Ajuda com Busca de Certidão

Olá,

Estou precisando de ajuda para buscar a certidão dos meus bisavôs.

Minha avó eu tenho todas as certidões. Agora preciso a dos meus bisavós. Eu não tenho nenhuma data deles (nascimento, casamento, óbito). A única coisa que sei que eles faleceram em São Paulo - SP e descobri pela certidão da minha avó que eles casaram em Regente Feijó - SP. Estou tentando pegar algum documento no Brasil para descobrir a data de nascimento deles e pegar a certidão de nascimento em Portugal.

Nome Bisavô: Jose Victorino.

Nome Bisavó: Josepha Roberto.


«1

Comentários

  • @rafaelsmartinez a certidão breve relato que vc tem um erro, o nome que está no assento da avó paterna é carlota maria, mas no geral vc deu muita sorte com essa certidão ela contem muitos dados, incluive a naturalidade dos pais, com o concelho e o distrito, vc é um sortudo.

    Segue aqui o cartão de imigrante do pai da angelina, que no Brasil utilizou o nome josé victorino filho (usou filho para se distinguir do pai)

    Nasceu a 6 de fevereiro de 1912, pelo que vc pode pedir o assento dele no civilonline, mas terá que usar um truque, terá que por no formulário que ele nasceu a 6/2/1923 e nas observações escreve que a data certa é 6/2/1912, isto pq o site n aceita por defeito registos c mais de 100 anos, na freguesia de caria, concelho de belmonte distrito de castelo branco. tem que pagar 10 eur com cartão visa

  • Pessoal, consegui achar seguindo algumas dicas do fórum. Entrei no FamilySearch que eu já tenho cadastro e procurei pela cidade e achei vários registros do cartório de Regente Feijó e lá encontrei a certidão de casamento. Não sei como encerrar a discussão, mas estou colocando aqui o meu relato que deu certo, obrigado.

  • @rafaelsmartinez segue as costas do titulo de estrangeiro da irmã do seu bisavô, Emília de Jesus. Assim fica a saber que os seus trisavós tiraram o passaporte 3986 emitido pelo Governo Civil de Lisboa no dia 27 de Outubro de 1925 e chegaram aos Brasil, no porto de santos no dia 1/12/1925, vieram todos legalmente para o brasil pois tinham visto passado pelo consulado do brasil em Lisboa no dia 28/10/1925

  • editado December 2022

    @rafaelsmartinez Já sobre a sua bisavó Josefa Roberto:

    Tem ai quase tudo, data de nascimento, data do casamento, e até um detalhe curioso, consta que quando ela casou com José Vitorino Junior, em 29/4/1933 passou a assinar Josefa Roberto Matias.

    Vc tem que achar esse casamento, pois aqui no cartão não diz em que cartório foi.

    O assento de batismo dela não foi feito em 18, já que ela nasceu mesmo no fim do ano (dia 10/12) por isso ela deve ter sido batizada em janeiro/fevereiro de 1909 e esses livros ainda estão na conservatoria do Fundão, pelo que terá de pedir pelo civilonline tb tal como o do seu bisavô

    Civil Online (mj.pt)

  • @nunogomes muito obrigado por encontrar esse documento. Eu tbm consegui achar a certidão de casamento deles e lá tbm está o nome que deveria ser, Carlota Maria.

  • @nunogomes


    Eu achei, eles casaram em Regente Feijó. Muito obrigado pela ajuda. @nunogomes uma dúvida, vc falou que tem como tirar a certidão pelo civilonline, mas esse documento serve para dar entrada na cidadania? Porque eu sei que ele é digital né, ou tem como pedir para enviar a original para o Brasil?

  • editado December 2022

    @rafaelsmartinez vc tem que pedir os assentos dos seus Jose vitorino e da maria josefa, para transcrever o casamento deles no consulado de Santos, uma vez que eles os dois eram portugueses e casaram no Brasil é obrigatório transcrever o casamento deles.


