Cartão cidadão e passaporte

Finalizado o processo de filho do meu marido, pretendemos ir para a Europa, as dúvidas são:

1) Ele pode tirar cartão cidadão e passaporte em Portugal? ou é melhor tirar antes de ir?

2) Caso ele opte por tirar os dois la, ele embarcaria como cidadão ou turista? (pq ele só vai ter o registro de nascimento português), para saber como tem que comprar as passagens.

Comentários

  • editado December 2022

    1)

    Se for morar lá melhor fazer lá, pois já emitirá o NIF no cartão cidadão. No consulado sai sem NIF, te obrigando a tirar novamente lá.

    2)

    Ele sai do Brasil usando o passaporte brasileiro.

    Na entrada em Portugal pega fila de cidadão europeu, e usa o passaporte brasileiro + assento

  • E de seguro viagem?

    Nós dois precisa ? (somos casados) ele que tem a cidadania.

  • Vou na mesma condição. Meu marido e Portugues vou passar com ele pela imigração eu e minha filha com passaporte brasileiro, porém p garantir vou comprar o seguro

  • @roberta1982 por onde eu compro, como faço ?

  • @carinaleiteee cidadão não precisa de seguro mesmo sem ter cc ainda, ele já tem direito a usar o SNS mesmo sem ter número de utente ainda.

  • Oi, pessoal!

    Vocês estão tendo dificuldades para fazer o agendamento no Consulado de SP?

    Meu registro civil foi feito já, tenho tudo em mãos para tirar o Passaporte + CC, porém já há semanas não consigo calendarizar.

  • @amanda_tf Você está tentando fazer aquele agendamento para solicitar o CC e PEP? Eu tentei também e quando finalizo para que expirou.

  • @Yuri_ OBRIGADA pelas informações. Somente eu preciso, e por onde eu faço ?

  • Boa Tarde pessoal

    Vou a Lisboa no final do mês e já com meu assento português, queria aproveitar para tirar meu cartão cidadão e também o passaporte.

    Diante disso gostaria de saber

    1) primeiro procuro tirar o CC ou o passaporte?

    2) quais os documentos (alem do assento) que tenho que levar?

    3) consigo isso em 8 dias? É o tempo que ficarei em Lisboa. Qual o melhor lugar?


    4) Também gostaria de aproveitar para dar entrada na transcrição de meu casamento e na atribuição de minha filha de 6 anos.

    Consigo fazer tudo isso em um só lugar?

    5) Documentos necessários para a transcrição e a atribuição?


    Agradeço antecipadamente


    Patricia

  • @MIDIFAZIO_22 ,

    sim, estou tentando fazer o agendamento pelo site do consulado.

    faço todo o passo a passo e, na hora de agendar, sempre aparece que não existe disponibilidade.

    já estou tentando pelo menos há 1 mês e meio e nada.

  • Bom dia pessoal,

    Mais alguém com dificuldade de contato no Consulado de SP? Marido tentando agendar pelo site para cc e passaporte mas não tem data disponível. Pelo telefone ninguém atende... Será recesso?

  • Boa tarde, @Marília Borges estou tentando desde março de 2022 também e ainda não consegui. Pelo que vejo no fórum, não está em recesso.

  • Prezados, existem dois caminhos para agendamento, é isso? Pesquisando outros consulados vi que é possível, por exemplo, agendar para o escritório de Santos por aqui:

    https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/app/scheduleAppointmentForm.jsf

    ou por aqui:

    https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/requisition/agenda/609843

    É isso mesmo? Qual link vocês conseguiram? Pois antes eu estava tentando apenas pela 2ª alternativa. Na primeira alternativa consigo vaga pro Rio de Janeiro...mas quero para Santos.

  • @Yvie o link correto para agendamentos é o primeiro, ou esse: https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/index.jsf

    O segundo link que você informou era para agendamentos até 10/04/2022.

    Provavelmente seu cadastro foi feito para o Consulado do Rio de Janeiro, você precisa fazer outro cadastro escolhendo o Escritório de Santos ou outro Consulado que queira.

    André

  • Muito obrigada, @teixeiranovais . Fiz cadastro para Santos, São Paulo e Rio de Janeiro, tentando de todas as formas.

    Você sabe me dizer se tem problema morando em Santos agendar no consulado do Rio de Janeiro? Tenho receio de fazer uma viagem à toa. Obrigada

  • Ficarei uma semana em Portugal e gostaria de saber se precisa agendar para tirar o passaporte e cartão cidadão lá em Lisboa? Se sim, vocês teriam o site? Irei na segunda semana de março!

  • @Mayra Sales, não precisa agendar. Chegue cedo para pegar um bom lugar na fila.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.