Alteração de prenome no Brasil após a transcrição do casamento em Portugal

Prezados,

Sou cidadão português por atribuição (mãe portuguesa). Estou casado há 5 anos e possuo uma filha.

Gostaria de dar entrada na nacionalidade da minha filha e da minha esposa, mas há um problema: minha esposa deseja alterar seu prenome no Brasil.

Como já fiz a transcrição do casamento com o prenome atual dela, gostaria de saber como proceder. Se a alteração do prenome dela for concluída no Brasil, como eu faço para alterar a transcrição do casamento para constar o nome dela atualizado? É caro, demorado? Dá para fazer via cartório ou é necessário advogado?

A ideia era fazer essa alteração na transcrição e, em seguida, dar entrada na nacionalidade da nossa filha e, posteriormente, na nacionalidade da minha esposa.

Agradeço antecipadamente.

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado November 2022

    @GeraldoMR recomendo bastante fazer primeiro a cidadania dela, depois fazer a alteração do prenome.

    Como a legislação brasileira que trata disso é recente, Portugal geralmente não entende essa mudança e costuma pedir o reconhecimento da sentença judicial que decretou a mudança de nome em Tribunal Português, o problema é que essa mudança agora pode ser administrativa, e isso causa uma tremenda confusão.

    Não sei como vai ficar a situação quando (e se) Portugal se acostumar com a idéia, talvez uma declaração do cartório de que a alteração foi adminstrativa seja suficiente, mas por enquanto não temos certeza.

    abraços

  • Muito obrigado, @LeoSantos! Vamos fazer conforme sua orientação.

  • Desejo boa sorte a vocês, que dê tudo certo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.