    Depois para o processo de cidadania, só precisará de um deles, pode ser o do josé como o da josefa, normalmente as pessoas escolhem o do pai, sobretudo se foi ele que declarou a angelina. No seu caso, acabo de ver quem nem foi o José nem a Josefa que declarou a Angelina, pelo que sempre seria obrigatório transcrever o casamento deles para provar a filiação paterna e materna

  • @rafaelsmartinez estou a ver um possível problema: Mas agora tem que aguardar pelas certidões portuguesas, como o José nasceu em 1912 é provavel que já venha com nome e sobrenome e vc terá de ver se coincide que o que está no casamento José Vitorino Matias, porque se não for, vc vai ter que retificar o assento de casamento. E o assento de nascimento da Angelina então tem dois erros, o nome do pai e o nome da mãe, estão incompletos, faltando o Matias

  • @nunogomes já solicitei as certidões, vc sabe se caso tiver que retificar as certidões é muito complicado?

  • @rafaelsmartinez solicitou que certidões as de nascimento do José e da Josefa? As que poderão estar mal sao as brasileiras, porque as portuguesas são as de nascimento pelo que estão quase sempre certas. Espere primeiro pelas duas certidões de nascimento deles, depois vemos como deve proceder

  • @nunogomes sim, já solicitei as duas, assim que eu receber eu coloco aqui, muito obrigado pela ajuda!

  • @nunogomes acabei de receber a certidão da minha bisavó, porém o nome está diferente e a data de nascimento tbm.


  • @rafaelsmartinez aguarde para receber o do José, mas já há uma certa divergencia na idade da Josefa em relação ao casamento

  • @rafaelsmartinez o nome da sua avó não tem divergência Josefa e Josepha é a mesma coisa, porque no princípio do século escrevia-se com PH. Como Filipe Felipe ou Philipe é tudo a mesma coisa e os conservadores não consideram divergencia. Não tem os apelidos porque apesar da sua avó ter certidão de nascimento ela foi feita com base em assento de batismo e até 1911 as crianças só recebiam o primeiro nome, o apelido só se fixava com o casamento, ou no caso dos solteiros, com o assento de óbito ou documento de identificação tipo passaporte ou bilhete de identidade. No caso da sua bisavó vai se fixar quando vc transcrever o casamento deles

  • Tem ai o registo de passaporte dos seus ascendentes

  • @nunogomes entendi, vou esperar do meu bisavô então, obrigado pelo esclarecimento.

  • @nunogomes Desculpe pertubá-lo mas vi que voce conseguiu ajudar o Rafael e queria ver se teria como me ajudar também. :) Estou a procura da certidão de nascimento do meu pai e ela se encontra no 11 RCPN cartório do Rio de Janeiro mas não tenho informações do numero das folhas etc. Já tentei contato com o cartório por email e telefone mas tive azar de cair no pior cartório do Rio. As reviews no google sobre o cartório são desanimadoras. Será que voce teria como me ajudar com as informações abaixo?


    Luiz Kleber Hollinger da Silva

    11 RCPN Rio de janeiro

    data de nascimento: 26/08/1947

    Filiação: Waldir Hollinger da Silva e Ladislava Kornalewski da Silva


    Obrigada pela atenção!

  • @flahol vou chamar aqui o @CarlosASP e o @Guilherme Moreira e @mabego pois eles percebem melhor da busca por assentos brasileiros.

    Porque vc sabe que foi na 11º RCPN?

  • @flahol

    @nunogomes

    @Guilherme Moreira

    @CarlosASP

    um irmão...

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSB7-Z9TF-5?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VJT-CCLF

    O kleber deve estar neste mesmo cartório. Só não consegui localizar pois os arquivos estão fora de ordem

  • @flahol sabe uma possibilidade, o Sr. Kleber ainda é vivo? Consegue saber que escola ele teve? Pode ainda ter lá arquivada certidão de nascimento e ai saberia o numero do assento e a data do registo

  • @flahol

    Olhando o registro que a mabego achou, dá para ver que foi Inhauma, que é realmente 11 RCPN. Inhauma tinha a sede e mais 2 sucursais; isso quer dizer que, para a mesma data, há 3 livros diferentes.

