DIVERGÊNCIA DE SOBRENOME

Boa noite a todos!

Estou cuidando da naturalização da minha sogra, D Sylvia, que é neta de cidadão português, o Antonio.

Já consegui toda a documentação solicitada que é a seguinte:

CERTIDÃO DE BATISMO DO ANTONIO PINTO DE SOUZA fornecida pelo ARQUIVO DISTRITAL DE VISEU

Nesta certidão consta que o ANTONIO é filho de SEBASTIÃO PINTO e de JOSEPHINA DA CONCEIÇÃO e que a data de nascimento é de 19.02.1883.

CERTIDÃO DE CASAMENTO DO ANTONIO COM A LEOPOLDINA DA ROCHA PINTO, brasileira, na Igreja da Gloria, Rio de janeiro em fevereiro de 1902, onde consta que o ANTONIO é português da cidade de LAMEGO, freguesia de Santo Antonio, nascido em 1882. Essa freguesia nunca existiu mas descobri que ele nasceu na freguesia de FERREIRIM e na data que citei anteriormente.

CERTIDÃO DE NASCIMENTO de LUCILIA PINTO DE SOUZA DE 1906, o declarante foi o Antonio, pai,depois de casada LUCILIA PINTO VIDAL, mãe da minha sogra.

CERTIDÃO DE CASAMENTO DE LUCILIA PINTO VIDAL e ANTONIO HENRIQUE VIDAL em fevereiro1924 no Rio de janeiro.

CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE SYLVIA PINTO VIDAL, depois SYLVIA VIDAL PEYROTON, filha de Lucilia, com JACYR PEYROTON em 1948.

Todas as certidões brasileiras de nascimentos e casamentos, bem como a cópia da identidade da D Sylvia e o requerimento da naturalização com firma reconhecida presencialmente, tudo devidamente apostilado.

Juntei toda essa documentação mais comprovante de pagamento da taxa de 175 euros e enviei através do DHL para a CRC de Lisboa em 26.11.2022.

Existe um problema que detectei em relação ao nome do ANTONIO, avô da minha sogra.

Na CERTIDÃO de batismo do Antonio o nome do pai dele consta como sendo SEBASTIAO PINTO e na certidão de casamento do Antonio, aqui no Brasil, o nome do pai consta como SEBASTIÃO PINTO DE SOUZA.

Alguém vislumbra algum problema com essa diferença e caso positivo, indica uma solução?

Do Sebastião só sei que nasceu na freguesia de Amacave, cidade de Lamego.

Aguardo com interesse a opinião de vocês.

Comentários

• Boa noite @ugoesteves

O seu caso parece daqueles onde enviar documentos em excesso mais atrapalha do que ajuda.

Se o ANTÔNIO (Português) foi o declarante do nascimento da LUCILIA (Filha), está estabelecida a paternidade só com a certidão de batismo do português, não precisava ter mandado a certidão de casamento.

De qualquer forma, como você já mandou os documentos para Portugal, o melhor a fazer é aguardar e ver o que vai acontecer.

Pode ser que passe sem problemas.

Pode ser que a divergência entre o nascimento e o casamento de Antônio gere uma exigência, daí você terá que fazer a retificação do casamento no Brasil e/ou transcrição desse casamento. Esteja preparado para fazer isso caso necessário.

Desejo uma boa sorte!

• Boa noite @LeoSantos

Grato pela rápida resposta.

Pois é, tentei demonstrar de forma mais clara possivel a relação do cidadão português Antonio com a minha sogra, D.Sylvia, nascida aqui no Brasil.

Na minha falta de visão julguei que seria interessante demonstrar a origem portuguesa do Antonio através da certidão de batismo dele, lá de Lamego mais a sua certidao de casamento aqui no Rio de janeiro com uma cidadã brasileira e assim demonstrar o vínculo de ambos, como pais, com a mãe da minha sogra, D.Lucilia.

Agora, mediante sua observação, só me resta esperar o andamento do processo e torcer para o seu sucesso.

Agradeço demasiadamente sua colaboração

Att

Ugo Esteves

• @ugoesteves

Não se preocupe, vai dar tudo certo, desejo boa sorte!

• Oi @LeoSantos . Boa noite.

Pela sua explicação, vi que não precisa da certidão de casamento no Brasil dos portugueses, principalmente quando há divergência de sobrenome ou datas, que é o meu caso.

Mas como fica quando também tem erro de sobrenome do português (declarante) na certidão de nascimento da filha do Português?

Nascimento consta somente Joaquim

Casamento no Brasil consta Joaquim Bento

e nascimento da filha consta como declarante Joaquim Bento Pedro

No meu caso estou tirando para a neta do Português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.