Certidão de Nascimento
Estou em busca de auxilio para conseguir iniciar o processo de cidadania.
Minha vó era portuguesa e meu pai já faleceu e não possuía a cidadania.
Tenho apenas o documento - Cédula de Identidade de Estrangeiro da minha vó, e preciso da certidão de nascimento, mas como tem mais de 100 anos o consulado e a equipe da civil online irn, informaram que a responsabilidade é dos Arquivos Distritais, sob a tutela da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Tentei localizar algo mas não consegui.
Se puderem me auxiliar com alguma forma de buscar essa documentação, vou inserir as informações abaixo:
Nome : Maria Loureiro de Souza
Filiação: João loureiro e Ana dos Anjos
Data Nascimento: 10/08/1914
Numero da carteira: 1013981 SE/DPMAF EMITIDA EM 02/10/1987
Os filhos que ainda estão vivos informam que acham que ela era de tras os montes.
Agradeço Antecipadamente
Daniele Souza Costa
Comentários
@DanieleCosta Por favor bote mais informacoes sobre, com quem era casado, nome dos filhos...
@DanieleCosta
Qual foi o concelho e freguesia no pedido no civilonline?
Certidões dessa época costumam estar com eles.
E, geralmente, não há a transferência para os ADs.
Por favor, esclareça o seu caso.
Abraços
@DanieleCosta
Casamento dela?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6W9Q-M46?i=295&cc=1582573
Imagem 295-296
Há a data de nascimento dos nubentes e o nome dos pais.
Eu acho que há informações relevantes neste registro, mas a leitura é difícil.
@CarlosASP , poderia dar uma olhada, por favor?
===
Encontrei dois possíveis (Carminda e Carlos) , mas o nome do marido está Joaquim MANUEL de Sousa e não ANTONIO, como no casamento acima.
Informe os dados dese link:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas
Boa sorte!
@guimoss @DanieleCosta
A data de nascimento que aparece nessa certidão de casamento para Maria Rodrigues Loureiro é 20/08/1913.
Precisa confirmar se é o casamento certo, mas não é raro essas datas estarem erradas.
Para certidões de nascimento depois de 1911, mas com mais de 100 anos, leia até o fim as instruções aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
@guimoss é aquela velha história de que os livros com mais de 100 anos tem que ser enviados das conservatórias para os AD, de 5 em 5 anos, só que muitas conservatórias n cumprem, então é muito provável que esse assento esteja ainda numa conservatória, e elas só informatizam, se alguém pedir. Em 2007 é que foram extintos os assentos em livro, então entre 2007 e 2014 houve um grande esforço para informatizar os assentos de nascimento, mas só de pessoas vivas, e até +- 1940, os que ficaram mais para trás, as conservatórias só informatizam se for pedida certidão, ou se houver alguém vivo que vá tirar o cartão de cidadão, porque para fazer cartão de cidadão é preciso ter um assento informatizado. Assim se um assento de 1913 não estiver informatizado e n se souber em que conservatória ele está é impossível achar.
@nunogomes
Era o que eu tinha pensado.
===
@DanieleCosta
Se era de Trás-os-Montes, as opções são os atuais Distritos de Vila Real e Bragança e partes dos Distritos de Viseu e Guarda.
Só com mais dados dos parentes, poderemos infornar um local de buscas.
Marquei o @Kleber Silva Aguiar e o @Guilherme Moreira que geralmente acham os assentos portugueses.
===
Eu procuraria tb a versão religiosa do casamento acima, se for o da sua antepassada.
Os registros religiosos possu mais dados.
Abraços
@guimoss @CarlosASP
Muito Obrigado pelo seu empenho.
Estou feliz em saber que estamos no caminho
Eu sou filha de Aloizio Rodrigues de Souza, Carminda é minha tia e Carlos é meu tio, ainda minha vó tinha outros filhos, Waldemar e outro que não lembro o nome. Essa é a certidão de casamento, através dela conseguimos encontrar a certidão de nascimento dela? Infelizmente tenho poucas informações e os filhos vivos estão velhos e não lembram de informações relevantes que possam ajudar.
veja o email da civil on line:
Civil OnLine
qui., 17 de nov. 09:36 (há 4 dias)
Exmo(a). Senhor(a),
Agradecemos o seu contacto.
A emissão de certidões com mais de 100 anos é da responsabilidade dos Arquivos Distritais, sob a tutela da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
http://antt.dglab.gov.pt/servicos/certidoes/
Com os melhores cumprimentos
Florbela Vicente
@DanieleCosta
ID 68971 / Maria Rodrigues Loureiro / Fragosela / Viseu / João de Loureiro / Ana Dos Anjos / Sem Indicação / 19 / Rio de Janeiro / Solteiro
menciona freguesia de Fragosela / Viseu / Viseu
@DanieleCosta
O casamento postado acima é o dela mesmo?
