Falecimento de cônjuge no meio do trâmite

Pessoal, bom dia! Estou tirando a cidadania da minha mãe, enviei no início do ano os documentos para fazer a transcrição do casamento e a emissão do passaporte + cartão cidadão! Porém na semana passada meu pai veio a falecer, sabem me dizer o que devo fazer?

Comentários

  • @Nataly ,vc não entrou com o processo da sua mãe?é isso?

  • Isso mesmo @guedesmarcia entrei com o pedido da minha mãe, passei pela etapa de aprovação em Portugal e no começo do ano solicitei a transcrição. Meu pai faleceu semana passada, não sei como prosseguir agora

  • @Nataly se o processo da sua mae já foi aprovado então a transcrição do casamento dela já foi feita,pq é preciso primeiro transcrever o casamento e só depois entrar com o processo de conjuge.vc quer prosseguir com o que?

  • @guedesmarcia na verdade o pedido de transcrição está em processo, fiquei na dúvida se devo fazer algo já que meu pai faleceu, então agora minha mãe e viúva.

  • @Nataly eu acho que com o óbito do seu pai não há como entrar com o processo da sua mãe.

  • editado December 2022

    @Nataly meus sentimentos pelo seu pai!

    Acredito que não tenha problema nenhum, você esta fazendo a transcrição de um casamento em PT que já aconteceu no Brasil.

    O fato do seu pai ter falecido durante a transcrição, é o novo estado civil da sua mãe a partir de agora, então, vai precisar verificar quanto a informação do obito dele, acredito que ela pode tirar os documentos somente com o casamento transcrito, que não terá problema.

    A sua mãe ou o seu pai que possuem a nacionalidade?

  • @Nataly ,

    Meus sentimentos pelo seu pai!

    Quanto a situacao da sua mae, minha sugestão é: deixe o processo de transcrição do casamento finalizar. Assim que for finalizado, entre com uma nova solicitação, comunicando o falecimento do seu pai e pedindo a atualização do estado civil da sua mãe. Mas, é apenas uma sugestão/opinião, sem base legal, por favor avalie.

    Embora muitos não façam, é preciso ter em mente que isso não é "opcional". De acordo com a legislação portuguesa, todo evento civil deve ser devidamente registrado e sua mãe, sendo agora portuguesa, precisa também cumprir a lei.

    Veja aqui como fazer: Registo Civil / Nacionalidade - Lista de atos Consulares - Informação geral - Assuntos consulares - Consulado Geral de Portugal No Rio de Janeiro (mne.gov.pt)

    Item: "Averbamento de óbito de cidadão estrangeiro casado com nacional portugues, inclusive com dupla nacionalidade"

  • pessoal, bom dia! Muito obrigada pela ajuda!

    o meu pai não tinha cidadania, eu entrei com o pedido pela cidadania da minha mãe ela e neta de português. O trâmite de transcrição está acontecendo aqui no Brasil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.