    Supondo que a família não tenha se mudado e que o registro foi feito logo após o nascimento (como o irmão Wagner), aqui estão os possíveis registros dessas datas em cada uma das 3. Estão no Arquivo Nacional, o Family Search copiou e indexou isso, mas não sei se tudo, E a indexação, especialmente para nomes "difíceis", pode ser muito falha. Cada livro desse tem a imagem de 200 certidões.

    http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_16/FIH/LTN/0041/BR_RJANRIO_16_FIH_LTN_0041_d0001de0001.pdf

    http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_16/FIHB/LTN/0097/BR_RJANRIO_16_FIHB_LTN_0097_d0001de0001.pdf

    Para essa sucursal um livro acaba bem no fim de agosto, então vão 2:

    http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_16/FIHS/LTN/0154/BR_RJANRIO_16_FIHS_LTN_0154_d0001de0001.pdf

    http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_16/FIHS/LTN/0155/BR_RJANRIO_16_FIHS_LTN_0155_d0001de0001.pdf

    Se o registro demorou mais a ser feito, a dificuldade da busca vai aumentando em proporção a esse atraso.

    Outra coisa para tentar. Entre 1940 e 2012, havia a 12a circunscrição, com as áreas de Irajá/Penha, de Madureira, Jacarepaguá e Barra. Com a reforma de 2012, Irajá/Penha e Madureira foram para o 11 RCPN também; Jacarepaguá para o 6 RCPN e Barra para 12 RCPN. Veja a tabela:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg

    Essa tabela não contempla as mudanças implementadas no fim de 2021, Aí a parte de Irajá/Penha foi para o novo 15 RCPN:

    "O 15º Registro Civil, criado a partir de um desmembramento da área do 11º Registro Civil, funcionará no Penha Shopping, na Av. Brás de Pina, nº 150. O cartório abrangerá atendimentos dos bairros de Vila Kosmos, Vila da Penha, um trecho de Vicente de Carvalho, Penha Circular, Penha, Brás de Pina, Vista Alegre, Cordovil, uma parte de Colégio, Irajá, Parada de Lucas, Vigário Geral, Jardim América, Acari, Parque Columbia, Pavuna e Olaria."

  • @nunogomes

    @Guilherme Moreira

    @CarlosASP


    Muito muito obrigada pela ajuda de vocês. Olhei todos os links e infelizmente não encontrei a certidão dele. Respondendo a pergunta do @nunogomes meu pai é falecido e sei que estudou na escola estadual Dom Pedro II. Eu imagino que o registro dele esteja nesse cartório pois minha avó morava nessa região quando meu pai nasceu. E tanto o Wagner que é o irmão mais velho quanto o Marcos que é o irmão mais novo foram registrados nesse mesmo cartório de Inhaúma. Tenho a certidão de ambos e o Wagner foi registrado no mesmo dia do nascimento e o Marcos foi registrado 5 dias após o nascimento. Imagino que não tenha sido muito diferente com o registro do meu pai. Vocês saberiam me dizer se o arquivo nacional teria cópia física de todos os registros desse cartório? Vi que eles tem atendimento online.


    Mais uma vez muito obrigada pela ajuda e atenção.

  • @flahol

    não existe a possibilidade de vc ir direto no cartório pessoalmente?

    seria certeiro, penso eu...

  • @nunogomes

    @Guilherme Moreira

    @CarlosASP


    Muito muito obrigada pela ajuda de vocês. Olhei todos os links e infelizmente não encontrei a certidão dele. Respondendo a pergunta do @nunogomes meu pai é falecido e sei que estudou na escola estadual Dom Pedro II. Eu imagino que o registro dele esteja nesse cartório pois minha avó morava nessa região quando meu pai nasceu. E tanto o Wagner que é o irmão mais velho quanto o Marcos que é o irmão mais novo foram registrados nesse mesmo cartório de Inhaúma. Tenho a certidão de ambos e ambos foram registraapós o nascimento. Imagino que não tenha sido muito diferente com o registro do meu pai. Vocês saberiam me dizer se o arquivo nacional teria cópia física de todos os registros desse cartório? Vi que eles tem atendimento online.