===
Agora que o Kleber achou o passaporte dela, eu sugiro vc enviar um email à Conservatória de Viseu e perguntar a respeito do assento.
Os dados:
https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-Civil-de-Viseu
Informe as possíveis datas de nascimento, dizendo que não tem certeza entre elas.
Vc pode fazer o mesmo em um pedido para o civilonline,pois essa é a resposta padrão.
No guia já postado, há como sanar essa questão dos 100 anos.
===
Sobre os possíveis filhos:
Há diferenças entre os nomes do casamento.
A freguesia do Espírito Santo engloba os atuais 7° e 8° RCPN.
Mas, os endereços do declarante são do bairro de Santa Teresa, que é do 7° RCPN.
Eu buscaria pela seu pai nesta freguesia pelo SIAN, em data próxima ao nascimento dele.
Busque pelo termo SIAN na barra de buscas, que vc achará o tutorial aqui no fórum.
Se quiser, deixe a data do nascimento que alguém acha para vc.
Obs: Se quiser os registros acima deletados, é só pedir.
Abraços
@DanieleCosta @guimoss
Só uma correção no comentário acima:
freguesia do Espírito Santo é apenas o atual 7RCPN (região do Estácio):
http://setimoregistrocivil.com.br/site/index.php/cartorio/quem-somos
8RCPN atual (região da Tijuca) era a freguesia do Engenho Velho:
http://www.8rcpn.com.br/cgi-bin/8rcpn.dll/default
@CarlosASP @DanieleCosta
Obrigado pela correção.
Eu consegui detectar pelo endereço nos registros.
Eu fiz o texto acima, com base na tabela das pretórias. Um é o 1° ofício, o outro o 2°.
Abraços
@guimoss
A terminologia "freguesias" é anterior a criação de 1o e 2o oficio da 5a pretoria. Antes de 1912 havia outra divisão é à ela que a terminologia "freguesia" remete. De uma forma simplificada:
O 1o oficio da 5a pretoria corresponde à antiga 9a pretoria (pré 1912), que é a freguesia do Espirito Santo - hoje em dia 7 RCPN
O 2o oficio da 5a pretoria corresponde à antiga 11a pretoria (pré 1912), que é a freguesia do Engenho Velho - hoje em dia 8 RCPN
Houve muitas mudanças na organização dos cartórios do atual município do Rio de Janeiro
As freguesias vem da divisão da cidade na época do Império; os nomes continuaram a ser usados na República já que inicialmente as pretorias basicamente seguiam mesma divisão.
https://historiadorioparatodos.com.br/timeline/1824-estatisticas-da-cidade/1824-141r-freguesias/
Com o tempo, inúmeras modificações. por exemplo com as da zona central sendo no fim agrupadas em poucos RCPNs, a da Gávea foi absorvida pela Lagoa etc. Por outro lado, as da Zona Oeste em especial foram sendo subdivididas, tudo isso refletindo as mudanças na demografia da cidade,
@CarlosASP
Obrigado pela explicação.
Como eu disse, eu olhei a tabela e os registros não faziam referência.
Além disso, os registros eram depois de 1912.
Aí, eu olhei a tabela e passei os locais possíveis.
A melhor dica pata descobrir, em caso de dúvida, é o endereço do Declarante, na maior parte dos casos.
Obrigado mais uma vez
Abraços
@guimossVocê tem me ajudado muito e obrigado por sua dedicação. Eu de fato chequei até aqui procurando uma ajuda e esse forum tem cada dia tem me surpreendido pela disponibilidade das pessoas em ajudar. Isso tudo é novo para mim, esses sites, formas de consulta, ainda estou engatinhando mas sei que vou conseguir, graças a ajuda de vocês.
@Kleber Silva Aguiar Obrigado por seu apoio, como posso ter a imagem desse passaporte?
@DanieleCosta
Vc pode pedir esse passaporte pelo cepese, por 15 euros.
Lá terá a data de emissão do passaporte e vc poderá determinar o ano aproximado de nascimento da maria.
Se a data do nascimento que vc mencionou estiver correta, o ano de passaporte é 1933/1934.
Mas, vc não precisa disso.
Vc viu as msgs acima? Fique atenta no sino de notificação.
Eu tentaria fazer o pedido pelo civilonline ou entrar em Contato com a Conservatória, por telefone ou email, a fim de conseguir dados do assento.
Boa sorte!