Busca por Assento do avô Português (1903)

Olá pessoal, tudo bem? @guimoss @mabego @nunogomes @Admin

Sou novo aqui no fórum, e gostaria de pedir uma ajudinha á vocês, se possivel. Eu estou tentando localizar o registro de batismo do avô português de meu pai há cerca de 1 ano porém ainda sem sucesso nessa dura tarefa. Na busca por alguma luz nessa jornada encontrei o fórum Cidadania Portuguesa com muitos relatos positivos nessa tratativa.

Poderiam por favor me ajudar, de alguma forma, nessa busca pelo assento?

Os dados que tenho seriam da certidão de casamento e registro de óbito:

-Nome (avô português): Manuel Miranda Filho, nascido em Coimbra, Portugal, em 22/03/1903. Filho de Manuel Miranda e Maria Rosa de Miranda.

-Nome (avó brasileira): Nicolina Girardello (passou a assinar Nicolina Miranda), nascida em Campinas - SP em 13/07/1903. Filha de João Girardello e Carli Maria.

-Casamento celebrado em 05/05/1923 no município de Valinhos - SP.

-Data de registro do óbito de Manuel Miranda Filho: 25/08/1955 em Ribeirão Preto - SP

Desde já agradeço!

Att,

Comentários

  • @NandoMira

    os nomes dos avós portugueses do Manoel... vc sabe?

  • @NandoMira

    tif.37 - reg.68

    Vc precisa checar se é este Manuel pelo nome dos avós...

  • @mabego

    Primeiramente, gostaria de agradecer pela ajuda na pesquisa, muito obrigado pelo apoio na busca!

    Respondendo a sua pergunta sobre o nome dos avós portugueses do Manuel. Infelizmente não tenho essa informação para confirmar, apenas os nomes dos pais dele como constam no documento de casamento.

    Seria possível utilizar um assento onde, os envolvidos possuem dois sobrenomes registrados, porém, nos documentos emitidos no Brasil, constam o registro de apenas um desses sobrenomes ?

  • editado December 2022

    @NandoMira

    Posso te dizer com absoluta certeza que existe uma grande possibilidade de nomes e datas estarem diferentes daquelas que temos notícia ou que constam em documentos pessoais de portugueses emitidos no Brasil. Aqui no Brasil, sempre faziam "a bagunça".

    Aconteceu comigo.

    Acontece com todos.

    Bastante difícil tudo "bater".

    A providência que vc pode tomar é:

    Essa certidão de casamento que vc possui é de inteiro teor? Pq deveria constar o nome dos avós do Manoel. Se não for, vc deve pedir assim. (todas as certidões brasileiras envolvidas devem ser em inteiro teor).

    Se a certidão for em inteiro teor e não constar o nome dos avós do Manoel, então vc deve pedir o desarquivamento da habilitação de casamento que foi celebrado em 05/05/1923 no município de Valinhos - SP. Veja o cartório na certidão de casamento e peça isso. Os noivos tinham que apresentar documentos e declarações para poder se casar, e o cartório arquiva isso.


    Tudo deve estar "redondo" entre o assento de baptismo português, casamento e subsequentes.

    Não pode haver divergências nas informações: nomes e datas.

    Comece por isso...

    Mais pra frente, vc terá outras providências que dependem do passo anterior.

  • @NandoMira Quando declarou o filho, Oswaldo em 1933 Manoel Miranda Filho disse ser natural de São Manoel SP

    O melhor mesmo é como @mabego sugeriou, pedir o desarquivamento do casamento de Manoel e Nicolina e ver se ele juntou certidao de nascimento ou sequer se ele disse ao menos ser natural de Portugal, porque no obito tb diz que ele e natural do Brasil

  • editado December 2022

    @mabego @nunogomes

    Entendi, bom verifiquei aqui, e possuo também a certidão de casamento em inteiro teor, segue anexo. Detalhe, no verso o escrevente responsável informa não haver mais nenhuma informação que não foi relatada no documento.

    .

    De qualquer forma, seria bom eu solicitar esse desarquivamento da certidão de casamento?

    Muito obrigado!

  • editado December 2022

    @NandoMira

    Vide mensagem inbox.

  • @NandoMira, não tenho a habilidade que muitos, mas vou tentar encontrar algo...

    Cuidado ao postar certidões, oculte informações privadas, não as poste na integra.

    Um abraço e boa sorte!

  • @leocanelas

    Muito obrigado pelo apoio e dica!

    Valeu mesmo, um abraço!

  • @NandoMira


    O irmão do Manoel:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-C39W-SHG?cc=1928593&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X6X-HSND

    imagem 97, reg,182

    O pai do Manoel:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSLC-19QG?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6FFV-4ZR9

    imagem 1048, reg. 24


    O Manoel, tem a possibilidade de estar com datas erradas.

    Olhei nos livros de Mira e não o encontrei.

    A informação correta pode estar na habilitação de casamento.

  • @mabego

    Muito obrigado com a ajuda no encontro dessas informações!

    Acredito que as datas do Manoel estejam realmente incorretas.

    Localizei um registro no family search informando que seu possível registro de batismo foi realizado em Vagos, Covão do Lobo com ano estimado ser 1887, estou realizando pesquisas a partir desse ano para tentar encontrar algo.

    Estou aguardando retorno do cartório referente ao meu pedido (já feito) para desarquivamento da certidão de casamento também.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.