    Mais uma vez muito obrigada pela ajuda e atenção.

  • @mabego Não moro no Rio. Já tentei contato por telefone e e-mail diversas vezes e eles não retornam. As reviews desse cartório não poderiam ser piores. Vi várias reviews dizendo que o atendimento presencial é péssimo e que eles muitas fazem a pesquisa de má vontade e dizem que não encontraram o documento.

  • @flahol

    O que o AN tem é o que te mandei. Eles tem muitas, mas não todas, cópias das certidões do atual município do Rio de Janeiro entre mais ou menos 1929 e 1960. O que eles tem foi digitalizado e aparece nesses PDFs que mandei. Os livros de registro em si não saem dos cartórios. O que o AN tem são os chamados "livros talão", que são outra coisa, mas fornecem a informação exata de data, número, folha e livro do registro (são como um espelho da certidão que é emitida).

    Você sempre pode acessar online o site do SIAN e navegar por lá para achar outros livros iguais. Busque uns tutoriais na web. O chato é que o site é muito instável, trava toda hora. Quando dá sorte de funcionar bem, sugiro baixar vários livros (como esses PDFs que mandei) e depois consultar com calma o conteúdo - para aproveitar antes do site travar de novo.

    https://sian.an.gov.br/sianex/Consulta/login.asp

    Se Luiz não aparece nesses livros, então ele não deve ter sido registrado nesse local, caso a família tenha seguido o padrão de registrar dias após o nascimento,

    Dou o exemplo de minha família: morou sempre no mesmo lugar, todos na mesma escola etc. Metade dos filhos foi registrado num RCPN e metade em outro - só soube disso quando comecei a juntar a papelada para a família toda para cidadania. Pois nascemos em hospitais diferentes, não muito longe um do outro, mas que acabavam por estar em áreas de jurisdição de RCPN diferentes. Será que alguém sabe em que hospital cada um nasceu?

    Por isso mencionei o histórico dos cartórios na região; pode ter sido registrado em um deles.

    Infelizmente, essa região da ZN e ZO é bem complicada, pois teve uma explosão demográfica no século XX que causou esse monte de mudanças nas jurisdições dos cartórios.

  • Boa tarde @nunogomes,

    Sobre a pesquisa do meu bisavô, eu tive retorno e não acharam a certidão dele, qual o próximo passo que eu poderia tentar?


  • editado February 2023

    @rafaelsmartinez mas esse e-mail já é do início de janeiro. Vc tem que responder e pedir que vejam então em 1911 e em 1914. Diga que no assento de casamento consta que ele nasceu a 6/2/1912 mas que na altura era normal divergências na idade, às vezes de anos, tanto para mais como para menos.

    Anexe o casamento dos seus bisavós.

    Sua bisavó "rejuvenesceu" 5 anos entre o casamento e o nascimento (no casamento está 1908 e no nascimento 1903) ora com o seu bisavô pode ter acontecido o mesmo!

    Informe que ele era natural da freguesia de caria, e que pode ainda ter sido batizado/registado entre 1906 1914!

  • Vou responder o e-mail @nunogomes, obrigado!

  • @CarlosASP Boa tarde. A transcrição de casamento de meus avós, acabou de ficar pronta e não demorou nem um mês para ser concluída. Foi dada entrada pela Conservatória de Vila Nova de Gaia. Agradeço muito pela ajuda e orientação que vocês me deram.

    Estou em busca da CERTIDÃO DE CASAMENTO de meus pais, para dar continuação na nacionalidade. Já encontrei os outros documentos, e só me falta este. Peço ajuda de vocês e desde já agradeço.

    CERTIDÃO DE CASAMENTO

    WALTER DE OLIVEIRA E NEUZA DO CARMO OLIVEIRA (eram moradores do bairro do CAJU)

    O casamento parece que foi em 1954

    Pais do Walter: ROBERTO DE OLIVEIRA E MARGARIDA DE SOUZA OLIVEIRA

    da Neuza: JOÃO LOPES CORREA E JOAQUINA DO CARMO CORREA

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.