascimento também ?. Se sim, será que poderei fazer direto no cartório ou com a presença de advogado?.

Outra dúvida é onde posso procurar em Portugal, se houve, a transcrição do casamento dela? (Uma vez que ela se casou com meu avô que era brasileiro, e quem declarou o nascimento da minha mãe foi meu avô, e pelo que li aqui no fórum, terei que transcrever o casamento dela em Portugal ).

E se não foi transcrito, onde poderei pedir em Portugal a transcrição?

Por favor, se alguém puder me ajudar, fico imensamente grata.

Comentários

  • editado December 2022

    @ElieneGil

    Terá que retificar todas as certidões subsequentes de acordo com a certidão de Portugal.

    Vc deve pedir o assento dela em forma narrativa, em papel e certificada. E além disso, deve estar apostilada para que vc consiga retificar no Brasil. O apostilamento é feito na Procuradoria Geral e o pedido do assento é feito no Arquivo Distrital.

    Vc pode tentar retificar direto no cartório apresentando o documento português nos moldes acima.

    Só depois de retificar tudo, vc poderá pedir a transcrição de casamento. Consulado não transcreve com erros de dados.

  • Boa tarde @mabego , e como eu faço isso online estando aqui no Brasil , sei que é no Arquivo Distrital da guarda, eles fazem o apostilamento lá, ou terei que fazer em outro lugar, poderia por favor me orientar como proceder. Muito obrigada.

  • @ElieneGil

    A procuradoria Geral do Porto, apostila documentos emitidos pelo Arquivo Distrital da Guarda.

    Vc deve combinar isso ao mesmo tempo com os dois órgãos, com o arquivo distrital da Guarda através do CRAV (coloque o endereço da Procuradoria Geral nas observações (depois de ter falado com a mesma por email) para que eles enviem o documento para lá e não para vc no Brasil) e com a Procuradoria Geral do Porto.

    Neste email abaixo, onde eles te enviarão orientações e um formulário a ser preenchido:

    porto.pgd@tribunais.org.pt


    1. Pague ao Arquivo distrital a reprodução do documento e o envio à procuradoria Geral.
    2. Pague à procuradoria Geral o apostilamento e o envio para seu endereço no Brasil.


  • aluspe16aluspe16 Member
    editado December 2022

    Boa tarde .

    Já tenho a transcrição de meu casamento pelo consulado RJ.

    Como proceder para o pedido de cidadania @mabego ?

  • @aluspe16

    já tenho a transcrição de meu casamento pelo consulado RJ. então vc já é português?

    Como proceder para o pedido de cidadania ? mas vc já não é português, já que transcreveu seu casamento?

  • @mabego Muito obrigada pela ajuda@mabego . Um forte abraço!

  • Tenho outra dúvida, e não sei se cabe aqui, minha filha pediu no CEPESE.PT , informações sobre o passaporte do pai da minha avó Manuel de Carvalho, porque conseguimos localizar o ID no site, ela pagou 15 euros, e enviou o comprovante na quarta-feira passada, e na quinta-feira perguntou se receberam, eles informaram que não haviam recebido, e ela reenviou o comprovante de pagamento, mas até agora eles não respondem mais o e-mail, alguém pode me orientar como proceder por favor. Teria algum outro lugar onde posso encontrar informações do passaporte com o ID. Muito obrigada.

  • Gente, me ajude. Dei entrada no processo de atribuicao para minha mae, acompanhei todas as fases e ja estava na ultima aguardando expedir ja...Entao falaram aqui que era so aguardar chegar o doc por correio, mas n chegou nada. Como naquele momento eu nao ia ter como dar continuidade eu deixei pra la, e pensei que quando eu quisesse era so pedir depois a certidao online dela. Mas eu nao consigo pedir pq nao tenho os dados novod dela como portuguesa e quando digito a senha do processo diz que nao tem nenhum processl ativo com esse numero. Foi no inicio do ano o processo...E agora o que eu faco?

  • editado December 2022

    @thaiaga você não precisa do número do processo e nem do assento para pedir no civil online... É só digitar os dados obrigatórios minimos que chega, como nome, nome dos pais, data de nascimento etc.

    Fica pronto no dia útil seguinte no máximo

  • @Yuri_ Entao, eu fiz isso mas coloquei requerendo de terceiros, como estou vendo pra minha mae...Mas ai pede o local de nascimento, botei Brasil mesmo..Mas e agora? Vai vir a certidao dela como brasileira ou ja a nova como portuguesa com numero do assento e etc?

  • Alguem poderia me ajudar?

  • @thaiaga

    "entao, eu fiz isso mas coloquei requerendo de terceiros, como estou vendo pra minha mae...Mas ai pede o local de nascimento, botei Brasil mesmo..Mas e agora? Vai vir a certidao dela como brasileira ou ja a nova como portuguesa com numero do assento e etc"

    coloque minha (como se ela estivesse pedindo)

    Selecione Brasil... que vai sumir as informações de distrito, concelho e freguesia...

    Preencha os obrigatórios, com asteriscos

    Vai receber o código da certidão portuguesa...

  • @mabego gratidao

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.