Para onde enviar processo - filha de português + neto da filha

Boa noite pessoal, estou juntando a documentação e surgiram algumas dúvidas:

estou tirando da minha avó (86 anos) que é filha de português

vou pular a minha mãe q faleceu

e vou tirar a minha como neta de portuguesa


eu primeiro tenho q receber a da minha avó pra depois dar entrada na minha como neta dela? Ou posso enviar tudo junto?

considerando a idade dela (86 anos) há alguma forma do processo ser mais rápido?

existe diferença em ir no vice consulado da minha cidade (belem) ou mandar direto p ACP?

Comentários

  • @HellenChermont ,vc terá que aguardar finalizar o processo de sua avó para depois iniciar o seu.

    O processo dela só pode ser enviada a Crc Lisboa e terá prioridade devido a idade.

  • @guedesmarcia vi em alguns tópicos algo sobre um decreto novo q permitia mandar processos apensados que tem relação de dependência, não seria esse o caso?

  • @HellenChermont ,sinceramente desconheço

  • @HellenChermont

    Se sua avó é filha de português acho que pode enviar para o Arquivo Central do Porto. Pelo que li aqui no Forum vc pode fazer a prova de vida num Cartório, presencialmente com a sua avó. Inclusive tem processos que terminam sem a prova de vida e outros em que o conservador pede se não foi enviado com os outros documentos.

    Na dúvida vou marcar aqui o @guimoss se ele puder aclarar esta e as outras perguntas.

    Boa sorte.

  • @HellenChermont

    A alteração que permitiu o apensamento de processos está no artigo 40-A, mais informações veja nesse tópico aqui:


    O único problema é que a competência para processar processos de netos continua a ser exclusiva da CRC.

    Portanto se você mandar processo de Filha + Neto para o ACP, não sabemos o que vai acontecer.

    O ideal seria o ACP fazer tudo por lá (mais rápido)

    Porém desconfio que eles vão acabar mandando tudo para a CRC (mais lenta).

    Até agora não vi ninguém que arriscou fazer assim, se você por acaso fizer, depois conta pra gente como transcorreu.

    Boa sorte

  • @HellenChermont ,

    O caso de sua avó pode ser mandado para ACP, onde em média leva de 6 a 8 meses para maiores de idade. Nunca ouvi falar sobre prioridade para idosos no caso de filhos, pelo menos pelos dados da planilha de filhos é igual para todos maiores de idade. No caso de netos a prioridade na CRC Lisboa é para quem tem acima de 75 anos, mas não é o caso dela, o processo dela é de filha.

    Se você enviar o processo dela para Lisboa, no caso de filha vai levar de 1,5 a 2 anos.

    O seu processo de neta vai levar de 2,5 a 3 anos após a sua avó ter conseguido a cidadania dela, independentemente se você enviou o processo dela para ACP ou Lisboa.

    A apensação é interessante para economizar em custo de documentos e remessa. Porque na verdade, apenas quando um processo termina o outro vai iniciar, no caso de processo dependente como seria o seu. Quando se tem 2,3 ou mais irmãos ou netos solicitando a cidadania juntos, faz bastante sentido. Mas processos de filhos e netos nem sempre compensa pelo fato de que os de netos obrigatoriamente sao processados em Lisboa. Quando o pedido é primeiro para neto e a seguir pedidos dos bisnetos estes processos iriam para Lisboa e seriam todos processados por la, o que levaria mais tempo do que se eles nao estivessem apensados. Não existe uma forma de pedir que assim que o do neto sair, que a CRC envie o processo do bisneto para ACP.

    O seu caso é o contrário, acredito que se você enviar os dois processos para ACP, assim que o da sua avó terminar eles enviariam o seu processo para Lisboa automaticamente. Então me parece que no seu caso, não haveria muito problema. Mas como este procedimento é relativamente novo, não temos casos finalizados para termos referência. E como o @LeoSantos mencionou, provavelmente eles mandariam os dois processos logo para Lisboa. E se você contaro o tempo seria 4 a 5 anos para tudo ficar finalizado. Mandando separadamente, o dela para ACP e o seu para Lisboa no máximo em 3 anso e 8 meses os dois estariam finalizados

    O que você poderia fazer seria enviar um email para acp e perguntar se você poderia apensar o seu processo de neta ao da sua avó sendo que o dela corresse pela ACP.

    De qualquer maneira creio que pela idade de sua avó, voce deveria mesmo era enviar o dela o mais rápido possível para ACP. E enquanto isso deixar toda a documentação do seu processo pronta para enviar para Lisboa assim que o assento de sua avó sair.

    Espero que eu tenha me expressado bem e que possa ter ajudado.

  • texaslady Minha dúvida é semelhante a da Hellen, minha avó ja recebeu sua atribuição, agora entremos com processo de transcrição do casamento dela, em seguida minha mãe fará o processo de atribuição dela, vc acha interessante eu ja enviar os documentos dela juntamente com os meus da minha esposa e do meu filho menor?

    Só para vc saber mais detalhes do meu caso.

    Sou casado há 14 anos, meu filho tem 12 anos completos e eu fui o declarante do nascimento dele.

    Minha duvida quanto a apensação dos documentos é referente a transcrição do casamento da minha mão (que será a portuguesa) pois foi meu pai (Brasileiro) quem declarou meu nascimento, ou seja, para dar inicio ao meu processo de atribuição antes preciso transcrever o casamento de meus pais, dá pra mandar esses documentos (os da transcrição) tudo junto? e fazer tudo em uma única remessa?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.