Documentos

Encontrei a certidão de batismo do meu avô pelo family search, mas não consigo visualizar o arquivo, e só diz a data 19 de maio de 1878 e ser do arquivo de Aveiro.

Comentários

  • @Annie Se você souber o concelho, procura nos registros digitais do arquivo distrital, aqui: https://adavr.dglab.gov.pt/fundos-e-coleccoes/paroquiais/

    Depois é só pedir a certidão no próprio arquivo mesmo, aqui no fórum ensina a fazer.

  • @Annie

    A indexação foi feita por leitura de computador; nem sempre a data que aparece no FS está correta.

    De todo modo, coloque o link para o batismo aqui; pode ser que alguém tenha acesso. E em alguns vendo o número do filme dá para saber exatamente de que freguesia e concelho é o registro.

    Ou então já entre em contato com um CHF do FS para ir pessoalmente num deles; lá eles tem acesso aos registros bloqueados:

    https://www.familysearch.org/centers/locations/

  • @mabego Boa tarde, no tópico lista basica de documentos vc menciona: "Cópia simples do Assento de nascimento Certificada" como é feita esta certificação?

    Outro ponto é que a certidão precisa estar com o casamento Transcrito, eu preciso anexar a cópia da transcrição de casamento do Portugues?

  • @edujust a mabego não está frequentando o fórum temporariamente.


    Respondendo a sua dúvida, essa certificação é o próprio arquivo distrital quem faz, basta pedir a certificação no ato em que pedir a certidão.


    No tocante a transcrição de casamento, vai depender de alguns fatores, como por exemplo quem fez a declaração do nascimento, dê uma olhada no tópico de netos, tá bem explicado lá.

  • @LeoSantos Obrigado.

    Esta certificação seria semelhante ao nosso apostilamento?

    Não me lembro de ter pedido isso quando a atribuição da minha avó saiu, assim que chegar em casa vou conferir.

    Mas caso não haja terei que solicitar? Basta pedir a ACP? via e-mail, qual o procedimento?

    Muito obrigado pelo pronto esclarecimento...

  • @edujust mais ou menos, o apostilamento serve para dar validade a documentos brasileiros em outros países.

    Essa certificação é para dar validade a documentos portugueses dentro de portugal (já que os arquivos distritais não fazem parte do IRN).

    Com a diferença que lá é bem mais simples, geralmente é só um carimbo em relevo, enquanto aqui vai sela 3D em papel moeda e mais um monte de medidas de segurança rsrsrs.

    Você pede no próprio arquivo distrital que emitiu a certidão (se for pelo civil online não precisa).

  • @LeoSantos mais uma dúvida...

    Na lista de documentos para atribuição consta Certidão de nascimento do portugues com casamento transcrito.

    Neste caso minha avó recebeu a atribuição dela e agora é que faremos a transcrição de casamento dela. Será que eu tenho que após sair a transcrição solicitar outra certidão de nascimento dela com a averbação do casamento? Ou o documento de transcrição que ela receberá ja é uma nova certidão de nascimento constando a averbação?

    Pergunto pois não vi nenhum tópico por aqui mencionando dúvida semelhante.

    Obrigado

  • @edujust

    Ela deve receber um assento de casamento PT que é gerado após a transcrição ser feita.

    E um averbamento será feito no assento de nascimento PT dela com o casamento, mas não mandaram uma versão atualizada do nascimento.

    Ao consultarem no sistema informatizado (através do número do assento de nascimento), eles verão o averbamento do casamento. Dessa forma, não é necessário mandar uma cópia do assento de nascimento "atualizado" com o averbamento - vai aparecer para eles de qualquer jeito.

    Porém, eu sou do time que "seguro morreu de velho" e fiquei meio traumatizado com os incríveis OITO erros (inclusive sexo!) que fizeram na criação do assento de nascimento PT de minha mãe (confira tudo lá). Por isso, depois da transcrição feita, pagamos 10 euros no civilonline para vermos como o assento de nascimento estava depois da transcrição. Felizmente, o averbamento do casamento estava feito sem erros.

  • @CarlosASP Muito obrigado, esclareceu tudo....

  • @CarlosASP quero deixar os documentos ja separados para assim que receber a transicrição de minha avó ja solicitar a atribuição de minha mae e em seguida a minha.

    Quando eu for fazer a minha eu consigo ja fazer a do meu filho Menor, e da minha esposa tudo junto? sabe onde encontro algum tópico por aqui com os documentos necessários?

    É tanta informação aqui que se torna uma luta encontrar o que a gente quer...rrsrsr

    Muito obrigado

  • @edujust

    O que você quer fazer se chama "apensação". Passou a ser permitido recentemente; isso que dizer que acho que não há relatos como funciona na prática de quem já tenha concluído dessa forma.

    Olhe as postagens que apareceram sobre o tema numa busca na lupa do fórum (use a lupa para buscar tópicos pela palavra chave):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/search?Search=apensa%C3%A7%C3%A3o

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22220

  • CarlosASP opa interessante. No entanto um tanto confuso pois o que da a entender é que processos de atribuição "por declarantes ou requerentes ligados entre si pelo casamento ou união de facto, pela adoção ou por parentesco até ao terceiro grau, em linha reta ou colateral, os respetivos processos podem ser apensados" . Neste caso bastaria enviar os meus documentos, da minha esposa e do meu filho tudo junto ao processo de atribuição da minha mãe, mas ai vem as dúvidas. Para fazer o meu processo de atribuição eu não preciso transcrever o casamento da minha mae ( ja que meu pai é quem foi o declarante) antes de dar entrada no meu?

    A não ser que sai o processo da minha mae eles mandam, e em seguida solicitam a transcrição para dar andamento ao meu....

  • CarlosASP boa tarde, tendo em vista seu esclarecimento acerca da transcrição de casamento ficar registrada em sistema e não sendo necessário enviar cópia atualizada do nascimento com averbação (já que eles puxam do sistema) vc acha interessante ja enviar os documentos para atribuição de minha mãe tendo em vista que estou mandando até a próxima semana os docs para a transcrição do casamento da minha avó? Ou seja, a ideia seria ganhar tempo, ja que a transcrição leva cerca de 2 meses e a atribuição leva mais de 6, teoricamente quando eles pegarem a atribuição da minha mãe pra fazer a transcrição da mãe dela (minha avó) ja terá saído.

    Abç

  • @edujust


    Boa tarde, no tópico lista basica de documentos vc menciona: "Cópia simples do Assento de nascimento Certificada" como é feita esta certificação?

    a certificação é uma "marca em alto relevo" que o arquivo distrital faz nos assentos.

    Não tem nada a ver com apostilamento que é "outra" história e é feito em outro órgão.


    Outro ponto é que a certidão precisa estar com o casamento Transcrito, eu preciso anexar a cópia da transcrição de casamento do Portugues?

    Todas as certidões precisam estar com os devidos averbamentos e é necessário enviar a trasncrição do casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.