Neta de português divorciada

Bom dia, pessoal!

Abri esse novo tópico porque não achei nenhum outro que esclarecesse minha dúvida.

Estou solicitando a cidadania da minha mãe, que é neta de português. Contudo, ela conseguiu o divórcio e já tem a averbação de divórcio na sua certidão de casamento.

Minha dúvida é: o divórcio afeta em algo a obtenção da cidadania dela?

Pelo que eu pesquisei aqui no fórum, quando eu for solicitar a minha como filha de portuguesa, terei de averbar o casamento dela e aí realizar o divórcio em Portugal, é isso mesmo?

Agradeço pela atenção desde já! :)

Comentários

• Minha dúvida é: o divórcio afeta em algo a obtenção da cidadania dela?

R: Não afeta em nada. Quando for concluído o processo da nacionalidade dela, ela vai 'nascer' em Portugal, ou seja, vai receber um assento de nascimento. E ninguém nasce casado, portanto essa questão não influencia em nada o processo de nacionalidade.

Pelo que eu pesquisei aqui no fórum, quando eu for solicitar a minha como filha de portuguesa, terei de averbar o casamento dela e aí realizar o divórcio em Portugal, é isso mesmo?

R: Aí vai depender de quem foi o declarante do seu nascimento, qual a data de nascimento, etc...

A certidão/transcrição de casamento do pai/mãe, não é documento obrigatório no processo de nacionalidade, esse documento deve ser usado apenas nos casos em que a maternidade/paternidade não estão estabelecidas.

Dá uma olhada no tópico de netos que tem uma boa discussão sobre isso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.