Certidão de Nascimento - Ilha São Miguel (estou perdida)
Bom dia a todos! Esse grupo é excelente, tenho lido muito por aqui.
meu pai vai entrar com o pedido de cidadania por ser neto de português. O avó já é falecido, conseguimos levantar a certidão de casamento (que consta que ele é de Portugal) e a certidão de óbito que também consta que ele é de Portugal, ilha de São Miguel.
Porem a certidão de nascimento está impossível, já tentei achar nos livros das paróquias e nada, pois ele nasceu antes de 1911.
e ele veio pra cá já bebê..
As informações que tenho é
nome: VICTORINO GONCALVES FONSECA
FILIACAO: FRANCISCO GONÇALVES FONSECA e INGRACIA MARIA DE JESUS
obito: 13/08/1987
ano de nascimento: não temos
localização de nascimento: ILHA DE SÃO MIGUEL
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Laisa
A certidão de casamento inteiro teor frequentemente vai ter a idade, dando uma ideia de quando nasceu. O óbito também diz a idade ao falecer, mas óbito frequentemente é menos confiável como fonte de informação (por ter sido declarado por terceiros). Pelo óbito no Family Search, ele teria nascido por volta de 1900 (mas foi declarado pelo agente funerário, que pode muito bem ter chutado a idade).
Pode tentar desarquivar a habilitação do casamento de Victorino para ver que documentos ele apresentou para casar. Quem sabe tem algo mais que "São Miguel". A ilha de São Miguel tem vários concelhos, que são subdivididos em freguesias (paróquias):
https://geneall.net/pt/mapa/-16/sao-miguel/
Vi que há 2 árvores no Family Search; ambas só focadas na linha direta de ascendência. Quem são os irmãos de Victorino?
Especialmente em casos como esse, com poucas informações, é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.
Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GCGY-4MM
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GJM2-V72